Pergunta: Como posso eu despertar temor pelo Criador dentro de mim se eu só vejo o nosso mundo material?
Resposta: Assim que eu estiver no grupo durante muito tempo, o tempo chega em que eu começo subitamente a "escutar" que eu tenho de me unir com meus amigos de forma a alcançar o mundo espiritual. Todavia, eu não compreendo porquê e para quê porque eu ainda não sinto a conexão entre os seguintes componentes:
Há uma corrente de revelações internas de sentimentos que têm de tomar lugar dentro de mim. Afinal, a nossa vida inteira são sensações. Nós somos feitos de uma matéria chamada "a vontade de desfrutar." Isto é um desejo que sente prazer ou sofrimento e nada mais senão isso.
- O Objectivo Superior, o qual eu não sinto ou percebo, mas que eu tenho de alcançar;
- A Força Superior; que eu tenho de alcançar e sentir;
- Minha atitude para os amigos;
- O estado de união com amigos que nós temos de alcançar.
Desta forma, minha inteira atitude para alguma coisa acresce à minha sensação. Ela está ou presente ou ausente. Se eu não tenho esta corrente interna de sentimento, a conexão de como irei eu alcançar o objectivo da criação a partir deste momento em diante (através do amor pelo Criador, preocupação com Ele, medo por Ele, cuidado pelo grupo, e união com os amigos como um homem com um coração), se me faltam ainda as respostas internas a isto, as impressões e reacções, então ainda tenho de trabalhar mais sobre mim mesmo.
O que devo eu fazer? A condição para revelar o Criador é como no Monte Sinai: ter o desejo de unir como um homem com um coração. Então Ele irá tornar-se revelado a si no seu desejo unificado. Além do mais, você só tem de desejar se unir, e o Criador irá levar a cabo a unificação. Nós temos de tentar adquirir um desejo por união.
Mas como posso eu tentar fazer isto se eu não o quero? Você pode desenvolver um desejo através de acção. Este é o significado do versículo, "Nós faremos e nós escutaremos!"
Isto é exactamente porquê o nosso mundo falso foi criado, onde nós existimos em corpos. Você pode executar acções físicas falsas de dar aos seus amigos e falar sobre união com eles sem qualquer desejo por isso.
Você não tem um desejo por isso? Isso não importa! Você não vive apenas no desejo. Você também existe numa casca externa chamada o corpo físico. Então faça acções físicas de dar ao seu amigo como se você o amasse em vez de a si mesmo.
É por isso que está escrito, "Compre para si mesmo um amigo." Dê a ele em todos os tipos de maneiras e você sentirá como a sua atitude para ele muda. Porquê? Porque você investiu sua energia e esforços nele. Você não o quis, mas ao agir desta maneira você ganhou uma atitude especial para ele.
Isto é chamado "Nós faremos." Acções que você faz sem um desejo trazem-o a "nós escutaremos," à qualidade de dar. (“Escutar” é a qualidade de Bina). Então você já começa a escutar as coisas sobre que a Torá fala. Ela é o manual de instruções sobre o caminho para a Luz. (Torá vem das palavras Ohr – Luz, Horaa – instruções.)
Desta forma, tentemos unir-nos todos juntos até se nós não tivermos um desejo para isto. Ascendemos acima de nossos sentimentos e então nós experimentaremos tudo de uma maneira nova.
De a 1ª lição do Mega Congresso 2010
Material Relacionado:
Laitman.com Post: Fear Is The First Step Toward Love
Shamati #219: "Devotion"
Kabbalah Moments: "Buy Yourself A Friend"
Kabbalah Moments: "Unity Is A New Reality"
IN LAITMAN.COM