Uma pergunta que recebi: O que é “garantia mútua”?
A Minha Resposta: Ontem durante a Lição para Crianças eu dei o seguinte exemplo: Cada pessoa possui uma força egoísta muito pequena. Nós não podemos alcançar o mundo espiritual com ela porque a espiritualidade implica completo dar. O mundo espiritual existe um grau acima do nosso mundo, que significa que nós temos de ser mais fortes por um grau do que somos presentemente.
Como podemos nós transformar uma pequena, força egoísta numa grande, dadora? Unindo! Nós temos de nos unir na forma de uma garantia mútua, isto é, ao nos unirmos sobrepondo todas as fronteiras. Como?
Suponhamos que existem 50 pessoas, de estatura variada. Se cada um se incorpora a si mesmo ou a si mesma no mais pequeno, ele torna-se um gigante, sua altura alcançando 18 metros e peso de 900 quilos. E o que acontecerá se cada um se junta ao maior, que é mais alto que todos os outros? O resultado será o mesmo: Haverá um gigante de 18 metros e 900 quilos. Por outras palavras, não haverão pequenos ou grandes em interligação mútua; em vez disso todos se tornam iguais.
Nesse caso, quando entrarão eles no mundo espiritual? Se eles estão incorporados uns nos outros, eles irão fazê-lo juntos. Isto é o que é chamado “garantia mútua.”
É assim que nós nos devemos relacionar ao nosso recipiente comum (a alma, Kli). Não há diferença entre as almas que o compreendem, nem em sua “altura” nem em seu “peso.” Se novos estudantes se conectam a nós, eles tornam-se dignos de receber tudo o que nós concretizamos. Tal é uma força especial milagrosa que a garantia mútua contém.
Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 6/7/10, O Zohar
IN LAITMAN.COM