Missão Possível (e Mandatária)
Traduzido de: Kabbalah Today Issue #4
Os Cabalistas explicam que o único papel do povo Judaico é o de revelar à humanidade como é que ela pode alcançar o mais alto nível de existência possível, e o que o povo Judaico não tem escolha na matéria.
Um relatório sobre anti-Semitismo global foi lançado em 5 de Janeiro, 2005 pelo Serviço de Democracia, Direitos Humanos, e Trabalho no Departamento do Estado dos Estados Unidos. Ele afirmou que “Anti-Semitismo na Europa aumentou significantemente em recentes anos. …O surgimento incomodante de intimidação anti-Semítica e incidentes está espalhado pela Europa fora.” Relativamente à América do Norte, o relatório afirmou que “em acréscimo a manifestações de anti-Semitismo nos Estados Unidos, o Canadá experimentou um aumento significativo em ataques contra Judeus e propriedade Judaica.”
Em maior parte de outras nações, tais como a Suíça ou Australianos, as pessoas fazem a sua vida sem a constante ameaça de abuso verbal ou até físico. Porque não podemos nós ser assim? Somos nós diferentes das outras nações? E porque parece que os olhos do mundo inteiro está fixados sobre esse minúsculo grupo conhecido como “o povo de Israel”? Há uma razão para a pressão, as guerras, e a atenção que o mundo nos está a dar?
O Papel de Israel
Os Cabalistas escrevem que a nação Israelita tem um papel único no esquema global. Seus livros explicam que este povo não tem direito a existir a não ser que ele leve a cabo o seu papel como um povo escolhido. Além do mais, esta é a única razão pela qual a nação de Israel foi criada.
Se nós examinarmos a sua evolução, nós veremos que a nação Israelita se revelou bastante diferentemente da maneira que as outras nações o fizeram. Cada nação teu a sua própria raiz genética, mas a singularidade da nação Israelita está na sua raiz espiritual. Os Judeus estão destinados a promover toda a humanidade ao mais alto grau que os humanos podem alcançar, e eles estão também destinados a serem os primeiros a alcançar esse nível espiritual.
Vamos rever brevemente a história Judaica. Abraão, o pai da nação, foi o primeiro Judeu. Ele nasceu como um Babilónio algures entre os rios Eufrates e Tigre. Enquanto tentando “descodificar” o segredo da existência humana, Abraão teve sucesso em “atravessar” a barreira separando o nosso mundo do mundo espiritual. Ele uniu estes dois mundos, e esta união é a raiz da palavra Yehudi (Judeu): Em Hebraico, Yehudi vem da palavra Yechudi, que significa “um,” “unido,” ou “único.”
Seguindo-se à revelação do mundo espiritual, Abraão escreveu o primeiro livro de Cabala, Sefer Yetzirá (Livro da Criação). Subsequentemente, ele começou a partilhar seus ensinamentos com os residentes locais interessados em aprender sobre a sua recentemente descoberta realidade superior. A seu tempo, o seu grupo inicial de estudantes cresceu e se tornou uma nação. Mais tarde, o seu povo recebeu o nome “o povo de Israel.”
Até à ruína do Segundo Templo, o povo de Israel simultaneamente sentia ambos o mundo espiritual e o mundo corpóreo. A única razão pela qual esta nação espiritual tinha de ficar ligeiramente ligada ao mundo material, em vez de se retirar para a perfeita e vida eterna do mundo espiritual, era sua missão: ela era de transferir o método da evolução espiritual que ela tinha descoberto a toda a outra nação. Afinal de contas, esta foi a razão original pela qual Israel tinha sido criada.
Conhecer o Papel e Seguindo-o
O todo da humanidade é na realidade uma única entidade, e dentro dela, cada nação tem o seu papel. O papel especial dos Judeus é de implementar o método de correcção e o passar a todas as outras nações. É isso que se pretende dizer por “ser uma luz das nações.”
Obviamente, para fazer o resto da humanidade querer alcançar a altura da espiritualidade, o povo de Israel deve chegar lá primeiro. Esta é a tarefa para a qual nós fomos escolhidos, mas quanto mais esperamos, mais nós, e todas as outras nações, sofrem.
Contudo, para levar a cabo esta nação, nós devemos primeiro realizar o que nos separa da espiritualidade. Cabalistas, os que alcançaram a realidade compreensiva, contam-nos que a raiz da corrupção humana reside na qualidade inerente de egoísmo que controla cada um de nós.
O egoísmo evoluiu naturalmente, desde o seu primeiro (minúsculo) grau no principio da existência da humanidade até ao seu presente grau. Ele é como uma afiada faca que separa as pessoas uma da outra. Hoje, as ligações entre as pessoas estão a deteriorar-se até no nível familiar - o mais básico nível de associação.
Os Cabalistas explicam que esta separação entre almas é a raiz de tudo o que está de errado e o mal no mundo. O método para o corrigir é explicado pelos livros autênticos de Cabala, que é um método para corrigir o egoísmo. Ao aplicar seus ensinamentos em nós mesmos e subsequentemente partilhá-lo com o resto do mundo, nós iremos restaurar a glória da nação de Israel, e trazer toda a humanidade ao estado de “um homem, um coração,” seguindo o princípio, “Ama teu amigo como a ti mesmo.”
Esse mesmo ego, que cresceu a monstruosas dimensões, é a própria razão pela qual as pessoas perderam a sua percepção espiritual após a ruína do Segundo Templo. Este é o mesmo ódio sem fundamento que causou a ruína espiritual do povo Judaico.
Os golpes que estamos a sofrer hoje são dirigidos a nos despertar para o nosso papel. Apenas quando nós nos puxarmos a nós mesmos juntos como indivíduos e como uma nação, e compreendermos a essência de nossa existência e nosso papel na Terra, podemos nós reacender nossa conexão perdida com o mundo espiritual. Apenas então iremos nós ganhar seguras, prósperas, independentes, e completas vidas aqui neste mundo.
Artigo:
Who is to Blame? - Selected pieces from a discussion on Baal HaSulam's article "Introduction to the Book of Zohar" by Rav Michael Laitman, PhD
Video:
The Nation of Israel's Role - Rav Michael Laitman, PhD describes the nation of Israel’s role in the world, its connection to the wisdom of Kabbalah, and the reason for the present-day rise of anti-Semitism in a talk with European MTV hostess Eden Harel
Lecture: The Mission of Israel - Lecture on the global responsibility and historical role of the nation of Israel given by Rav Michael Laitman, PhD (22 August, 2006)
Audio
Video ( Download ) | ( View )
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal