Caros Amigos, por favor façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo responder-lhes. Os comentários entre parêntesis são meus.
Qual É A Base Da Sabedoria Da Cabala?
Nesta introdução, eu gostaria de clarificar questões que são aparentemente simples [elas aparentam-nos a nós como tais]. Questões com as quais todos hesitam, e pelas quais muita tinta foi derramada [em cada geração], tentando clarificar. Todavia nós não alcançámos um concreto e suficiente conhecimento delas. E aqui estão as perguntas:
- Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 1
- Qual é a nossa essência?
- Qual é o nosso papel na longa corrente da realidade, da qual nós somos senão pequenos elos?
- Quando nós nos examinamos a nós mesmos, nós descobrimos que nós [os seres criados] somos tão corruptos e tão baixos como pode ser. E quando nós examinamos o operador que nos fez [o Criador que é perfeito e absoluto como os que O revelaram afirmam], nós somos compelidos a estar no mais alto grau, pois não há nenhum tão louvável como Ele. Pois é necessário que apenas perfeitas operações derivem de um perfeito operador.[Pois o resultado da acção e qualidade testemunham a seu fazedor.]
- Nossa mente necessita que Ele seja absolutamente benevolente, além de comparação. [Se Ele inclui tudo em Si Mesmo e é a base da vida, então Ele deve ser perfeito] Como, então, criou Ele tantas criaturas [todas elas!] que sofrem e agonizam ao longo de todas as suas vidas? Não é a maneira do bom fazer o bem, ou pelo menos não magoar assim [encher sua existência com mal]?
- Como é possível que o infinito, que não tem principio nem fim, produza finitas, mortais, e transitórias criaturas? [A criação de uma criatura finita sugere a existência da qualidade de finidade no Criador].
Material Relacionado:
Laitman.com Post: Kabbalists On The Purpose Of Creation, Part 13
The Path of Kabbalah: “Uprooting Prejudice”
Kabbalah Moments: “Purpose of Suffering”
IN LAITMAN.COM