O Espiritual Rosh Hashaná
Traduzido de: Kabbalah Today Issue #7
Quando os Cabalistas descobriram as leis espirituais que afectam o nosso mundo, eles estabeleceram costumes que simbolizam estados espirituais que nós iremos eventualmente experimentar. Estes costumes são os feriados Judaicos
A Torá conta-nos que o mundo foi criado em seis dias. Estes dias representam mudanças entre estados espirituais chamados “luz” ou “trevas.” No sexto dia, Adam ha Rishon (Adão) foi criado, mas precisamente antes de Shabat (o Sabat) ele pecou e foi conduzido para fora do Jardim do Éden.
De acordo com a sabedoria da Cabala, Adão representa o estado de união de todas as almas. Quando ele pecou, sua alma dividiu-se numa miríade de pedaços, que se tornaram almas individuais. Estas separaram-se uma da outra e, mais importante, elas tornaram-se alienadas do Criador e uma da outra.
Cada um de nós contém um pedaço da alma de Adão, e nossa tarefa é de reunir estes fragmentos na alma singular de Adam ha Rishon. Ao assim fazer, nós estaremos a corrigir seu pecado e então seremos capazes de reentrar no Jardim do Éden. O tempo de Rosh Hashaná (o princípio do ano Judaico) recorda-nos que devemos começar com o processo de corrigir nossas almas e restaurar sua união inicial.
Os Dez Dias Penitenciais
Os dez dias penitenciais entre Rosh Hashaná e Yom Kippur (Dia do Perdão) simbolizam dez estados espirituais. Durante o processo de correcção espiritual, estes dias ocorrem quando nós descobrimos a fenda entre nosso presente estado espiritual e o estado original do qual nossas almas decaíram. Ver a imensidão da fenda faz-nos pedir pela força de corrigir nossas almas, de arrepender. Na espiritualidade, este estado é chamado Yom Kippur, o Dia do Perdão.
De Rosh Hashaná a Simchá Torá
Seguindo-se está a lista dos estados espirituais que encontramos ao longo do processo de correcção:
1. De Rosh Hashaná a Yom Kippur é quando nós descobrimos o que devemos corrigir.
2. Yom Kippur é quando nós pedimos pela força para nos ajudar a corrigir.
3. Em Sukkot nós recebemos o poder para fazer na realidade a correcção.
4. E em Simchá Torá nós completamos alegremente a reunião dos pedaços de Adão, a correcção.
Porque estes são estados internos desconexos ao calendário físico, um Cabalista pode experimentar o ciclo inteiro de um ano dentro de uns meros dois dias ou menos! Um ritmo de mudanças internas irá determinar a duração do processo espiritual, e um Cabalista pode experimentar um estado (espiritual) de feriado em qualquer dia dado do ano.
Cada Cabalista (e todos nós nos tornaremos Cabalistas) conectado ao mundo espiritual irá experimentar um número fixo de estados espirituais, chamado “6000 anos.” Estes não são anos físicos 6000, mas um número de estados espirituais que nós devemos experimentar antes de nós completarmos a correcção de nossas almas. Quando os 6000 anos (estados) são completados, assim será a correcção espiritual. Isto liberta-nos de encarnar neste mundo, e nossas almas não mais precisam de descer para este mundo.
The Spiritual Rosh Hashana
VIDEO: What is Human Nature? - Perceiving Reality explains what human nature is, where it came from, where it is headed, and the work regarding its transformation.
Material Relacionado:
Kabbalah Today - O Jornal