Quais São Três Coisas que Ampliam a Mente de Um no Trabalho
Eu escutei em Elul, Agosto de 1942
O Sagrado Zohar interpreta o que nossos sábios tinham escrito: “Três coisas alargam a mente de um. Estas são, uma bela mulher, uma bela abadia, e belos Kelim (Recipientes).” Lá diz, “Uma bela mulher, isto é a Sagrada Shechina (Divindade). Uma bela abadia, isto é o coração de um; e belos Kelim, estes são os seus órgãos.”
Nós devemos explicar que a Sagrada Shechina não pode aparecer na sua verdadeira forma, que é um estado de graça e beleza, excepto quando um tem belos Kelim, que são os órgãos, suscitados do coração. Isto significa que um deve primeiro purificar o seu coração para ser uma bela abadia ao anular a vontade de receber para si mesmo e a se acostumar a si mesmo a trabalhar onde todas as suas acções serão apenas em prol de doar.
Disto se estendem belos Kelim, isto é os desejos de um, chamados Kelim, serão limpos da recepção para si mesmo. Em vez disso, eles serão puros, discernidos como dar.
Contudo, se a abadia não é bela, o Criador diz, “ele e eu não podemos morar na mesma abadia.” Isto é porque deve haver equivalência de forma entre a Luz e o Kli (Recipiente). Assim, quando um toma sobre si mesmo fé em pureza, tanto em mente como em coração, é concedida a um uma bela mulher, isto é a Sagrada Shechina aparece a ele numa forma de graça e beleza, e isto amplia a sua mente.
Por outras palavras, através do prazer e alegria que um sente, a Sagrada Shechina aparece dentro dos órgãos, preenchendo os Kelim internos e externos. Isto é chamado “ampliar a mente.”
Obter isso é através de inveja, luxúria, e honra, que trazem um para fora do mundo. Inveja significa através de inveja na Sagrada Shechina, considerada como zelo em “O zelo do Senhor dos exércitos.” Honra significa que um quer aumentar a glória dos céus, e luxúria é por meio de “Vós escutastes o desejo dos humildes.”
Shamati #9, Quais São Três Coisas que Ampliam a Mente de Um no Trabalho, Rav Yehuda Ashlag