Uma pessoa não pode adquirir um recipiente espiritual, o desejo de receber a propriedade de dar de Cima sem se anular a si mesma perante o grupo. Sem isto, ela irá estudar mas sem proveito. Além do mais, se ela se coloca a si mesma acima dos outros, então seu estudo irá tornar-se “a poção da morte” e irá torná-la num “morcego na noite.” Inversamente, se uma pessoa se coloca a si mesma abaixo dos amigos, então seu estudo irá fazê-la um “galo saudando o amanhecer.”
Desta forma, tudo depende somente da sua atitude para o grupo e os amigos. Além do mais, não é o que um faz exteriormente; o mais importante é o que está a acontecer no seu coração. Nomeadamente:
1) À que medida ela sente (ainda egoisticamente) que sem os amigos ela não irá alcançar o objectivo;
2) Quanto ela trabalha em prol de os ver como maiores. Na realidade, é muito difícil e um deve compreender que o Criador escolheu estes amigos para ele.
Até que um comece a se relacionar aos outros como para a sua própria família, que são importantes e necessários para ele, a Luz não o irá afectar positivamente.
Eu ascendo o primeiro degrau se eu percepciono todos como “1” e a mim mesmo como “0”; que em relação a eles, eu sou proporcionalmente “0.1,” isto é que eu me percepciono a mim mesmo como 10 vezes menos que eles. Mas no segundo degrau, o egoísmo trás-me o “fardo do coração,” e eu terei de os percepcionar como 100 vezes mais importantes que eu; e neste terceiro degrau, 1000 vezes. Caso contrário, eu não serei capaz de pedir à Luz que Corrige para me afectar. Cada vez que eu desejo ascender, eu devo primeiro descer mais fundo. Assim, cada vez um sente um fosso maior entre ele mesmo e a sociedade (10, 100, e 1000 vezes mais).
Este avanço é impossível sem o apoio do ambiente e o desejo comum ardendo apaixonadamente em cada um. Por isto, cada um ganha motivação, inspiração, importância da espiritualidade, assim como o entendimento que esta é a única ocupação vantajosa na vida.
Nós começamos com o amor de amigos que nos ajuda a atrair a Luz Circundante, que nos corrige e nos dá um amor genuíno aos outros, no qual nós vimos a amar o Criador. Desta forma, este principio aplica-se ao longo da nossa ascensão espiritual inteira, em cada acção, do principio ao fim durante o caminho.
Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala 5/30/10, Artigo, “De acordo com o Que é Explicado Sobre ‘Ama Teu Amigo’”
Material Relacionado:
Laitman.com Post: A Simple Formula For Spiritual Life
Laitman.com Post: The Mechanism Of Correction
Laitman.com Post: A Scale For Measuring Spiritual Concepts
IN LAITMAN.COM