Uma pergunta que recebi: Se eu crio as minhas crianças sobre os princípios de Cabala, ao lhes ensinar sobre amor e dar, como irão elas sobreviver neste mundo egoísta?
A Minha Resposta: Não se preocupe com isso. Uma criança que cresce num meio que lhe providência apenas exemplos positivos e motiva atitudes amáveis para com ele não se torna mais fraca que todas as outras crianças. Pelo contrário, ela descobre uma multidão de boas forças que a assistem e trabalham para ela, protegendo-a das forças do mal.
Até na vida do dia-a-dia, nós protegemos instintivamente as crianças de tudo o que consideramos mau e ensinamos-as a serem amáveis para os outros, a se ajustarem, e a terem cortesia. Nós agimos assim porque nós inatamente compreendemos que bons relacionamentos com o ambiente – e não lutar com ele ou ganhar algo pela força – implicam segurança e paz.
É evidente que a violência não soluciona quaisquer problemas para um individuo ou um país. Os que usam a força perdem sempre no fim, embora eles tenham esperança de serem bem sucedidos. É assim que o mundo corpóreo é feito, onde o único poder que governa é o do Criador. E até quando parece que alguém está a ganhar usando violência, nós iremos seguramente vê-lo cair. Isto refere-se a uma pessoa, uma nação, e o mundo em igual medida.
Nós podemos ter sucesso sob uma condição: tendo equivalência de forma com o Criador. Esta similaridade é a chave para o sucesso. Desta forma, não tenha medo que uma criança venha a receber uma educação “leve”. A nossa tarefa é criar uma pessoa para que ela se torne tão próxima possível ao Criador, e então, nós iremos definitivamente ter sucesso na vida. Qualquer outro modelo de comportamento irá apenas a prejudicar.
Da 3ª parte da Lição Diária de Cabala 7/1/10, Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot
Material Relacionado:
Article: “”Higher” Education: How to Raise Happy Children”
Kabbalah Moments: “The Key For Success”
Kabbalah Moments: “Educating Children”
IN LAITMAN.COM