“Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot,” Item 22: Os justos e os ímpios devem ter um peso igual em cada geração. Todavia, isto não é assim, e por cada justo, nós encontramos muitos milhares de vaidosos. Todavia, você deve saber que existem dois tipos de governação na criação: a) uma força qualitativa; b) uma força quantitativa.
A força dos que pendem à cerca dos pés do Sitra Achra é magra, contentável, e baixa, indesejável, e sem propósito, e eles são soprados como palha no vento. Logo, como podem tais como os que fazem qualquer coisa às pessoas sábias de coração cuja maneira é clara com desejo e direcção, e um pilar de Luz Superior brilha perante elas dia e noite suficientemente para trazer as minúsculas inclinações nos seus corações?
Assim, Ele providenciou a força quantitativa na Criação, pois esta força não necessita de qualquer qualidade [e a força qualitativa que não necessita de qualquer quantidade ].
Estando conscientes disso, todas as pessoas estão conectadas em um sistema através de suas almas, e é por isso que um Cabalista é capaz de corrigir o mundo inteiro todo sozinho. Um homem justo precisa de biliões de pessoas normais em cada geração dado que seus vulgares desejos terrenos acrescem a um grande desejo egoísta (Kli). Um Cabalista trabalha com ele e constrói a intenção “pelo bem de dar” acima dele.
Então, sem sua participação ele usa seus desejos e corrige-os. Ele necessita de biliões de pessoas pelo mundo fora para conectar seus desejos conjuntos com a intenção pelo bem de dar. Logo, ele move-os para a frente, em direcção à correcção. Qualquer progresso que aconteça neste mundo (tecnologia, sociedade, ou cultura) é causado por uma pessoa que atrai a Luz que Corrige para este mundo. Caso contrário, este mundo permaneceria inanimado e invariável dado que “a Luz governa e trás em movimento um desejo que ela criou.”
É impossível imaginar o nosso mundo sem Cabalistas que atraem Luz para este mundo em concordância com o programa do seu desenvolvimento. Está escrito que “um homem justo é a fundação do mundo.” Isto está absolutamente certo. Homens justos atraem Luz para os desejos das massas ao usarem aspirações das almas comuns. Isso dá ao nosso mundo uma chance de ficar vivo e se desenvolver de geração para geração até que ele se torne adequado para desenvolvimento espiritual. E é exactamente isso que está a acontecer na nossa geração.
O desenvolvimento da humanidade neste mundo origina-se da Luz que é atraída pelos justos. Parece que a nossa vida depende do nosso trabalho físico neste mundo: começando com criar novas coisas, investigação ambiental, ou construção de novas estações eléctricas. Mas nada poderia ser revelado a nós se não houvesse Luz que emerge neste mundo e é atraída por um Cabalista.
A Luz veste-se a si mesma nos desejos de todos os outros e descobre-os, dando origem a qualquer movimento, progresso, descobertas, e evolução no mundo. Não há mudança no que acontece de baixo, tudo desce até nós de Cima.
Da 4ª parte da Lição Diária de Cabala 7/22/10, “Introdução ao Livro, Panim Meirot uMasbirot”
Material Relacionado:
Laitman.com Post: The Whole World Will Be Filled With The Knowledge of The Creator
Laitman.com Post: The Return Of The Ari
Shamati #99: “He Did Not Say Wicked Or Righteous”
IN LAITMAN.COM