O Que Quer Que Aches Que Tens O Poder De Fazer, Faz
Pinehás
134) “O que quer que aches que tens o poder de fazer, faz.” Quão bom é que uma pessoa se esforce para fazer a vontade do seu Mestre enquanto a vela está acesa e está presente sobre sua cabeça, uma vez que a luz da vela é um poder que está sobre ele. Está escrito sobre isso, “Que o poder do Senhor cresça.” Este é o poder do Criador que está presente sobre a cabeça dos justos e todos aqueles que se envolvem na vontade do seu Mestre, que é a Divindade.
Intermédio
Bo [Vinde ao Faraó]
211) “Um deve sempre se considerar a si mesmo como se o mundo inteiro dependesse dele,” ou seja que ele se deve considerar a si mesmo e ao mundo inteiro como intermédios. E se ele mantiver um mandamento, ele se sentencia a si mesmo e ao mundo inteiro a uma escala de mérito. E se ele comete uma transgressão, ele se sentencia a si mesmo e ao mundo inteiro a uma escala de pecado.
Apoio do Criador
VaYetze [Jacob Saiu]
350) Rei David sempre se anexou ao Criador. Ele não se preocupava com qualquer outra coisa no mundo, senão aderir a Ele com sua alma e vontade, como está escrito, "Minha alma se apega a Ti." E dado que ele sempre se apegou ao Criador, Ele o apoiou e não o deixou, como está escrito, "Tua direita me apoiou." Nós aprendemos disso que quando a pessoa vem para se apegar ao Criador, o Criador segura-a e não a deixa.
O Despertar Do Superior
Lech Lechá [Vai Em Diante]
231) O despertar do superior é somente através do despertar do inferior porque o despertar do superior depende do desejo do inferior.
Quando A Pessoa Vem Para Se Purificar
Lech Lechá [Vai Em Diante]
268) Está escrito, “Eu sou do meu amado, e seu desejo é por mim.” No princípio, “Eu sou do meu amado,” e posteriormente, “E seu desejo é por mim.” “Eu sou do meu amado” é para primeiro definir um lugar para ele com um despertar de baixo, e então, “E seu desejo é por mim.”
269) Divindade não está presente nos ímpios. Quando uma pessoa vem para se purificar e se trazer a si mesma mais perto do Criador, Divindade está sobre ela. Está escrito sobre isso, “Eu sou do meu amado,” primeiro, e então, “E seu desejo é por mim,” uma vez que quando um vem para se purificar, ele é purificado.
Aquele que Santifica é Santificado
VaYikra [O Senhor Chamou]
423) Felizes são os justos, pois eles têm uma parte elevada no Criador, na parte sagrada, nas santidades do Rei, dado que eles se santificam nas santidades do seu Mestre. E qualquer um que santifique, o Criador o santifica a ele, como está escrito, "Santifiquem-se antes e sejam sagrados." A pessoa que se santifica com a santidade do seu Mestre, é vestida com uma sagrada alma, que é a herança do Criador e da assembleia de Israel, pois a alma é uma descendente de ZON. E depois ela herda todas as coisas. Estes são aqueles que são chamados, "filhos do Criador," como está escrito, "Vós sois os filhos do Senhor vosso Deus."
Construção do Templo
Noach
323) "A casa, enquanto se construía, foi feita de uma perfeita pedra transportada." "A casa, enquanto se construía" significa que ela se construía sozinha. Mas não foram Salomão e todos os artesãos que a construíram?
324) Certamente, assim é, como está escrito, "A lâmpada será feita de uma peça." Se é uma peça, que significa que os artesãos batião na barra com uma marreta, então o que é, "Será feita"? Isso significa que ela foi construída sozinha. É claro, tudo no Templo foi construído sozinho, como símbolo e um milagre. Quando os artesãos começaram a trabalhar, o trabalho ensinou aos artesões como o fazerem, que eles não sabiam antes de começarem nele.
325) Qual é a razão? Isso é porque a bênção do Criador estava sobre eles. Por isso está escrito, "Enquanto se construía," pois ele se construía sozinho, dado que ele ensinou aos artesões a aprendizagem, como começar a fazê-lo e o registo desse trabalho literalmente sairia dos seus olhos e eles olhariam para esse registo e trabalhavam até que a casa inteira fosse construída.
Fazer o Santuário
Pekudei [Contas]
15) Quando o Criador disse para Moisés, "Faz o Tabernáculo," Moisés ficou atónito; ele não sabia o que fazer até que o Criador vivamente lhe mostrou, como está escrito, "E vê e faz-os segundo seu padrão, que te é mostrado a ti na montanha." "No seu padrão" significa que o Criador mostrou a Moisés tudo na sua forma superior, espiritual e cada uma das formas espirituais no alto faziam sua forma semelhante à forma fictícia que foi feita abaixo, na terra. Foi assim que Moisés soube.
16) "Que te está a ser mostrada na montanha." No espelho que não brilha, Malchut mostrava dentro dela todas as condutas e formas que são feitas abaixo.
17) Está escrito, "Que te é mostrado a ti." "Ti" é o espelho que não brilha, Malchut, que lhe mostrou dentro dela todas estas formas. E Moisés viu cada uma delas na sua forma corrigida, como uma pessoa vê dentro de uma bola de cristal, dentro de um espelho que mostra todas as formas.
E quando Moisés as vislumbrou, ele as achou desconcertantes, dado que lá, em Malchut, tudo se encontrava na sua forma espiritual, mas cada forma igualava sua forma à forma fictícia neste mundo, no Tabernáculo. Sucede-se que essas duas formas eram aparentes: a espiritual e a fictícia.
Foi por isso que Moisés ficou atónito; ele não sabia qual delas perceber. O Criador lhe disse, "Tu com teus sinais e Eu com os Meus," que Moisés percepcionaria os sinais fictícios em todas as coisas e o Criador percepcionaria os sinais espirituais em todas as coisas e depois a forma espiritual é colocada sobre a forma fictícia. Depois Moisés ficou seguro em todo o trabalho do Tabernáculo.
O Condutor de Burros
Terumá [Donativo]
536) Rabi Yosi e Rabi Chiya caminhavam no caminho e um condutor de burros conduzia os burros atrás deles. Rabi Yosi disse para Rabi Chiya, "Nos deveríamos engajar e esforçar nas palavras da Torá porque o Criador caminha na nossa frente, assim é hora de fazer correcções para Ele, para que Ele esteja connosco neste caminho." Um condutor de burros pica os burros com um pedaço de madeira para fazê-los andarem mais rápido.
537) Rabi Chiya começou e disse, "É hora de fazer pelo Senhor; eles quebraram Tua lei." Em qualquer momento em que a Torá exista no mundo e as pessoas se engajem nela, o Criador está aparentemente feliz com Suas obras, dado que há alegria em todos os mundos e os céus e a terra preservam sua existência. Além do mais, o Criador reune Seu inteiro agregado e lhes diz, "Vejam o povo sagrado que Eu tenho na terra, a Torá é coroada por causa deles, vejam Minhas obras, de quem vocês disseram, 'O que é o homem, para que Eu me lembre dele?’” E eles, quando vêem a alegria do seu Mestre, prontamente começam e dizem, "E quem é como Teu povo, como Israel, uma nação na terra..”
538) E quando Israel se afastam da Torá, Sua força aparentemente esvace, como está escrito, "Tu negligenciaste a Rocha que de gerou" e depois está escrito, "E todos os exércitos dos céus se levantam." Assim, é hora de fazer pelo Senhor. Esses justos que restaram devem reunir sua força e praticar boas acções para que o Criador seja fortalecido com os justos e com Seus acampamentos e exércitos, uma vez que eles quebraram Tua lei e as pessoas não se engajam nela adequadamente.
539) O condutor de burros, que conduzia os burros atrás deles, lhes disse, "Por favor, gostaria de fazer uma pergunta." Rabi Yosi respondeu, "Certamente, a estrada está disposta ante nós, faz tua pergunta." Disse ele, "Este versículo, tivesse dito, 'Deveria ser feito" ou "Foi feito,' eu diria que sim. O que é 'Tempo'? E também, está escrito, 'Fazer pelo Senhor.' Deveria dizer, 'Ante o Senhor.' O que é 'Fazer pelo Senhor'?" Disse Rabi Yosi, "A estrada está disposta ante nós em vários caminhos: Um, que haviam dois e agora há três, pois a Divindade foi incluida connosco. Um, que pensei que eras como uma árvore seca, enquanto que és tão fresco como uma azeitona. E um, que perguntaste muito bem e uma vez que começaste a falar, agora fala."
540) Ele começou e disse, "Tempo de fazer pelo Senhor," uma vez que há um tempo e há um tempo - um tempo para amar e um tempo para odiar. Um tempo no alto, fé, Malchut, é chamada 'Tempo.' Isto é chamado 'Um tempo de boa vontade' e isso significa que o homem deve amar o Criador, como está escrito, 'E tu amarás o Senhor teu Deus.' Sobre isso, o tempo de amar, esse é um tempo, ou seja que a pessoa deve amar.
541) "E há outro tempo, que é outro deus, que a pessoa deve odiar e não segui-lo com o seu coração. Assim, esse é um tempo para odiar. E por isso está escrito, 'Diz ao teu irmão Aarão para que ele não entre num tempo qualquer no lugar sagrado.'
542) "Quando Israel se engajam na Torá e nos Mitsvot [mandamentos] da Torá, nesse tempo a fé sagrada, Malchut, é corrigida nas suas correcções e está totalmente adornada como deve ser. E quando Israel não se engajam na Torá, nesse tempo ela não está aparentemente corrigida e está incompleta e não está na luz. Então é tempo de fazer pelo Senhor.
543) "O que é 'Fazer pelo Senhor'? Está escrito, 'Que Deus criou para fazer.' O que é 'Para fazer'? Isso significa que corpos de demónios permaneceram, que não foram feitos porque o dia foi santificado e eles permaneceram para fazer porque são espíritos sem corpos. Aqui, também, é tempo de fazer, o tempo ficou sem correcção e sem plenitude porque eles quebraram Tua lei, pois Israel se têm afastado das palavras da Torá, pois esse tempo assim é, ora subindo ou descendo para Israel. Se eles se engajam na Torá, ele sobe. Se eles se afastam da Torá, ele desce."
544) Disse Rabi Yosi, "Está certamente por baixo de ti conduzires os burros atrás de nós. Feliz é esta estrada, pois fomos recompensados com escutar isto. Feliz é a geração na qual Rabi Shimon se encontra dentro dela, essa sabedoria é achada até entre as montanhas." Desceram Rabi Yosi e Rabi Chiya dos seus burros e os três caminharam no caminho.
Pelo Que A Pessoa Assume No Seu Coração
VaYerá [O Senhor Apareceu]
153) “Seu marido é conhecido nos portões” é o Criador, que é conhecido e alcançado pelo que cada um assume no seu coração, à medida que ele consegue alcançar pelo espírito da sabedoria. Assim, correspondendo a isso que um assume no seu coração, Ele é conhecido no seu coração. É por isso que está escrito, “Conhecido nos portões,” nessas medidas [a mesma palavra que “portões” em Hebraico] que cada um assume no seu coração. Mas deve ser adequadamente sabido que não há nenhum que O consiga alcançar e conhecer.
154) “Seu marido é conhecido nos portões.” O que são portões? Está escrito, “Levantai vossas cabeças, Ó portões.” Por estes portões, que são altos graus, através deles é o Criador conhecido. Não fossem estes portões, eles não seriam capazes de alcançar n'Ele.
Correcção É Somente Neste Mundo
Coré
31) Um não deve dizer, “Quando eu chegar a esse mundo, eu rogarei misericórdia do Rei, e me arrependerei perante Ele.” Em vez disso, está escrito sobre isso, “Não há acção ou contemplação ou conhecimento ou sabedoria” assim que uma pessoa abandona este mundo. Se um deseja que o Rei Sagrado brilhe para ele nesse mundo e lhe dê uma quota no mundo vindouro, ele se deve envolver em incluir suas acções na direita neste mundo, e que todas as suas acções sejam pelo Criador.
248 Órgãos da Alma
Shoftim [Juízes]
8) Feliz é aquele que segura a árvore da vida, ZA, com seu corpo e com seus órgãos, que é uma vela. Todo e cada ramo é uma vela de Mitsvá, nos seus 248 Mitsvot, que correspondem aos 248 órgãos, uma vela de Mitsvá para cada órgão.
9) Quando ambos, a árvore da vida e a vela do Mitsvá, ou seja ZA e Malchut, agarram a mesma pessoa, as palavras, "E ele olhou e eis, o arbusto ardia com fogo e o arbusto não foi consumido," se realizam, se referindo ao homem. E SAM e a serpente e todos seus nomeados, que são espinhos, se agarram ao corpo do homem e ardem, enquanto os ramos do arbusto, seus frutos e as folhas não ardem. Foi isto que o Criador mostrou a Moisés.
365 Tendões da Alma
Pekudei [Contas]
151) Explicando a correcção de Yesod da Malchut, que foi feita pelo efeito de ZA. Há 365 tendões sob a influência das mangueiras - branco, preto, vermelho, incluidos um no outro e se tornaram uma cor. Estes tendões estão reticulados em dezassete redes e cada rede é chamada "tendões." Elas são tecidas uma na outra e descem ao fim do abismo, o Yesod emMalchut, chamado "abismo." Debaixo destes, duas redes se encontram ante um espelho de ferro e duas outras redes num espelho de cobre.
Tendões são iluminação de Chochmá na esquerda de Bina, que se propagam até Malchut. Eles são chamados tendões porque são de Bina, dado que KCHB é chamado Mocha, Atzamot, Gidin.
Um Bode por Azazel
Emor [falai]
236) "Araão jogará sortes pelos dois bodes." Esta é uma honra para Azazel pois haveis visto que um servo joge sortes igualmente com seu mestre? Habitualmente, um servo recebe aquilo que seu mestre dá, mas porque nesse dia, Sam’el estava prestes a fofocar sobre Israel, para o impedir de ter alguma coisa a dizer, lhe é dada uma porção nisso.
238) E não só isso, cada vez que o difamador está pronto e lhe é dada permissão, lhe deve ser dado algo com que lidar para deixar Israel em paz.
Repreende Por Amor
Ki Tazria [Quando uma Mulher Pare]
72) Como sabemos isso? Está escrito, “Melhor é repreensão aberta que amor que está escondido,” que significa que repreensão aberta é melhor. E se a repreensão é por amor, ela está escondida das pessoas. Similarmente, aquele que repreende seu amigo com amor deve primeiro esconder suas palavras das pessoas para que seu amigo não seja envergonhado por elas. E se suas palavras são abertas perante as pessoas, elas não são com amor.
73) Assim é o Criador. Quando Ele repreende uma pessoa, Ele a repreende com amor em tudo. Primeiro, Ele a golpeia no seu corpo, por dentro. Se ela se arrepende, bom. Se não, Ele golpeia-a sob suas roupas. E estas são chamadas “Dores de amor.” Se ele se arrepende, bom. Se não, Ele golpeia-a abertamente na sua face, à frente de todos, para que as pessoas olhem para ela e saibam que ela é uma pecadora e não é amada por seu Mestre.
Um Ano - Um Ciclo de Correcção
Emor [Fala]
193) Quando este Shofar [chifre festivo] despertar e as pessoas se arrependerem das suas iniquidades, elas devem atrair de baixo pelo som de um Shofar e esse som sobe. Nessa altura, outro Shofar desperta no alto, ou seja Bina, Rachamim [misericórdias] despertam e o Din [julgamento] parte...
Todo o Rosh Hashaná [Noite do ano novo hebraico], o mundo retorna ao seu princípio, tal como era no quarto dia da criação, quando Malchut foi diminuída. Isto assim é porque Malchut é chamada "um ano" e os doze meses do ano são a ordem das correcções desde o seu princípio até ao fim da correcção. Se o ano for completado e a correcção não for completada, ela nos é dada para corrigir no ano seguinte e precisamos de começar de novo desde o início, tal como ela era no quarto dia da criação. E assim é com todo e cada ano até ao fim da correcção.
Uma Oração Pelo Pobre
Yitró [Jetro]
414) “Uma Oração pelo pobre, quando ele está camuflado, e derrama seu queixume perante o Senhor." Todas as orações de Israel são orações, e uma oração pelo pobre é a mais alta porque ela sobe acima até ao trono do Rei e coroa Sua cabeça, e o Criador é louvado certamente nessa oração. Por esta razão, uma oração pelo pobre é chamada "uma oração."
415) “Quando ele está camuflado.” Esta camuflagem não é camuflagem de roupas, uma vez que ele não tem roupas. Em vez disso, está aqui escrito “Quando ele está camuflado,” e está escrito aqui, “Que estão camuflados em fome.” Aqui também, “Quando ele está camuflado” é em fome. “E derrama seu queixume perante o Senhor” significa que ele clamará perante seu Mestre. É conveniente para ele perante o Criador porque o mundo existe em Ele quando não há outros sustentadores do mundo no mundo. Ai daquele que o pobre clama sobre ele ao seu Mestre, uma vez que o pobre é o mais próximo do Rei, como está escrito, “E virá a passar-se que quando ele clama para Mim, Eu o escutarei, pois Eu sou gracioso.”
416) E quanto ao resto das pessoas do mundo, por vezes Ele as escuta, às vezes Ele não as escuta, uma vez que a abadia do Criador está nesses Kelim [vasos] quebrados, como está escrito, “E os oprimidos e desanimados.” E está escrito, “O Senhor está próximo dos de coração partido.” “Um quebrado e um contrito coração, Ó Deus, Vós não desprezarás.”
489) Acima da porta do palácio, há outra porta, onde o Criador desenterrou Dinim [julgamentos] deMiftacha [chave], que é "Um poço que os ministros cavaram." Ele se abre três vezes por dia, ou seja que três linhas o iluminam e ele não se fecha e permanece aberto para aqueles que se arrependem, que derramaram lágrimas na sua oração ante seu Mestre.
E todos os portões e portas se fecham até que entrem no domínio, excepto estes portões, que são chamados "portões das lágrimas." Eles estão abertos e não precisam de permissão, uma vez que o primeiro portão é "Pecado rasteja à porta" e lá a Malchut de Man’ula [cadeado] está presente, dez mil. Nesse discernimento, arrependimento não serve, pois essa é a qualidade de julgamento. Porém, o Criador cavou uma segunda porta por cima dela, da Miftacha, que é Malchut que está mitigada em Bina e lá o arrependimento ajuda.
490) Quando esta oração em lágrimas sobe através destes portões, esse Ofan, que é um anjo de Malchut, chega. Ele é chamado Ofan e ele se encontra sobre seissentos grandes animais e seu nome é Yerachmiel. Ele leva a oração em lágrimas, a oração entra e é santificada no alto e as lágrimas ficam aqui. E elas são escritas numa porta que o Criador cavou.
A oração em lágrimas eleva MAN pela correcção da chave, para elevar Malchut até Bina; assim, a oração é aceite e as lágrimas permanecem gravadas na porta, onde elas causam a mitigação de Malchut em Bina. Demá [lacrimejar] vem da palavra misturar, pois ela mistura e mescla Malchut em Bina.
Portão das Lágrimas
Pekudei [Contas]
489) Acima da porta do palácio, há outra porta, onde o Criador desenterrou Dinim [julgamentos] deMiftacha [chave], que é "Um poço que os ministros cavaram." Ele se abre três vezes por dia, ou seja que três linhas o iluminam e ele não se fecha e permanece aberto para aqueles que se arrependem, que derramaram lágrimas na sua oração ante seu Mestre.
E todos os portões e portas se fecham até que entrem no domínio, excepto estes portões, que são chamados "portões das lágrimas." Eles estão abertos e não precisam de permissão, uma vez que o primeiro portão é "Pecado rasteja à porta" e lá a Malchut de Man’ula [cadeado] está presente, dez mil. Nesse discernimento, arrependimento não serve, pois essa é a qualidade de julgamento. Porém, o Criador cavou uma segunda porta por cima dela, da Miftacha, que é Malchut que está mitigada em Bina e lá o arrependimento ajuda.
490) Quando esta oração em lágrimas sobe através destes portões, esse Ofan, que é um anjo de Malchut, chega. Ele é chamado Ofan e ele se encontra sobre seissentos grandes animais e seu nome é Yerachmiel. Ele leva a oração em lágrimas, a oração entra e é santificada no alto e as lágrimas ficam aqui. E elas são escritas numa porta que o Criador cavou.
A oração em lágrimas eleva MAN pela correcção da chave, para elevar Malchut até Bina; assim, a oração é aceite e as lágrimas permanecem gravadas na porta, onde elas causam a mitigação de Malchut em Bina. Demá [lacrimejar] vem da palavra misturar, pois ela mistura e mescla Malchut em Bina.
Oração de Muitos
VaYechi [Jacob Viveu]
514) Certamente, todas as orações no mundo, ou seja orações de muitos, são orações. Mas uma oração solitária não entra perante o Rei Sagrado, mas somente com grande força. Isto assim é porque antes que a oração entre para ser coroada no seu lugar, o Criador olha-a e observa-a, e observa os pecados e méritos dessa pessoa, que Ele não faz com uma oração de muitos, onde vários dos oradores não são dos justos, mas todos eles entram perante o Criador e Ele não repara em suas iniquidades.
515) “Ele considerou a oração do desamparado.” Ele roda a oração e a examina de todos os lados, e considera com que desejo a oração foi feita, quem é a pessoa que orou essa oração, e quais são suas acções. Assim, o homem deve orar sua oração em público, uma vez que Ele não despreza sua oração, ainda embora todas elas não sejam com intenção e a vontade do coração, como está escrito, “Ele considerou a oração do desamparado.” Assim, Ele só observa a oração de um indivíduo, mas com a oração de muitos, Ele não despreza sua oração, mesmo que eles sejam indignos.
516) “Ele considerou a oração do desamparado.” Isto significa que Ele aceita sua oração, mas é um indivíduo que está misturado com muitos. Assim, sua oração é como uma oração de muitos. E quem é um indivíduo que está misturado com muitos? Ele é Jacob, pois ele contém ambos os lados — direita e esquerda, Abraão e Isaac, e ele chama seus filhos e ora sua oração por eles.
E qual é a oração que é completamente concedida no alto? Ela é uma oração que os filhos não pereçam no exílio. Isto é porque toda a oração a favor da Divindade é recebida em completo. E quanto Israel estão em exílio, Divindade está com eles. É por isso que a oração é considerada como sendo a favor da Divindade e é aceite em completo.
Eu Habito Entre Meu Povo
VaYetze [Jacob Saiu]
284) Onde quer que a pessoa reze a sua oração, ela se deve integrar no público, no público diverso, como está escrito sobre Sinamita quando Eliseu lhe disse, "Serias tu comprometida com o rei ou com o capitão do exército?" "Serias tu comprometida com o rei," uma vez que esse dia era o festival do primeiro dia do ano e o dia em que Malchut do firmamento governa e sentencia o mundo. Nesse tempo, o Criador é chamado "o rei da sentença" e foi por isso que ele lhe disse, "Serias tu comprometida com o rei," uma vez que ele chamou ao Criador de "Rei."
285) E ela disse, "Eu moro habito entre meu povo." Por outras palavras, ela disse, "Eu não tenho desejo de ser mencionada no alto, mas de colocar minha cabeça entre as massas e não abandonar o público." Similarmente, o homem deve ser incluído no público e não sobressair como singular, para que os difamadores não olhem para ele e mencionem seus pecados.
Quantidade e Qualidade
Terumá [Donativo]
694) Quando o Criador vem para a casa de reunião e o povo inteiro se reúne, ora, agradece e louva o Criador, isso é a glória do Rei, pois o Criador é estabelecido com beleza e correcção para subir até Aba e Ima.
695) Quando o Criador vem cedo para a casa de reunião e as pessoas não vieram para orar e louvar o Criador, a governação inteira no alto e todos esses nomeados e acampamentos superiores se quebram dessa elevação sua, que eles corrigem nas correcções do Rei, o Criador.
696) A razão porque eles quebram de sua elevação é que quando Israel abaixo estabelecem suas orações e ladainhas, e louvam o alto Rei, todos esses acampamentos superiores louvam e se tornam corrigidos na correcção sagrada, uma vez que todos os acampamentos superiores são amigos com Israel abaixo ao mesmo tempo.
697) E quando os anjos vem para ser amigos com Israel, para louvarem o Criador juntos, e Israel abaixo não vêm para estabelecer suas orações e ladainhas, e louvar seu Mestre, todos os acampamentos sagrados no governo superior quebram de suas correcções. Isto assim é porque eles não sobem por uma ascensão, uma vez que eles não conseguem louvar seu Mestre porque os louvores do Criador devem ser acima e abaixo juntos, superior e inferior ao mesmo tempo. É por isso que foi dito, “Deficiência de magreza,” e não “Deficiente de um rei,” pois isso diz respeito somente aos acampamentos de anjos, não ao Próprio Rei.
698) E embora não muitos venham para a casa de reunião, mas somente dez, os acampamentos superiores vêm para estes dez, para serem amigos com eles e louvarem o criador, uma vez que todas as correcções do Rei são em dez. Assim, dez são suficientes, se não forem mais.
» Voltar ao Índice do Livro
» Voltar ao Índice do Livro