Está escrito sobre um embrião: “Uma mãe dá-lhe a parte vermelha, o pai dá-lhe a parte branca, e o Criador dá-lhe a alma.” Um problema comum no trabalho espiritual é que nós nos esquecemos do “terceiro componente,” o Criador que precisa de terminar o trabalho por nós. Uma pessoa exerce uma grande quantia de esforço e então ela fica perplexa: onde está o desejado resultado? Um não compreende que ela não completa esta acção; ela esquece-se que todas as suas acções devem começar e terminar com o Criador, a Força Superior, enquanto ela fica no meio.
Similarmente, nós saímos do Infinito e voltamos ao Infinito. E “no caminho” nós desenvolvemos-nos e tornamos-nos corrigidos ou através do caminho do sofrimento ou através do caminho da Luz. Mas em ambos casos a Luz trabalha, e nós meramente acrescentamos nosso desejo. Nós não nos corrigimos a nós mesmos; nós apressamos nosso desenvolvimento.
Contudo, um frequentemente se esquece que ele é meramente um dos componentes de seu desenvolvimento. Ele intensifica ligeiramente e então sente a acção mudando de uma negativa para uma positiva. Mas a acção em si mesma ocorre devido a forças que já existem na natureza. O componente mais importante é a força do Criador. Se uma pessoa não trás o Criador a ajudá-la para que Ele complete a acção, se ela não invoca este terceiro componente que não está presente no seu quadro da natureza, então nem uma única acção é finalizada e uma pessoa permanece da mesma maneira que ela era!
Este é um erro comum, que frequentemente permanece despercebido. E há apenas uma solução aqui: se voltar para o grupo por ajuda. Se há uma opinião comum no grupo que o Criador é a força mais importante que determina o fim da acção, então nenhum dos membros incluídos no grupo se esqueceram disto. Um não será forçado a experimentar amarga desilusão resultando de trabalhar tão arduamente e ainda assim não alcançar nada.
Procure pelo Criador (como está escrito no Cântico dos Cânticos: “À noite na minha cama busquei aquele que minha alma ama”) e recorde-se que um não tem a força para vencer esta batalha sozinho; ele tem um Parceiro. E sem Ele uma pessoa tem apenas um desejo vazio, que gradualmente morre como um pequeno fogo.
Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 7/19/10, Artigo, “Na Minha Cama À Noite”
Material Relacionado:
Laitman.com Post: A Driver’s License For Controlling Life
Attaining the Worlds Beyond: “The Omnipotent Magician Who Could Not Be Alone”
Kabbalah Moments: “Thus Man Exits Heaven”
IN LAITMAN.COM