Caros Amigos, por favor façam perguntas sobre estas passagens dos grandes Cabalistas. Eu prometo responder-lhes. Comentários entre parêntesis são meus.
Porque Colocou o Criador o Fardo da Criação Sobre Nós?
Ainda sobra espaço para perguntar: “Se o propósito da Torá e a inteira criação é senão elevar a humanidade base a se tornar digna dessa sublimidade maravilhosa, e a se apegar a Ele, Ele deveria nos ter criado com essa sublimidade para começar, em vez de nos incomodar com o trabalho de correcções pelo método da Cabala.”
Nós poderíamos explicar isso pelas palavras de nossos sábios: “O que come o que não é seu, tem medo de olhar para a cara de um.” Isto significa que qualquer um que se alimente sobre o trabalho de outros tem medo (vergonha) de olhar para a sua própria forma, pois sua forma é desumana.
Porque nenhuma deficiência [deficiência refere-se a sentir não prazer mas vergonha de Ele] sai de Sua completude, Ele preparou para nós este trabalho, para que nós possamos desfrutar do trabalho de nossas próprias mãos. É por isso que Ele criou a criação nesta forma base. O trabalho [correcção da natureza egoísta de um] levanta-nos da humildade da criação, e através dele nós alcançamos nossa sublimidade por nós próprios. Então nós não sentimos o deleite e prazer que vem até nós de sua mão generosa, como uma prenda [em vergonha, mas nós somos os criados, e incapazes de devolver o amor que nós descobrimos como vindo de Ele], mas como donos desse prazer [tendo o merecido].
- Baal HaSulam, “O Amor pelo Criador e Amor pelos Seres Criados”
Material Relacionado:
Laitman.com Post: How To Become A Creature
The Path of Kabbalah: “The First Restriction, Screen, Partzuf”
Ask The Kabbalist: “Shame”
IN LAITMAN.COM