Uma pergunta que recebi: Pode uma pessoa com uma intenção correcta afectar o grupo inteiro que lê O Zohar sem qualquer intenção?
A Minha Resposta: Quando nós lemos O Zohar juntos, nós esforçamos-nos a unir. Nós reunimos-nos num grupo para que não haja diferença entre um estudante avançado e um principiante, um proeminente e não. Juntos num grupo todos são iguais.
Cada um de nós pode estar num certo estado: um acaba de começar e não compreende totalmente onde ele está, enquanto outro estudou O Zohar durante algum tempo e já ganhou uma certa imagem dele. Todavia ambos atravessam estados diferentes. Talvez hoje uma pessoa se sinta especialmente sintonizada e inspirada, mas existem alturas em que ela é incapaz de se sintonizar de todo, como se inconsciente. Pode até ter sido que ontem houve grande clareza, e hoje essa pessoa é incapaz de reunir seus pensamentos.
Desta forma, tudo depende da massa colectiva dos que estudam juntos, e quão bem, através de um esforço unificado, eles são capazes de sentir que esta massa contem todos dentro de si mesma. Acontece que os que têm uma clareza aguçada hoje podem ajudar os que estão agora sem vida. Além do mais, ambos beneficiam uns dos outros.
Para dizer a verdade, a pessoa agora inspirada carência a força do desejo egoísta (Aviut), mas ela recebe-a dos que estão presentemente num estado morto e vice versa. Desta maneira, quando há grande inspiração e Aviut ao mesmo tempo, então juntos em uníssono nos ajudamos uns aos outros a receber a oportunidade para avançar. Logo, quando nós nos conectamos e trazemos ambos juntos, isso funciona e trás bons resultados. Inversamente, se simplesmente os que estão a arder com inspiração viessem estudar hoje enquanto os que se sentem sem vida ficassem na cama, nós não ganharíamos nada. Nós não teríamos uma força suficiente de desejo egoístas para avançar.
Nosso forte desejo atrai a Luz que Corrige. Nós ardemos com o desejo de a receber e ela vem. Então onde entra a Luz? Onde está o nosso desejo egoísta que ela pode influenciar? Todavia quando vários amigos “mortos” se sentam perto de si, a Luz influencia-os e trás-os de volta à vida. E amanhã vocês trocarão lugares, e tudo se irá inverter.
Nós não compreendemos totalmente o potencial único de um grupo. Sem ele, avanço espiritual é impossível.
Da 2ª parte da Lição Diária de Cabala 7/16/10, O Zohar
Material Relacionado:
Laitman.com Post: The Self-Contained System Of Connections
Kabbalah Moments: "To Be Inspired By Others"
Kabbalah Moments: "Dual Attitude"
IN LAITMAN.COM