O Zohar, Sobre Correcções Principais
Adão foi a primeira pessoa a revelar a ordem de acções que levam ao sucesso espiritual. Ele passou esta sabedoria aos seus discípulos “boca a boca.” E cada um pode acrescentar ao seu amigo (Baal HaSulam, “O Ensinamento da Cabala e Sua Essência”).
Um: O Criador é Um, toda a realidade está incluída em Ele em todos os tempos; tudo deriva de Ele; Ele é perfeito apesar da imperfeição aparente da criação. Cabalistas chamam a esta investigação “Um.”
Abraão depositou a base desta investigação. No seu Livro da Criação, ele chegou à conclusão que não existem duas autoridades diferentes de bem e mal, mas em vez disso tudo é governado apenas por bem (Baal HaSulam, “O Carácter da Cabala”).
O Livro do Zohar, Prefácio (abreviado)
1. Abraão é a raiz da misericórdia nas almas. É por isso que ele corrigiu a alma comum (Shechina) e a fez adequada a preenchimento pela Luz da misericórdia.
Mas se a Luz da Misericórdia (Hassadim) ficasse nas almas dos discípulos de Abraão (o “povo de Israel,” o grupo que ele criou), elas não seriam capazes de exercer seu desejo para receber prazer. É por isso que a correcção da misericórdia não trouxe o Pensamento da Criação à completude. Isto é porque a principal ideia por trás do Pensamento da Criação é de agradar às criaturas especificamente ao receberem preenchimento de Ele.
2. Esta é a razão pela qual Abraão (a propriedade de dar) deu à luz Isaac (a propriedade de receber). Como resultado da correcção de Abraão, Isaac descobriu a existência da alma comum que estava no estado de uma perfeição completa preenchida com a Luz de Misericórdia. Ele sentiu este desejo de receber a perfeição inteira que estava pré-determinado pelo Pensamento da Criação.
Por outras palavras, Isaac despertou nele o desejo de receber do Criador em prol de doar que significa que o desejo receber emerge apenas devido ao desejo do Dador; Se o Dador não o desejasse, a alma não possuiria sequer o mais minúsculo desejo de receber alguma coisa de todo de Ele.
Este tipo de receber em prol de doar é considerado dar uma vez que ele é uma qualidade que não é apoiada pelo egoísmo. Ela é corrigiu completamente o desejo geral (Shechina) para receber a plenitude da abundância que foi programada no tempo da criação.
3. Contudo, uma vez que o mundo não estava pronto para completa correcção, o vilão Esaú apareceu e corrompeu o processo da correcção.
Esaú não seguiu “receber somente em prol de doar” como pela correcção de Isaac; ele pecou ao receber “por seu próprio bem.” Até quando ele veio a compreender que o Dador não queria que ele recebesse, ele ainda assim continuou a receber prazer para seu próprio bem e é por isso que Klipot se “uniram” com ele.
Dado que Jacó estava consciente do “defeito” de Esaú, ele corrigiu a Alma dentro da propriedade de trepidação. É por isso que se diz: “sua mão segurando o calcanhar de Esaú.” Como resultado, as correcções de Abraão e Isaac foram unidas e nenhuma transgressão ocorreu.
4. Mas esta correcção não foi final uma vez que ela resultou de medo de pecado que vem do “calcanhar de Esaú.” Quando a correcção completa toma lugar, o medo do “calcanhar de Esaú” é anulado, e trepidação aparece a partir da grandeza do Criador. O medo de Jacó serve para corrigir todas as gerações do povo de Israel até que a correcção completa seja alcançada.
5. Todos têm de atravessar correcção, e ao fazê-lo percebem a alma criada pelo Criador. Isto significa obter as “qualidades dos antepassados.”
Apenas após a aquisição de tais propriedades, correcção da alma começa; ela tem inicio do mesmo lugar que Jacó deixou para nós, isto é elevar trepidação a um grau em que ela depende somente da grandeza do Criador. Posteriormente, a Luz Superior é atraída através desta propriedade elevada de trepidação para nos guiar para a correcção completa.
6. A razão para todas as aflições que emergem neste mundo é exclusivamente para corrigir o desejo de receber dentro das almas para que elas se tornem prontas para receber toda a abundância incluída no Pensamento da Criação.
Material Relacionado:
Laitman.com Post: Spirituality Is The Unity Of Darkness And Light
Laitman.com Post: The Law Of Upper Love
Spiritual Search: Fifteenth Talk.”Our Desire to Receive is Equal to the Creator’s Altruism”
IN LAITMAN.COM