Estas São As Gerações de Noé
Sumário de Dr. Laitman do artigo do Rabash "Estas são as Gerações de Noé" Artigo Abreviado 4, 1984/5
As gerações dos justos são boas acções.
"Pai e filho," "Pais e descendentes são causa e consequência, esforço e recompensa. Beneficio a si mesmo é a causa e o medo é a consequência. Medo de punição neste mundo e no mundo vindouro. O principal aspecto de medo - do Criador, pois Ele é grande e dominante, o principal aspecto e a raiz de todos os mundos.
Uma pessoa esforça-se por 3 consequências - recompensa: Recompensa neste mundo, recompensa no próximo mundo, e recompensa em ser capaz de doar contentamento sobre o Criador, que é grande e dominante.
Consequências são chamadas boas acções, e bem é chamado doar ao Criador, não desejar qualquer recompensa para beneficio próprio. Pois esta recompensa está nisso, que ele pode fazer acções apenas pelo beneficio do Criador, assim ele envolve-se em Torá e Mitzvot, como está escrito "Eu criei a inclinação do mal e Eu criei a Torá como tempero para ela."
Acontece que entre os justos, as consequências são apenas boas acções. A causa nisso é Torá e Mitzvot. Entre o resto das pessoas, as consequências são recompensa neste mundo e recompensa no mundo vindouro. Contudo, os justos, sua única aspirada recompensa é ser capaz de dar contentamento ao Criador, boas acções.
Existem acções, entendimento e saber. O que quer que esteja no intelecto é chamado entendimento e saber, pois o corpo também concorda que ele nos devemos envolver em Torá e Mitzvot. Isso é porque depois de uma pessoa alcançar o grau de "por Seu nome," ela merece a Luz da vida, encontrada em Torá e Mitzvot. Esse é o entendimento, que o corpo também compreende o valor de trabalhar o Criador.
Pois o que se envolve "por Seu nome," é recompensado com muito, pois o mundo inteiro é vantajoso para ele e são lhes contados os segredos da Torá. Mas essa não é considerada a coisa principal, em vez disso seu objectivo principal foram boas acções. Isto é doar contentamento sobre o Criador, em vez de entendimento e saber.
No trabalho, cada estado é chamado geração. Uma geração dos malvados - conselho para superar com a força de fé acima da razão. Isso é chamado "acção," isto é sem razão. Isso é chamado "Faz um Mitzva, feliz é o que se subjuga a si mesmo e ao mundo inteiro a uma escala de mérito," pois apenas com uma acção pode ele superar a afirmação dos malvados, em vez de com seu intelecto e razão.
A geração de Noé foi malvada. Em louvor, porque o trabalho foi difícil e em censura devido aos pensamentos estranhos da geração malvada. Na geração de Abraão, os justos tinham bons pensamentos, um desejo de trazer contentamento ao Criador. Em louvor ao estado justo, se Noé lá estivesse, isto é se ele tivesse equivalência de forças de superar como ele teve na geração dos malvados, então ele teria sentido, comparado ao sentimento que ele tem agora, que é o aspecto de agradabilidade e doçura da Torá. Seguramente durante o tempo da geração de Noé, chamada a geração dos malvados, esse período teria sido considerado nada, pois ele não sentiria ainda a bondade e o prazer que ele sentiu na geração dos justos.
Acontece que na geração dos malvados - esse é o lugar de trabalho. Acontece que a geração de Noé é mais importante, dado que há acções e a consequência principal dos justos são boas acções.
Há dois tipos de forças numa pessoa, chamadas os vasos de recepção e os vasos de doação. Os vasos de doação são atribuídos ao Criador, pois o Criador é o Doador, e os vasos de recepção são atribuídos à criatura, o recipiente. Os vasos de receber, referindo-se ao recipiente, vêm antes dos vasos de doação. Os vasos de doação são chamados Keter, Chochmá, GAR de Bina. Ao passo que os vasos de receber são ZAT de Bina, Z"A e Malchut.
Acontece que os vasos de doação são atribuídos ao Criador. Assim, "Noé necessitou de Sua assistência e apoio," uma vez que o Superior dá os vasos de doação.
O Superior desperta para trabalhar, chamado "despertar de Cima." TES, página 935, Ohr Pnimi: "A primeira vez que MAN subiu, não através ZON de AVI, então desse mesmo MAN veio a ser o aspecto de ZON. E depois de ZON ser feito, que a primeira vez que eles ergueram MAN - depois deles terem os vasos de doação, que ele adquiriu do despertar de Cima, "Noé necessitou de Sua assistência e apoio," que veio do Superior, e esse é o grau de Noé.
O grau de Abraão - não necessitar de Seu apoio. Ele caminhou nos vasos de recepção, que vieram antes dos vasos de doação. Os vasos de doação, G"A, estão Acima. Sob eles estão os vasos de recepção, AHP. E Abraão caminhou nos vasos perante ele, perante os vasos de doação, que são atribuídos ao Criador, ao passo que os vasos de receber não são atribuídos aos vasos. Logo, usar os vasos de receber é chamado "despertar de baixo," atribuído ao inferior. Assim, Abraão não precisa de Sua assistência e apoio, dado que ele caminhou nos vasos de recepção, e com esses vasos, ele serviu o Criador. "Noé caminhou com o Criador" - com os vasos pertencentes ao Criador, vasos de doação, que o Criador deu.
Pergunta: É trazer contentamento ao Criador a aspirada recompensa?
Sumário do Artigo "Estas são as Gerações de Noé," Dr. Michael Laitman