Está escrito: “A Torá inteira começa com um segredo (Sod).” PARDES (acrónimo para a realização sequencial da espiritualidade) começa com “Sod” (segredo) e termina com “Pshat” (conhecimento, interpretação simples).
Presentemente, nós não sentimos que nos encontramos perante o segredo; todo ele está estritamente escondido de nós. Pshat significa que tudo se torna simples, limpo, e aberto, que é o último passo da realização. Quando nós começamos a alcançar a espiritualidade, nós ascendemos do nosso mundo para o Mundo de Assiya onde nós destapamos Sod (segredo); isto é, nós percebemos que tudo é um mistério para nós e tudo está está escondido. Isto é o que nós revelamos no Mundo de Assiya.
Quando nós ascendemos ao Mundo de Yetzira, nós destapamos DRUSH (explicação), e se nós alcançamos o Mundo de Beria, lá nós descobrimos REMEZ (pista). Se nós ascendermos ao Mundo de Atzilut, nós iremos revelar PSHAT (conhecimento), e tudo perante nós se abrirá: a simples Luz Superior que preenche a realidade inteira.
Da 3ª parte da Lição Diária de Cabala 6/25/10, O Zohar
Material Relacionado:
Laitman.com Post: The Structure of the World Is Simpler than You Think
Laitman.com Post: The Genius In Simplicity
Baal HaSulam Article: "Introduction to the Book, The Tree of Life"
IN LAITMAN.COM