Uma pergunta que recebi: Quem é o nosso “Superior” na espiritualidade?
A Minha Resposta: Nós não sabemos isso. Nós existimos no ventre do Superior como um mero ponto, uma gotícula de sémen, nosso Reshimo (registo, gene) espiritual. Além deste Reshimo, nós não temos nada mais!
Na verdade, o nosso corpo corpóreo, mente, e sentimentos não têm qualquer relação com o mundo espiritual e não podem ser vistos lá. No mundo espiritual, há apenas um ventre do Superior (Malchut do Infinito) e nós dentro dele. E cada um de nós é um Reshimo (0/1, Shoresh Aviut/Alef Hitlabshut) ou por outras palavras, um ponto no coração.
Nossa tarefa, como um ponto no coração, é de tentar-mos nos agarrar à parede do ventre espiritual! Começando com os três dias durante os quais o sémen é absorvido, o primeiro problema para o embrião (nós) é se anexar a si mesmo à parede do ventre. Anexar-se ao ventre é estabelecer precisamente o primeiro contacto com o Superior.
De forma a fazer isto, nós devemos anular-nos a nós mesmos perante o Superior. Mas onde está este Superior, esta parede do ventre? O que é ela exactamente? O Superior é o grupo Cabalistico, o meu meio ambiente! É assim que o Superior revela o Criador para mim.
Logo, existem o grupo e eu, que aderem a ele, apesar de todos os obstáculos. Eu aceito a força do desejo do grupo por dar, e eu estou disposto e pronto a recebe-lo todo no interior ao me anular a mim mesmo perante eles.
Quando eu me anexo a mim mesmo ao grupo, meu Aviut, que é a força do meu desejo de dar, começa a crescer e causa sensações desagradáveis em mim: desilusão, crescimento de egoísmo, e fardo do coração. Mas eu devo ir ainda mais fundo para o interior, como uma sanguessuga, agarrando-se ao grupo que é a “parede do ventre.”
Então, entre nós, a primeira conexão irá aparecer, não através do ponto, mas através do tubo através do qual “sangue” começará a fluir para mim. Esta conexão, até agora, é do nível inanimado (“Dam”- sangue, de “Domem” – inanimado), mas eu tenho de já ter recebido nutrição espiritual do Superior.
Tudo isto toma lugar através de minha conexão com o grupo. Não há outra “parede” através da qual eu possa entrar no mundo espiritual!
Da 3ª parte da Lição Diária de Cabala 6/24/10, Artigo “Prefácio ao Comentário Sulam”
Material Relacionado:
Kabbalah Moments: “Spiritual Simulator”
Kabbalah Moments: “Annul Oneself Before The Group”
5 Minutes Of Light: “Growing The Desire For Spirituality”
IN LAITMAN.COM