O Zohar, Capitulo “VaYetze (E Jacó Saiu),” Item 252: Mas Jetro não foi assim para com Moisés, dado que Labão era um feiticeiro, e ele fez todas suas acções contra Jacó com bruxaria. E porque agora Jacó não desejou ser detido lá, dado que o Criador lhe disse, “Retorna para a terra de teus pais,” ele não desejou ser detido e abandonou o mandamento de seu mestre. Foi por isso que ele não pediu sua permissão.
Existem dois tipos de forças. Por um lado, existem as forças que nos previnem de unir, chamadas “ajuda contra,” que aparentam se oporem à nossa unificação. Por outro lado, existem as forças que promovem unificação. Nós precisamos de ambas. Nós temos de reconhecer as forças aparentemente negativas, todos estes “cruéis” dentro de nós (Labão, Esaú, e outros) assim como as forças aparentemente positivas (Jacó, Isaac, e outras) contra elas.
Todas estas forças trabalham ou “por” ou “contra” nossa unificação. E depende de nós decidir quem irá ganhar e como. É então que nós descobrimos que nós devemos como está descrito na Torá, e assim revelar sua narrativa inteira. Onde? Ela é revelada na conexão entre nós, à medida que trabalhamos com as forças de desunião e as de conexão.
Da 2ª parte da Lição Diária de Cabala 7/1/10, O Zohar
IN LAITMAN.COM