A Alma de Adam HaRishon
VaEra [E Eu Apareci]
32) “E Eu apareci a Avraham.” “Feliz é o homem para quem o Senhor não conta iniquidades.” Quão densas são as pessoas por não saberem e não observarem porque elas estão no mundo. Afinal, quando o Criador criou o mundo, Ele fez o homem à Sua imagem e estabeleceu-o com Suas correcções, para se envolver na Torá e percorrer Seus caminhos.
33) Quando Adam ha Rishon foi criado, ele foi estabelecido a partir da poeira do Templo abaixo,Malchut, que é chamada “poeira,” mas Malchut que é mitigada em Bina, chamada “a poeira do Templo abaixo.” E as quatro direcções do mundo, HGTM, conectadas nesse lugar, chamado “O Templo,” em Malchut que foi mitigada em Bina. E essas quatro direcções do mundo unidas em quatro lados, as fundações do mundo—fogo, vento, água e poeira—a interioridade de HGTM. As quatro direcções do mundo unidas nas quatro fundações do mundo e o Criador estabeleceu delas um único corpo, na correcção superior, que é Bina, na qual a Malchut foi mitigada em Bina. Acontece que esse corpo foi feito de dois mundos deste mundo inferior, Malchut, e do mundo superior, Bina. Este é o sentido dos dois pontos que se uniram juntos.
Passado, Presente e Futuro - Simultaneamente
Aharei Mot [Depois da Morte]
95) Todos os líderes do mundo em cada geração se encontram perante o Criador nas suas formas antes deles virem para o mundo. Até todas as almas das pessoas, antes delas virem para o mundo, são cravadas perante Ele nos céus, na mesma forma que elas têm neste mundo. E tudo o que elas aprendem neste mundo, elas sabem antes de virem para o mundo. E aprendemos que tudo isto está naqueles que são verdadeiros justos.
96) E todos aqueles que não são justos neste mundo são removidos do Criador até lá, no alto, antes de eles virem para o mundo. Eles entram no fosso do grande abismo e se apressam a descer para o mundo. E sua alma é tão obstinada neste mundo como ela era antes de ela vir para o mundo.
Também, eles jogam essa parte sagrada que o Criador lhes deu do lado da santidade e vagueiam e deambulam. Eles são violados no fosso do grande abismo e tomam sua quota de lá, e se apressam a descer para o mundo. Se um é mais tarde recompensado e se arrepende perante seu Mestre, ele toma seu próprio pedaço, a parte da santidade que havia jogado do alto, como está escrito, “Aquilo que é já foi, e aquilo que será já foi.”
Isto assim é porque quando as almas são criadas, enquanto elas estão ainda no alto, antes delas virem para este mundo abaixo do tempo, elas estão em eternidade, acima do tempo, onde passado, presente e futuro se aplicam de uma vez só, como é a natureza da eternidade. Segue-se que todas as acções que as almas farão uma de cada vez quando elas vêm para este mundo já existem lá de uma vez só, como suas acções neste mundo.
Isto assim é porque o todo da Torá que elas aprenderão neste mundo durante os anos de suas vidas já existe lá. E todas as suas más acções já estão retratadas nas suas almas. E como elas jogarão a parte sagrada neste mundo, elas o farão lá, também. E se elas estão destinadas a primeiro pecar e então se arrepender neste mundo, isso está retratado no alto como tudo de uma vez só, como é a natureza da eternidade, pois isto, também, já está retratado lá.
E há uma diferença entre uma alma que está destinada a ser um justo e aquela que está destinada a ser um ímpio. Aquela que está destinada a justo já lá está em toda a sua santidade, e desta forma não tem desejo de vir para este mundo, para o corpo material imundo, a não ser pelo decreto do Criador. Mas uma alma que está destinada a ser um ímpio se apressa a vir e vestir o corpo imundo, pois ela deseja imundice.
A Alma Abrange o Criador e a Divindade
Teruma [Doação]
590) Desde o dia em que um herda a alma, que abrange o Criador e Sua Divindade, a partir desse tempo ele é chamado “um filho.” Este é o sentido do que David disse nos Salmos, “Eu contarei da lei do Senhor: Ele disse para Mim, ‘Tu és Meu Filho, hoje Eu Te gerei.’” Isto se aplica a toda a pessoa quando um obtém a alma.
Minha Pomba, Minha Imaculada, É Senão Uma
Chayei Sarah [A Vida de Sara]
141) “Minha pomba, minha imaculada, é senão uma; ela é a única,” a Neshamá [alma]. Porque é que aqui, no Cântico dos Cânticos, chamamos à alma na forma feminina, “Minha pomba, minha imaculada,” e aqui, na Torá, lhe chamamos na forma masculina, Abraão?
142) Na Torá, a alma é chamada pela forma masculina, se relacionando ao corpo. Isto assim é porque em respeito ao corpo, a alma é como uma mulher para um homem. Também, para um grau mais alto que si mesma, a alma é como uma fêmea perante um macho. E cada um herda seu mérito de acordo com a questão em mãos. É por isso que no Cântico dos Cânticos, quando o rei que a paz é sua fala da alma, que é um grau mais alto que ela, ela é considerada uma fêmea e ele refere-se a ela como uma fêmea, “Minha pomba, minha imaculada.” Mas a Torá fala da alma em e por si mesma; assim, ela refere-se a ela como forma masculina, Abraão.
Alma e Amor
VaYechi [Jacob Viveu]
744) Portanto, as almas são superiores de dois lados, de ZA e de Nukva e eles vêm da sua interioridade. Assim, por que descem elas para este mundo e por que o abandonam? Isso é como um rei que tinha um filho, que ele enviava para certa aldeia para o criarem até que ele fosse crescido e para lhe ensinarem as condutas do palácio do rei. Quando o rei ouviu que seu filho havia crescido, ele enviou a mãe dele pelo seu pelo seu filho e ela o trouxe para o seu palácio e ele rejubilou com seu filho.
745) Assim o Criador gerou um filho com sua mãe, que são a mais alta, alma sagrada, as gerações de ZON. Ele o enviou para expiar, ou seja, para este mundo, para crescer nele e para lhe serem ensinadas as condutas do palácio do Rei. Uma vez que o Rei sabia que seu filho cresceria nessa aldeia e a hora havia chegado de trazê-lo para o seu palácio, por amor, ele enviou sua mãe e ela o trouxe para o seu palácio. A alma não abandona este mundo até que sua mãe venha atrás dela e a traga para o palácio do Rei, onde ela se senta para sempre.
746) Todavia, é da natureza do mundo que as pessoas da aldeia chorem pela partida do filho do rei de perto delas. Houve um sábio lá, que lhes disse, "Por que choram? Não é ele um príncipe, que não deve viver mais entre vós, mas no palácio do seu pai?" Assim era Moisés, que foi um sábio. Ele vira que o povo da aldeia chorava e assim disse, "Vós sois os filhos do Senhor vosso Deus: não vos cortais.”
747) Se todos os justos soubessem isso, eles ficariam felizes quando seu dia de abandonarem este mundo chegasse. Não é a mais alta honra que a senhoria venha por eles e os conduza para o palácio do Rei para que o Rei rejubile com eles o dia inteiro? Afinal, o Criador se entretém somente com as almas dos justos.
748) O amor da assembleia de Israel, a Nukva, pelo Criador, ZA, desperta quando as almas dos justos abaixo a despertam, uma vez que eles vÊm do lado do Rei, ZA, do lado do macho. Assim, este despertar vem até à Nukva do macho e o amor desperta.
Sucede-se que o macho desperta a afeição e amor pela Nukva quando a Nukva fica conectada com amor ao macho. Isto responde à pergunta que não é bom para a Nukva perseguir o macho. Agora está claro que as almas dos justos, que são machos, despertam este amor por ZA.
749) Similarmente, o desejo da Nukva de disparar águas inferiores contra águas superiores está somente nas almas dos justos. Felizes são os justos neste mundo e no mundo vindouro, pois superior e inferior se encontram sobre eles. Assim, "Um justo é a fundação do mundo" pode ser relativo ao justo superior, Yesod de ZA e pode ser relativo às almas dos justos, ambos estão certos.
750) O significado de tudo é que o justo é Yesod no alto, Yesod de ZA e Yesod abaixo, na Nukva e as almas dos justos. E a assembleia de Israel, a Nukva, está incluída nos justos acima e abaixo. Um justo do lado de Yesod de ZA e um justo do lado da alma dos justos abaixo, a herdam, ou seja à Nukva. Esse é o sentido de, "O justo herdará a terra," a Nukva. O justo, Yesod de ZA, herda a terra, Nukva, concede bênçãos sobre ela todos os dias e lhe dá prazeres e delícias propagadas do alto, de Bina, que ele atrai para ela.
Pessoas e Anjos
Aharei Mot [Depois da Morte]
220) Desde o dia em que o mundo foi criado, as almas dos grandes justos se encontram perante o Criador e pausam perante Ele. E o Criador vislumbra sobre elas até que seja tempo de as trazer abaixo para a terra e vestirem um corpo. E elas governam acima e abaixo, como está escrito, “Como o Senhor… vive, perante quem eu me encontrei.” “…Me encontrei,” significa antes dele ter vindo para este mundo. Posteriormente, ele regressou ao seu lugar nos céus e subiu para seus aposentos.
Mas outras almas não sobem aos seus lugares até que elas morram porque elas não se encontraram perante o Criador no mesmo grau, tais como Enoque [Hanoch] e Elias [Eliyahu], que foram recompensados com subir a seus lugares enquanto eram vivos. Foi por isso que Elias se tornou um emissário e um mensageiro acima, como fez Enoque. Também, eles aderiram ao Rei mais que um anjo.
221) Todos os Espíritos Sagrados no alto, ou seja anjos, trabalham como emissários do Criador, e todos eles vêm de um lugar. Mas as almas dos justos vêm de dois graus que estão incluídos num; assim, elas sobem mais alto que os anjos, e seus graus são mais que desses anjos. E todos aqueles que estavam lá escondidos desceram e subiram nas suas vidas, como Enoque, em quem não havia morte.
Dois pontos estão incluídos em Malchut — uma fechadura e uma chave. Todas as luzes se estendem somente através da chave, e o ponto da fechadura está oculto nela. E ela é chamada, “A árvore do conhecimento do bem e do mal,” uma vez que as pessoas, que estendem de Malchut, são boas se elas forem recompensadas e não pecarem, quando o ponto da fechadura não aparece e ele é recompensado com todas as luzes. E se um não é recompensado, ele é mau, e o ponto da fechadura aparece nele. Nessa altura, todas as luzes partem de imediato e assim, a morte vem sobre o homem, pois Satã, que é o anjo da morte, desperta o ponto da fechadura sobre o homem, que causa a partida da luz da vida.
Há uma virtude nos anjos que não existe nas pessoas: anjos não morrem. As pessoas, contudo, são feitas do ponto da fechadura, também, e desta forma morrem. Mas há uma virtude nas pessoas que não existe nos anjos, dado que os anjos não têm fardo da correcção, pois a chave não precisa de correcção, uma vez que ela vem de Biná e ela só vem para corrigir a fechadura. Assim, eles encontram-se sempre no mesmo grau que quando foram criados, e não há ascensões e descidas neles.
Mas as pessoas, que contêm uma fechadura, carregam o fardo inteiro da correcção; assim, quando elas são recompensadas, elas sobem e alcançam graus que não existem nos anjos. E há grandes almas nas quais a fechadura está tão profundamente escondida que ela nunca será adequada de revelar. Mas eles não morrem, uma vez que a fechadura neles está escondida e oculta na sua raiz.
» Voltar ao Índice do Livro
» Voltar ao Índice do Livro