Nós sentimos a realidade se duas forças vêem de Cima e agem sobre algo comum entre elas. Se elas podem activar um Reshimo (registo informativo) para o revelar dentro de nós, então elas entram nele. O Reshimo forma uma imagem do mundo, meu estado, e então eu sinto-o.
Por outro lado, se estas duas forças são incapazes de alcançar o Reshimo de forma a o activar e elas não o põem em jogo, eu não sinto a realidade. Ela simplesmente não existe para mim. Minha inteira existência, todo o quadro do mundo, cada estado no qual eu me sinto a mim mesmo e o mundo que me rodeia, é um Reshimo que é activado devido a estas duas forças: a direita e a esquerda, recepção e dar. Como um robô, eu sinto a realização do Reshimo dentro de mim.
Se estas forças activam um Reshimo por si mesmas, isso significa que eu não tenho livre arbítrio e eu existo neste mundo enquanto sendo controlado como um animal. Todas as nossas reencarnações, nossa história inteira e nosso desenvolvimento inteiro neste mundo ocorrem desta maneira. Estas duas forças constantemente afectam os Reshimot (plural de Reshimo), mostrando-nos este filme da vida, cena após cena.
Contudo, a vida gradualmente se torna mais difícil para mim. É me esperado activar o Reshimo por mim mesmo com a ajuda das duas forças; É esperado que me torne a linha do meio, acrescentando minha atitude à influência das duas forças no Reshimo.
Então, como eu vejo o meu estado e o mundo inteiro depende de mim. E a única mudança que eu desejo ver no mundo é a presença do Criador, a força de dar e amor. Desta maneira, eu realizo o Reshimo. Desta vez, é através de minha própria participação e com a revelação do Criador, que ocorre à medida que eu desejo O atrair para o meu mundo.
Da 2ª parte da Lição Diária de Cabala 7/12/10, O Zohar
Material Relacionado:
Laitman.com Post: The Light Of The Future State
Laitman.com Post: He Made Heaven From Fire And Water
Kabbalah Moments: “Living In A Movie”
IN LAITMAN.COM