Como Uma Rosa Entre os Espinhos
Ki Tissa [Quando Tomas]
31) "Como uma rosa entre os espinhos, assim é meu amor entre as filhas." O Criador desejou fazer Israel semelhante ao que está no alto, para que houvesse uma rosa na terra que seja como a rosa no alto, Malchut. E a cheirosa rosa, melhor que todas as rosas no mundo é somente aquela que cresceu entre os espinhos. Esta cheira como é suposto. Assim, Ele semeou setenta pares, que são setenta almas e as trouxe entre os espinhos, os Egípcios. E assim que estes espinhos chegaram, nesses pares lá fora cresceram ramos e folhas e dominaram o mundo. Depois a rosa floresceu entre eles.
32) Uma vez que o Criador desejou retirar a rosa de entre eles, os espinhos secaram e foram jogados fora e foram corrompidos até que nada fossem considerados. Quando Ele foi para colectar a rosa, para extrair seu filho primogénito, o Rei andou dentro de vários exércitos, ministros e governantes com bandeiras asteadas. Ele extraiu seu filho primogénito com vários poderosos e o trouxe para o Seu palácio para se sentar na casa do Rei, como deve ser.
Abre Para Mim, Minha Irmã, Minha Esposa
Emor [Fala]
128) “Estou adormecido mas meu coração está desperto; Um som, meu amado bate.” A assembleia de Israel disse, “Eu durmo no exílio do Egipto.” Isto é porque o exílio era devido à dominação da esquerda sobre a direita e os Mochin de Malchut, que são sono,se afastam dos Dinim da esquerda. Meus filhos estavam em dura escravidão e meu coração está desperto de modo a os manter para que eles não pereçam no exílio. “Um som, meu amado bate” é o Criador, que disse, “E Eu recordei Minha aliança.”
129) Abre para mim uma abertura como a ponta de uma agulha e eu abrirei para ti os altos portões. Abre para mim, minha irmã, pois a porta para a minha entrada está em ti. Meus filhos ó podem entrar em ti. Se não abrires tua porta, então estou trancado, eu não serei encontrado. Assim, “Abre para mim.” Certamente, abre para mim. Foi por isso que quando David desejou entrar no Rei, ele disse, “Abre para mim os portões da rectidão... Este é o portão do Senhor.” Os portões da rectidão são Malchut; esta é a única maneira de entrar no Rei. “Este é o portão do Senhor,” para O encontrar e aderir a Ele. Assim, “Abre para mim, minha irmã, meu amor,” para copular contigo e para sempre estar em paz contigo.
Pois ele mesmo, ZA está em Chassadim cobertas de Chochmá. E Malchut em e de si mesma está em Chochmá sem Chassadim. Ela é chamada “noite” porque Chochmá não brilha sem Chassadim. Assim, há abundância completa para a redenção de Israel somente através de Zivug de ZA e Malchut. Isto é porque então as Chassadim de ZA estão misturadas com a Chochmá de Malchut e Israel recebem a abundância completa de GAR.
Pão Ázimo e Matzá
Tetzavé [Ordem]
74) É como um rei que tinha um filho único, que ficou doente. Um dia, ele desejou comer. Eles disseram, "Que o filho do rei coma este remédio, e antes que ele o coma, que nenhuma outra comida esteja na casa." E assim eles fizeram. Quando comeu esse remédio ele disse, "Doravante, que ele coma o que lhe apetecer; isso não será capaz de o prejudicar."
75) Similarmente, quando Israel saíram do Egipto, eles não sabiam o sentido e a fundação da fé. O Criador disse, "Que Israel provem a cura, e enquanto eles comerem esse remédio que nenhuma outra comida seja vista por eles," ou seja o fermentado. Quando eles comeram o Matzá, que é o remédio para chegar e conhecer o sentido da fé, que é Malchut, o Criador disse, “Doravante, eles são dignos do fermentado. Que eles o comam pois ele não mais os consegue prejudicar.” E no dia de Shavuot, o elevado pão de ZA foi encontrado, ou seja completo curativo.
76) É por isso que o fermentado é oferecido, ou seja a inclinação do mal, para ser queimado no altar através dos sacrifícios que são oferecidos no altar, e os dois outros pães são oferecidos os brandindo juntos. Dois outros pães além dos sacrifícios. O fermentado, a inclinação do mal, é queimado no fogo do altar através dos sacrifícios e não consegue governar e prejudicar Israel. É por isso que Israel aderem ao Criador neste dia com o curativo da Torá.
Atravessar O Mar Vermelho E A Corça Que Tem De Dar à Luz
BeShalách [Quando Faraó Enviou]
178) Quando Israel acamparam pelo mar eles viram várias multidões, vários soldados, e vários acampamentos acima e abaixo, e todos eles se reuniram sobre Israel. No seu apuro, Israel começaram a orar.
179) Nessa altura, Israel viram adversidade de todos os lados. O mar com suas ondas montanhosas estava perante eles, por trás deles estavam todos os nomeados, todos os acampamentos do Egipto, e acima deles estavam vários escarnecedores. Eles começaram a clamar para o Criador.
182) Há uma corça [veado fêmea] na terra e o Criador faz imenso por ela. Quando ela clama, o Criador escuta seus apuros e aceita sua voz. E quando o mundo precisa de misericórdia por água, ela faz um som e o Criador escuta sua voz, e então o Criador tem misericórdia sobre o mundo, como está escrito, “Como o veado deseja os ribeiros de água.”
183) E quando ela precisa de dar à luz, ela é bloqueada de todos os lados. Ela coloca sua cabeça entre seus joelhos e clama numa voz alta. Então o Criador tem piedade dela e envia-lhe uma serpente que morde seu pudendo e a abre, rasgando esse lugar nela, e assiste seu parto imediatamente. Nisto, não questiones ou tentais o Criador.
O Mandamento De Contar a História Do Êxodo Do Egipto
Bo [Vem ao Faraó]
179) O mandamento que se segue é para falar do louvor do êxodo do Egipto, que é mandatário para o homem de todos os tempos. Todo o homem que conta a história do êxodo do Egipto e se deleita nessa história rejubilará com a Divindade (que é alegria de todos os lados) no mundo vindouro. Este é o homem que está deleitado com seu mestre, e o Criador está deleitado com essa história sua.
180) Quando o Criador trás sua companhia junto e lhes diz, “Vão e escutai a história de Meu louvor, que meus filhos contam, e rejubilem na Minha redenção,” todos eles vêm e se reúnem e se conectam com Israel, e escutam a história do louvor, que eles são felizes com o deleite da redenção de seu mestre, e vêm e agradecem ao Criador por estes milagres e poderosas acções, e Lhe agradecem pela sagrada nação que Ele tem na terra. E eles são felizes com a alegria da redenção de seu Senhor.
181) Então mais poder e força é acrescentada a ele no alto. E com essa história, Israel dão força a seu Mestre, como um rei a quem é dado maior poder e força quando sua força é louvada e ele é agradecido, e todos o temem e sua honra se eleva acima de tudo. Por esta razão, esta história e louvor devem ser contados. Similarmente, o homem deve sempre falar perante o Criador e publicitar o milagre com todos esses milagres que Ele havia feito.
182) Mas porque é um dever falar dos milagres? Afinal, o Criador sabe tudo — o que veio antes e o que virá depois. Então porquê a publicação perante Ele do que Ele havia feito e sabido? Certamente, o homem deve fazer o milagre conhecido e falar perante Ele de tudo o que Ele havia feito porque estas palavras sobem e o todo do agregado do alto se reúne e os vê e agradece ao Criador, e Sua honra sobe nos seus olhos acima e abaixo.
A Destinada Redenção
Ki Tazria [Quando Uma Mulher Pare]
186) “Como nos dias em que vós saíste da terra do Egipto, Eu vos mostrarei milagres.” O Criador está destinado a mostrar redenção a Seus filhos, tal como nos dias em que o Criador partiu para libertar Israel do Egipto. E Ele mostrou estas pragas sobre os Egípcios e os golpeou por Israel.
Qual é a diferença entre a redenção no fim dos dias e a redenção do Egipto? A redenção do Egipto foi num rei e num reino, enquanto que aqui é em todos os Reis no mundo. Nessa altura, o Criador será honrado pelo mundo e todos conhecerão o reino do Criador, e todos serão golpeados pelos golpes do alto, dois de cada vez, uma vez que todos eles recusarão deixar Israel partir.
187) Então aparecerá o reino do Criador, como está escrito, “E o Senhor será Rei sobre toda a terra.” E então as nações serão voluntárias para trazer Israel ao Criador, como está escrito, “E elas trarão todos vossos irmãos.” Então os patriarcas serão reanimados em alegria para ver a redenção de seus filhos como no princípio, como está escrito, “Como nos dias em que vós saíste da terra do Egipto, Eu vos mostrarei milagres.”