Inicialmente, A Inclinação Do Mal É Como Um Convidado
VaEtchanan [E Eu Roguei]
150) A que é a inclinação do mal semelhante? Quando ela vem para se conectar com uma pessoa, ela é como ferro que é colocado no fogo. Depois de ser aquecido, é trazido de volta inteiramente como fogo.
151) Quando a inclinação do mal vem para se prender a uma pessoa, é como se uma pessoa visse a abertura e visse que não há ninguém que a impeça. Ela entra na casa e torna-se lá um convidado, e ela vê que não há ninguém que o impeça de partir de lá e prosseguir seu caminho. Uma vez que ele entrou na casa e não havia ninguém que o impedisse, ele se tornou nomeado sobre a casa e se tornou o senhorio da casa, até que ele descobre que o todo da casa está na sua posse.
Como a Inclinação do Mal Seduz a Pessoa
VaYerá [E o Senhor Apareceu]
339) Está escrito, “A sanguessuga tem duas filhas — Hav, Hav [dá, dá].” Estas são as duas filhas da inclinação do mal, que evocam a inclinação a governar sobre o corpo. Uma é uma alma que cresce sempre no corpo, a outra é uma alma que deseja maus desejos, e a todos os maus desejos neste mundo. Ela é a sénior, enquanto a primeira é a júnior.
340) A inclinação do mal conecta-se somente nessas duas almas, para seduzir as pessoas, e parra ser confiada para que ela as possa conduzir a um lugar onde flechas mortais são jogadas a elas e as rompem, como está escrito, "Até que uma flecha rompa o seu fígado."
341) É semelhante aos ladrões que roubam nas montanhas e se escondem a si mesmos num lugar terrível nas montanhas, e sabem que as pessoas evitam ir a esses lugares. O que fizeram eles? Eles fugiram delas. Aquele que é mais astuto de todos, que sabe como seduzir as pessoas, que as abandonou e se sentou no caminho direito, para onde todas as pessoas vão — assim que ele vem às pessoas do mundo ele começa a se conectar a elas lá até que ele as atrai para sua teia. Ele as trás a um lugar terrível onde há ladrões, e eles as matam. Tal é a maneira da inclinação do mal: ela atrai as pessoas no mundo até que elas acreditem nela e então as trás a um lugar de flechas mortais.
Lidar Com A Inclinação do Mal
Miketz [No Final]
195) Um deve sempre irar a boa inclinação sobre a má inclinação e se esforçar por isso. Se ela parte com ele, bom. Se não, que ele se envolva em Torá, dado que nada quebra a inclinação excepto a Torá. Se ela parte, bom. Se não, deixa-o recordá-la do dia da morte, para a quebrar.
196) Devemos observar aqui. Afinal, esta é a inclinação do mal, o anjo da morte. Irá o anjo da morte quebrar antes do dia da sua morte? Ele mata pessoas, que significa que sua alegria é condenar pessoas à morte que é o porquê dele sempre as enganar, as seduzir para a morte.
197) Certamente, um deve recordá-lo do dia da morte para quebrar o coração do homem, pois a inclinação do mal está presente somente num lugar onde há alegria de vinho e orgulho. E quando o espírito do homem está quebrado, ela abandona-o e não está sobre ele. É por isso que um deve sempre a recordar do dia da morte, para que seu corpo quebre e ela parta.
198) A boa inclinação necessita da alegria da Torá, e a inclinação do mal necessita da alegria do vinho, adultério e orgulho. É por isso que o homem precisa sempre de a irar desse grande dia, o dia do juízo, o dia da contagem, quando tudo o que protege uma pessoa são as boas acções que ele faz neste mundo para que elas o protejam nessa altura.
Uma Alta Montanha Ou Um Fio de Cabelo
VaYeshev [E Jacob Se Sentou]
240) No futuro, os justos verão a inclinação do mal como uma alta montanha. Eles questionarão e dirão, “Como poderíamos conquistar uma tão alta montanha?” Também no futuro, os ímpios verão a inclinação do mal como um fio de cabelo. E eles questionarão e dirão, “Como não poderíamos conquistar este fio de cabelo?” Estes chorar e aqueles choram, e o Criador os desenraizará do mundo e Ele as matará perante seus olhos, e ela não mais governará o mundo. Então os justos verão e rejubilarão, como está escrito, “Somente os justos darão graças a Vosso nome.”
Dois Anjos
Ve’Eleh Toldot Itzhak [Estas São as Gerações de Isaac]
170) "Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, Ele faz até seus inimigos estarem em paz com ele." Há dois anjos para a pessoa, emissários do alto para se unirem com ela, um à direita e um à esquerda. E eles testemunham a pessoa e estão presentes em tudo aquilo que ela faz. Seus nomes são "a boa inclinação" e "a inclinação do mal"
171) Quando um homem vem para ser purificado e se esforçar nas Mitsvot da Torá, essa boa inclinação ficou conectada a ele e já prevaleceu sobre a inclinação do mal e se reconciliou com ela e a inclinação do mal se tornou serva da boa inclinação. E quando a pessoa chega a ser corrompida, essa inclinação do mal se intensifica e supra a boa inclinação.
Quando essa pessoa vem para ser purificada, ela precisa de superar várias intensificações. E quando a inclinação boa prevalece, seus inimigos, também, fazem a paz com ela, uma vez que a inclinação do mal, que é sua inimiga, se rende ante a boa inclinação. Quando a pessoa avança pelas Mitsvot da Torá, seus inimigos fazem a paz com ela, ou seja a inclinação do mal e todos aqueles que vêm do seu lado fazem a paz com ela.
Com Todo O Vosso Coração
Terumá [Donativo]
668) O amor ao Criador, quando uma pessoa O ama, ele desperta somente do coração, uma vez que o coração é o lugar do despertar, para evocar amor para Ele...
669) “Com todo o vosso coração [com uma dupla Bet no "coração" em Hebraico],” ou seja, com dois corações, que são as duas inclinações, a boa inclinação e a má inclinação. Cada uma é chamada "um coração" — um é chamado "um bom coração" e a outra é chamada "um mau coração." Foi por isso que se disse "Com todo o vosso coração," e não diz "Com todo o vosso coração [com uma única Bet]," pois isso implica duas, que são a boa inclinação e a inclinação do mal.
671) A inclinação do mal, como pode um amar o Criador com ela? Afinal, a inclinação do mal zomba para que um não se aproxime do trabalho do Criador, então como podemos amar o Criador com ela? Contudo, o trabalho do Criador é mais importante quando esta inclinação do mal se rende a Ele e a pessoa a quebra. Este é o amor ao Criador, pois um sabe como trazer a inclinação do mal para o trabalho do Criador.
672) Este é o segredo para aqueles que conhecem o Din [juízo]: Qualquer coisa que o Criador faça acima e abaixo é somente para mostrar Sua glória, e tudo é para O servir. E qualquer um que tenha visto um escravo zombando do seu mestre se torna um zombador de modo a não fazer a vontade do seu mestre em qualquer coisa que seja a vontade do seu mestre. A vontade do Criador é que as pessoas O sirvam sempre e caminhem pelo caminho da verdade, para as recompensar com grande bem. E uma vez que esta é a vontade do Criador, como pode um mau servo chegar e zombar da vontade de seu mestre, desviando as pessoas para o mau caminho e as desviando do bom caminho, as fazendo não fazer a vontade do seu mestre e desviando as pessoas para o mau caminho?
673) Realmente, ele certamente faz a vontade de seu mestre. Isso é como um rei que tinha um filho único, que ele muito amava. Por seu amor, ele o ordenou a se afastar de uma má mulher porque qualquer um que se aproxima dela é indigno de entrar no palácio do rei. Esse filho prometeu fazer a vontade do seu pai com amor.
675) E na casa do rei, do lado de fora, havia uma meretriz — bela de ver e bela em forma. Um dia, o rei disse, "Desejo ver o desejo do meu filho para comigo." Ele evocou essa meretriz e lhe disse, "Vai seduzir meu filho, para ver seu desejo para comigo." A meretriz seguiu o filho do rei e começou a abraçá-lo e a beijá-lo e a seduzi-lo com todos os tipos de seduções. Se esse filho é decente e mantém o mandamento do seu pai, ele a repreende, ele não a escuta, e a repele dele. Então seu pai é feliz com seu filho e o trás para seu palácio, dando dádivas e presentes e grande honra. E quem causou todo esse bem a esse filho? Foi essa meretriz.
675) Essa meretriz recebe qualquer louvor por tudo isso ou não? É claro que ela é louvada de todas as maneiras: 1) por ter feito como o rei ordenou; 2) por ter causado todo o bem a esse filho, todo esse amor do rei para ele. É por isso que está escrito, "E eis, era muito bom." "Era muito bom" é o anjo da vida. "Muito" é o anjo da morte, que é a inclinação do mal, que certamente é muito bom para aquele que mantém o mandamento do seu mestre. Não fosse esse zombador, os justos não teriam herdado aqueles altos tesouros que eles estão destinados a herdar no mundo vindouro.
Montar O Burro
Pinehas
485) A Yod de Shadai é a letra da aliança, um anel de uma corrente no pescoço do demónio, ou seja a inclinação do mal. Isto assim é porque Shadai tem as letras de Shad e Yod [Shed significa demónio em Hebraico]. que não prejudicará uma pessoa. David disse sobre ele, "Livrai minha alma da espada, minha única do cão," uma vez que a inclinação do mal é uma serpente, um cão, um leão. David disse sobre isso, "Ele espreita num esconderijo como um leão no seu covil," e o profeta lhe chamou "um urso," como está escrito, "Ele é para mim como um urso deitado à espera, um leão em lugares secretos." Ela é comparada a bestas, comparada a todos os animais presas, e é comparada a toda a pessoa, à medida de suas iniquidades, pois de acordo com a iniquidade um é chamado "Leão" ou "Urso," etc..
486) A inclinação do mal é um Deus, uma serpente, e um burro zurrador sobre o qual a alma é colocada. Assim que ela sabe que o cavaleiro sobre ela é ímpio, está escrito sobre isso, "E seu cavaleiro cai para trás," pois aquele que cai dela cairá. Foi por isso que Job disse, “Eu não sou inferior a vós [em Hebraico, Nofél significa tanto "inferior" como "caído."],” e o justo que a monta e a ata com um nó da correia dos Tefillin, o símbolo dos Tefillin, a Yod de Shadai, o anel no seu pescoço. A Shin dos Tefillin é a corrente no seu pescoço.
487) Elias subiu com ela para os céus, como está escrito, “E Elias subiu por um redemoinho para os céus.” Nisso, “O Senhor respondeu a Job a partir do redemoinho,” e foi por isso que eles disseram sobre ela, “Quem é um herói? Aquele que conquista sua inclinação.” Alguns se tornam um burro para ela, não afligindo seu cavaleiro, e eles são aqueles que se esforçam em tudo quanto o mais. Foi por isso que se disse a respeito de Abraão, “E selou seu burro,” e foi por isso que foi dito sobre o Messias, “Um pobre, montando um burro.”
Isto assim é porque a inclinação do mal recebe sua força para prejudicar e desviar as pessoas a partir da linha esquerda. Através de seus tempos, os ímpios aumentam o poder da esquerda sobre a direita, pela qual ele cai para a autoridade da inclinação do mal, que é chamada por muitos nomes, de acordo com a substância do pecado do homem. E um é chamado pelo tipo de iniquidade que faz uma pessoa pecar. A Yod deShadai, o símbolo da aliança, é a linha média, na qual há a Masach de Hirik que diminui os GAR da esquerda, que são o poder inteiro da inclinação do mal. E um justo que guarda a aliança ata-a para que ela não possa fazer um pecado. Isto é similar a aquele que deixa cair um anel de uma corrente ao seu pescoço e a governa. Também, a Shin [ש] dos Tefillin indica três linhas.
A inclinação do mal é dada a cada pessoa para a conquistar e a montar. Se um a conquista, toda a perfeição vem através da inclinação do mal, como está escrito, "Como todo vosso coração," ou seja com ambas vossas inclinações, a boa inclinação e a má inclinação. Segue-se que se um é recompensado e monta sobre a inclinação do mal, ele é recompensado. O redemoinho é a inclinação do mal, que ele conquistou e montou e foi recompensado com subir aos céus.
Também está escrito, “E o Senhor respondeu a Job a partir do redemoinho,” uma vez que ele foi recompensado com conquistar o redemoinho. Está também escrito, “Quem é um herói? Aquele que conquista sua inclinação,” pois se ele a conquista, ele é recompensado com a perfeição inteira. Para aquele que é recompensado com a conquistar parcialmente, a inclinação do mal torna-se um burro sobre a qual montar, e a inclinação do mal nunca o aflige novamente, pois ele mantém os Mitzvot [mandamentos] leves bem como os sérios, e então a inclinação do mal se torna um burro para eles, pois Homer [matéria/substância] tem as letras de Hamor [burro]. Está escrito sobre Abraão, "E ele selou seu burro," um pobre homem montando um burro, pois eles foram recompensados com conquistar a inclinação do mal até que ela se tornou um burro para eles montarem, para os trazer até à perfeição.
» Voltar ao Índice do Livro
» Voltar ao Índice do Livro