Caros Amigos, por favor façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo responder-lhes. Comentários entre parêntesis são meus.
Porque Colocou o Criador o Fardo da Criação Sobre Nós?
A primeira regra do que nós sabemos relativamente à intenção do Emanador é que Ele deseja fazer o bem, Ele desejou e criou os que recebessem Sua bondade. De forma a que a bondade seja completa, ela tem de ser merecida, não como caridade, para que a vergonha não a manche, como um que come o que não é seu.
De forma a que eles fossem capazes de merecer [em vez de seres criados, a se tornarem independentes, a se tornarem similares a Ele], Ele criou [especialmente para eles] uma realidade singular [corrompida por Ele] através da qual eles possam ser corrigidos, a qual Ele não precisa, em vez disso por sua correcção [a qual eles executam os próprios] – eles merecerão [se tornarem independentes como Ele].
- Ramchal, Klalei Pitchei Chochma ve Da’at (As Regras de Portões de Sabedoria e Conhecimento)
Esta é a regra, O Senhor limitou-se a si mesmo, isto é que Ele limitou Sua habilidade [perfeição], não para os criar à medida de Sua força [fazer a criação perfeita], mas em vez disso de acordo com o que Ele desejou e Sua direcção. Ao os criar [propositadamente, ao se restringir a Si Mesmo, Sua perfeição, Sua revelação por esforço] carentes, de forma a que eles [tivessem uma oportunidade] de se completarem a si mesmos por si mesmos [até alcançar a perfeição, Seu nível, similaridade a Ele], sua completude [alcançada por eles próprios] seria sua [merecida] recompensa, resultando de seus esforços para O alcançar. E todo isso [mal criado pelo Criador e uma oportunidade de o tornar em bem] apenas servindo Seu desejo de fazer completa bondade [às criaturas].
- Ramchal, Da’at Tevunot (Conhecimento de Sabedoria), Item 28
Material Relacionado:
Laitman.com Post: How To Become A Creature
A Guide to the Hidden Wisdom of Kabbalah: “At the Top of the Ladder”
Kabbalah Moments: “Independence Of The Creator”
IN LAITMAN.COM