Uma pergunta que recebi: Como pode o falhanço do nosso sistema educativo ser devido à falta de união entre as pessoas? Eu não o vejo.
A Minha Resposta: O que as pessoas chamam de “educação” dá conhecimento, mas não promove o desenvolvimento de um ser humano. Escolas não educam crianças a serem humanas, mas meramente providenciam uma certa quantia de conhecimento em física, química, e assim por diante.
A Sociedade refere-se ao sistema educativo como uma educação, mas a verdade, é que ela não desempenha o seu trabalho. É claro dos resultados assim como os assuntos estudados. Quantas lições e discussões de aulas são dirigidas a nutrir um ser humano? Alguém se preocupa com isto? Os horários das escolas estão preenchidos com física, química, ler e escrever, e mais tarde nós questionamos-nos porque temos nós tais dificuldades com as nossas crianças.
As escolas produzem robôs treinados para trabalhar em várias empresas. A tarefa da escola é preparar o trabalhador (engenheiro e assim por diante) para uma posição dentro da “conduta” da industria. O Conselho de Educação não se preocupa a si mesmo com o tipo de pessoa que um se torna ou como ele irá viver. Isto é porque o sistema de educação não tem nada a ver com o sistema de criar uma pessoa.
O sistema de educação nunca esteve dirigido a criar um ser humano. Ele foi formado durante a Revolução Industrial com o objectivo de tornar camponeses em trabalhadores industriais. A escola que nós vemos hoje foi inventada então pelo propósito de ensinar as pessoas que trabalhavam a terra e criavam gado a ler e escrever para que elas pudessem trabalhar com máquinas, compreender as leis básicas da física e química, e seguirem instruções. Tal foi a fundação para a escola moderna e ela permanece hoje.
Hoje nós devemos mover-nos para o verdadeiro sistema “educacional”, e isto é algo inteiramente novo. Ele não é definido por quantas aulas de física ou matemática uma pessoa recebeu, mas por quão humana uma pessoa se torna. Um humano é o que está conectado com todos os outros. Apenas esta conexão permite a uma pessoa ser chamada um ser humano, não a quantidade de conhecimento obtido.
Se uma pessoa continua a suceder em ganhar conhecimento sozinha, ele irá apenas a assistir no desenhar de mais armas mortais porque uma pessoa irá apenas estar a acrescentar o conhecimento recebido na escola a um ego por corrigir. Uma pessoa aprende como usar os outros com a sua recentemente adquirida informação; isto define o seu sucesso na vida. Uma educação determina apenas que profissão um escolhe e quanto ela paga. É isso educação?
Se as pessoas vêem que há um novo sistema que oferece verdadeira educação às suas crianças, elas irão imediatamente responder porque o problema da educação é óbvio a todos. Hoje as pessoas nem sequer querem ter crianças porque elas não têm nada para lhes dar. Elas prefeririam não as trazer para este mundo de sofrimento e dor.
Desta forma, nós devemos mostrar às pessoas que todos os problemas na sociedade e suas vidas pessoais são causados somente por uma falta de conexão entre nós. Nós podemos chegar à conexão apenas através do caminho da Luz.
Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala 6/28/30, Introdução ao Livro , Panim Meirot uMasbirot”
Material Relacionado:
Kabbalah Today Article: The School of Life
Article: "Upbringing"
Kabbalah Moments: "Children-Education"
IN LAITMAN.COM