Religião foi dada à nação de Israel durante o exílio para que a nação viesse a perceber a natureza má do egoísmo e desenvolvesse a necessidade pela Luz que Corrige. Todas as outras nações tiveram de evoluir por meios de suas próprias religiões e crenças. Na antiga Babilónia, Abraão “deu presentes (sistemas de crença) às crianças de suas concubinas e enviou-as para o Este.” As nações próximas receberam estes “presentes” na forma das religiões do mundo Cristianismo e Islão. Elas são consideradas presentes porque elas derivam do Criador e sua missão é trazer as pessoas para mais perto de Ele. Seus seguidores, também, são chamados para ajudar o homem a perceber a natureza má do seu egoísmo.
Todas as religiões são uma conexão “inversa” com a espiritualidade. Este elo derradeiramente mostra-nos que nós somos opostos à espiritualidade. Gradualmente, nós revelamos que o nosso egoísmo se desenvolveu ao ponto sem retorno; é como um tumor canceroso que nos consome. Ele é revelado com a ajuda da Luz. Todo o nosso desenvolvimento histórico ocorreu pela influência da Luz Superior. A Luz faz tudo ao agir para connosco directamente ou na sua forma inversa.
A Luz desenvolve o nosso egoísmo e gradualmente elucida sua natureza a nós. Ele deixa-nos ver que nós existimos na natureza má, egoísta e que nós distinguimos apenas escuridão que é apenas o que nos é benéfico. Lentamente nós percebemos o egoísmo como sendo mau, como a razão para todo o mal no mundo. Ao ver todo ele, nós então lutamos por bondade.
Todas estas são fases necessárias do nosso desenvolvimento.
Da 3ª parte da Lição Diária de Cabala 6/29/10, “Prefácio ao Comentário Sulam”
Material Relacionado:
Laitman.com Post: All The Different Religions Are A Reflection Of Our Disunity
Laitman.com Post: Transition Toward A New World
Baal HaSulam Article: “The Essence of Religion and Its Purpose”
IN LAITMAN.COM