Rabash, Shlavey ha Sulam, 1985, Artigo 19, “Vem ao Faraó”: Está escrito: “Vem ao Faraó.” Por outras palavras, vamos juntos dado que eu venho contigo em prol de mudar a tua natureza. E eu desejo só desejo que tu Me peças para te ajudar a mudar a natureza e a reformar da vontade de receber para a vontade de doar.
O nosso desejo egoísta é pequeno, e nós ainda não percebemos o grau do nosso mal e humildade. Pelo contrário, nós pensamos que somos bastante bons. A verdade pode ser encontrada apenas na Luz. Quando uma pessoa é despertada de Cima, ela começa a procurar o propósito da sua vida, algo além da existência “animalesca” no corpo.
Então, com a ajuda dos livros e meio, ela gradualmente descobre mudanças em si mesma. Ela é levada para fora do estado vulgar de existência, e ela avança enquanto recebendo frequentemente várias impressões radicais.
Finalmente, ela chega a perceber que isto tem a ver com uma mudança na sua natureza. Este entendimento ganha sua concentração começando com o momento em que ela começa a perceber que o seu estado não é como é suposto ser.
Durante muitos anos, uma pessoa pode estar a ouvir isto e não o escutar no interior. Mas no momento em que ela sente que ela é a chave e que é necessário mudar a sua essência. Neste ponto, a Torá ou o método de correcção do egoísmo conta a uma pessoa sobre si mesma. Então, a pessoa concentra-se a si mesma. Ela não deseja corrigir os outros e não se distrai por alguma coisa externa. Sua atenção adquire um vector inverso, e a pessoa começa a contemplar para dentro.
Agora ela pode usar o método em prática. Ela já tem uma conexão com ele ao passo que anteriormente ela estava apenas conectada com sabedoria geral. Está escrito: “Confia na sabedoria entre as nações, e não confies na Torá entre as nações.” As “nações” envolvem os que ainda não desejam se corrigir a si mesmos. E, contrário a isso, um Judeu (“Yehudi”) é uma pessoa que, independentemente do seu fundo genético, percebeu que ela precisa de alcançar unicidade (Yehud), a similaridade de qualidades ou doação.
Tendo se focado em si mesma, uma pessoa vê que até que ela mude, não há nada para esperar dado que todas as mudanças começam no interior. Então ela lembra-se que ela tinha lido sobre isso nos textos Cabalisticos anteriormente. Daqui em diante, ela está conectada com o método. Ele torna-se querido para ela pois ela sente que ela depende da fonte chamada a Torá, os textos, o professor, e o grupo.
Apenas então compreende a pessoa o que estas palavras significam: “Vem ao Faraó.”
[24141]
Da 1ª parte da Lição Diária de Cabala 10/18/10, “Vem ao Faraó”
IN LAITMAN.COM