O Criador Ofereceu A Torá A Todos
Balak
140) “O Senhor veio de Sinai” como está escrito, “Eis, Eu virei até vós numa densa nuvem.” “[Ele] veio de Sinai” e lhes apareceu, “E amanheceu sobre eles de Seir,” do que os filhos de Seir disseram, pois eles não desejaram receber. Disso, brilhou para Israel e acrescentou muita luz e amor a eles. Similarmente, “Ele brilhou em diante do Monte Paran,” do que os filhos de Paran disseram, que eles não desejaram receber. Disso, a Israel foi dada uma grande adição de amor e iluminação.
141) Por quem foi Ele revelado a eles? Este é um sublime segredo e será revelado através de vossa questão. A Torá saiu de um sublime segredo, da cabeça do rei oculto, Biná. Quando Ele alcançou o braço esquerdo, Isaac, Gevurá, o Criador viu sangue mau nesse braço, que proliferava de lá, que é Esau, Sam’el. E o Sitra Achra disse, “Eu devo ordenar e examinar este braço, e se Eu não derramar esse mau sangue, ele manchará tudo. Certamente, todo o defeito deve ser removido daqui.”
142) Ele chamou a Sam’el, ministro de Esau, e lhe disse, “Gostarias vós de ter minha lei?” Ele respondeu, “O que está escrito nela?” Ele disse, “Vós não matarás.” O Criador saltou para lhe mostrar o lugar certo, Ele saltou para o lugar que Ele sabia que ele não seria capaz de tolerar. Sam’el disse, “Deus nos livre, esta lei é Vossa, e Vossa ela permanecerá. Eu não tenho desejo por esta lei.” Ele rogou com Ele uma vez mais e disse, “Senhor do mundo, se vós me deres a lei, todo o meu governo desaparecerá, pois meu inteiro governo é ao matar. Se eu aceitar a lei, não haverão guerras, enquanto meu governo está sobre o planeta Marte, que indica derramamento de sangue. Assim, tudo seria cancelado do mundo.”
143) “Senhor do mundo, levai Vossa lei e eu não terei parte nela. Mas se Vos agradar, o povo que são os filhos de Jacob são dignos da lei.” Ele pensou que os zombava. Este é o significado de “E amanheceu sobre eles de Seir,” ou seja que a luz saiu por Israel do próprio Seir [bode expiatório], ou seja de Sam’el, ministro de Seir.
Sam’el disse para si mesmo, “Se os filhos de Jacob aceitarem a lei, eles provavelmente desaparecerão do mundo e nunca serão capazes de governar.” O Criador respondeu-lhe várias vezes, “Pois vós sois o primogénito e a vos a lei devia ser dada.” Ele Lhe disse, “Mas o direito de nascimento é seu, pois ele lhe foi vendido e eu confessei.” O Criador lhe disse, “Uma vez que vós não tendes parte na lei, afasta-te dela inteiramente.” Ele disse, “Muito bem.”
144) O Criador lhe disse, “Uma vez que assim é, aconselhai-Me — como devo fazer os filhos de Jacob a aceitarem, como vós dizeis?” Sam’el respondeu para Ele, “Senhor do mundo, eles devem ser subornados. Tomai alguma luz da luz dos exércitos dos céus e derramai-a sobre eles. Com isso eles a aceitarão. E aqui, eu darei da minha luz primeiro.” Ele tomou a luz que o cobria de si mesmo e deu-a ao Criador para a dar a Israel, como está escrito, “E amanheceu sobre eles de Seir,” na realidade a partir de Seir, que é Sam’el, de quem está escrito, “A cabra se apoiará a si mesma.” “Sobre eles” significa sobre Israel.
145) Uma vez que ele desenraizou este Sam’el e removeu o mau sangue do braço esquerdo, Isaac, Gevurá, Ele retornou para o braço direito, Abraão, Chesed. Nele, também, Ele viu mau sangue — Ismael. Ele disse, “Este braço, também, deve ser limpo do mau sangue.” O Criador convocou Rahav, ministro de Ismael, e lhe disse, “Gostarias vós de ter Minha lei?” Rahav respondeu, “O que está escrito nela?” Ele saltou sobre tudo e lhe disse, “Vós não cometereis adultério.” Ele disse, Ó prezado, caso o Criador me herde com esta herança, é uma má herança que removerá todo o meu governo de mim, que é baseado em adultério, pois eu tomei as bênçãos da água, a bênção dos peixes do mar, como está escrito, “Sede fecundos e multiplicai-vos.” E está escrito, “Eu ... o farei fecundo e o multiplicarei,” e está escrito, “E ele será um asno selvagem de um homem.”
146) Ele começou a rogar perante seu Mestre. Ele lhe disse, “Senhor do mundo, dois filhos saíram de Abraão. Aqui, os filhos de Isaac, dai-a a eles, ela é certa para eles.” O Criador lhe disse, “Eu não posso, pois vós sois o mais velho, e a lei vos deve ser dada.” Ele começou a Lhe implorar e disse, “Senhor do mundo, Que meu direito de nascimento seja seu, e que a luz que eu herdei pelo direito de nascimento, tomai-a e dai-a a eles.” Assim fez o Cridor, e este é o sentido do versículo, “Ele brilhou em diante do Monte Paran...”
148) Quando o Criador levou esses dons a Israel desses ministros que governam sobre Esau e Ismael, Ele veio e evocou sobre todas as dezenas de milhares de sagrados nomeados sobre o resto das nações, e eles, também, lhe responderam como fizeram Sam’el e Rahav. Ele levou de todos eles e recebeu dons para dar a Israel.
Nós Faremos E Nós Escutaremos
Lech Lechá [Vai Em Diante]
315) “Abençoai o Senhor, vós Seus anjos… escutando a voz da Sua palavra.” Mais felizes são Israel que todas as outras nações do mundo, pois o Criador os escolheu de entre as nações, e os fez Sua quota e Seu lote. Assim, Ele lhes deu a sagrada Torá, uma vez que todos eles estavam num desejo em Monte Sinai e precederam fazer a escutar, como eles disseram, “Nós faremos e nós escutaremos.”
316) E uma vez que eles precederam fazer a escutar, o Criador evocou os anjos e lhes disse: “Até então, vós fostes os únicos perante Mim no mundo. Doravante, Meus filhos na terra são vossos amigos de toda a maneira. Vós não tendes permissão para santificar Meu nome até que Israel se conectem convosco na terra, e todos vós juntos santificarão Meu nome, uma vez que eles precederam fazer a escutar, como os altos anjos fazem no firmamento,” como está escrito, “Abençoai o Senhor, vós Seus anjos … Eles fazem Sua palavra,” primeiro. E então está escrito, “Escutai a voz da Sua palavra.”
317) “Abençoai o Senhor, vós Seus anjos” vós sois os justos na terra. Eles são importantes perante o Criador como os altos anjos no firmamento, uma vez que eles são fortes e poderosos, pois eles superam sua inclinação como um herói triunfa sobre seus inimigos. “Escutando a voz da Sua palavra” ou seja sendo recompensados escutar uma voz do alto cada dia e em qualquer tempo que necessitem.
318) Quem consegue se encontrar com eles, estes altos, sagrados? Felizes são eles pois eles conseguem se encontrar perante eles. Felizes são aqueles que conseguem ser salvos deles. A orientação do Criador está sobre eles cada dia. Como podemos nós nos encontrar perante eles? É por isso que está escrito, “Escolhei, e aproximai, para que possa habitar nas Vossas cortes,” também, “Feliz é o homem cuja força está em Vós.”
Meu Amado É Por Mim e Eu Sou Por Ele
Noach
108) Quando a lua está cheia de bênçãos acima adequadamente, somente Israel vêm e sugam dela. É por isso que está escrito, “No oitavo dia vós tereis uma assembleia.” Uma assembleia é uma colecção, uma vez que nenhumas outras nações sugam tudo o que foi colectado das bênçãos superiores mas somente Israel. É por isso que está escrito, “Vós tereis uma assembleia,” vós e não outras nações, vós e não outros nomeados.
109) Por esta razão, Israel agradam ao Criador com água que eles derramam no altar, para dar aos nomeados das nações uma parte das bênçãos, para que eles se possam envolver nisso e não se misturarem com a alegria de Israel quando Israel sugam as bênçãos superiores. Está escrito sobre esse dia, “Meu amado é por mim e eu sou por ele,” para que nenhum outro se misture connosco.
110) Há uma alegria sobre um rei que convidou seu amado para uma refeição que ele tinha em certo dia, para que o amado do rei soubesse que o rei o favorecia. O rei disse, “Agora desejo ser feliz sozinho com meu amado e temo que enquanto estou na refeição com meu amado, todos esses oficiais e nomeados venham e se sentem connosco na mesa, para jantar na refeição de alegria juntamente com o meu amado.”
O que fez o amado? Ele fez guisados de vegetais e de carne de boi e o ofereceu a esses oficiais e nomeados para comerem, e então o rei se sentou com seu amado para uma refeição mais sublime que todas as delícias no mundo. E enquanto ele estava sozinho com o rei, ele lhe pediu por todas as suas necessidades, e ele as deu a ele, e o rei rejubilou somente com seu amado, e nenhum estranho interferiu entre eles. Assim são Israel com o Criador, é por isso que está escrito, “No oitavo dia tereis vós uma assembleia.”
Os Difamadores Amam Israel Novamente
Emor [Falai]
273) Todas essas oferendas, os setenta bois, são para dar alimento aos nomeados do resto das nações, tal como Criador ama Seus filhos, Ele deseja que todos os ministros os amem, como está escrito, "Quando os caminhos do homem são agradáveis ao Senhor, Ele até faz com que seus inimigos façam a paz com ele." Significa isto que até todos os difamadores superiores se tornam amantes de Israel de novo. E quando as forças no alto se tornam amantes de Israel de novo, é tanto quanto o mais com todos eles abaixo.
As Acções de Israel Determinam Tudo
VaYechi [Jacó Viveu]
412) Tivessem Israel reunido boas acções perante o Criador, as nações idolatras nunca se teriam levantado contra eles. Mas Israel causam o resto das nações a levantarem suas cabeças no mundo, pois se Israel não tivessem pecado perante o Criador, o resto das nações idolatras se teriam rendido perante eles.
413) Se Israel não tivessem estendido más acções ao outro lado na terra de Israel, o resto das nações idolatras não teriam governado na terra de Israel e eles não seriam exilados da terra. Está escrito sobre isso, "Pois nós somos muito pobres" porque não temos boas acções como devíamos.
No Exílio, Israel São Alimentados dos Restos Das Nações
Terumá [Donativo]
485) E vós comereis e sereis satisfeitos, e vós abençoareis o Senhor vosso Deus. Quão felizes são Israel porque o Criador os favoreceu e os aproximou d'Ele de entre todas as outras nações. Por Israel, Ele dá Sua comida e saciedade ao mundo inteiro. Não fosse Israel, o Criador não daria nutrição ao mundo. E agora que Israel estão em exílio, é tanto mais assim: o mundo recebe sete vezes nutrição e saciedade para que um extracto disso seja suficiente para Israel.
486) Quando Israel estavam na terra santa, nutrições desceriam até eles de um alto lugar, e eles deram um extracto às nações idolatras, e todas as nações se alimentavam do extracto. Agora que Israel estão no exílio, a questão foi virada ao contrário de uma maneira diferente, a comida chega às nações do mundo e Israel recebem um extracto disso.
487) Há uma alegoria sobre um rei que fez uma refeição para seu agregado. Enquanto fizerem sua vontade, eles comerão na refeição com o rei e darão a parte dos ossos para os cães mastigarem. Quando seu agregado não faz a vontade do rei, ele dá a refeição inteira aos cães e os ossos ao seu agregado.
488) Enquanto Israel fazem a vontade de seu Mestre, eles comem na mesa do Rei e a refeição inteira é preparada para eles. Na sua alegria, eles dão os ossos, que é o extracto, às nações idolatras. Enquanto Israel não fazem a vontade de seu Mestre, eles são exilados e a refeição é ada aos cães, enquanto a eles lhes é dado o extracto, como está escrito, "Assim os filhos de Israel comerão seu pão impuro entre as nações," pois eles comem o extracto de seu desgosto, sua comida repugnante. Ai do filho do rei que se senta e espera pela mesa do servo, que o que sobra de sua mesa é comida.
Quando Israel Caem, Eles São Os Piores
VaYechi [Jacob Viveu]
196) Qual é a diferença entre Israel e as nações idolatras? Em Israel, quando uma pessoa morre, ela viola cada corpo e a casa é violada. E o corpo de um idolatra não viola outro, nem é seu corpo impuro quando ele morre.
197) Quando um de Israel morre, todas as santidades de seu mestre são removidas dele, o sagrado Tzelem[semblante] é removido dele, o espírito sagrado é removido dele, e seu corpo permanece impuro.
198) Contudo, um idolatra, um estrangeiro, aquele que realiza idolatria, que é impuro de toda a maneira durante sua vida, seu Tzelem é impuro e seu Ruách [espírito] é impuro, uma vez que estas impurezas estão dentro dele. É proibido se aproximar dele. Assim que ele morre, todas estas impurezas saem dele e o corpo permanece sem impureza de modo a violar.
199) E embora seu Guf [corpo] seja impuro tanto nas suas vidas e na sua morte, nas suas vidas, todas as impurezas dentro deles têm o poder de violar outros. Na sua morte, quando todas as impurezas saem deles, eles não conseguem violar. E o Guf de Israel consegue violar outros depois da sua morte, uma vez que todas as santidades o abandonaram e o outro lado está sobre ele.
A Presença de Israel Nas Outras Nações Fortalece-a
Shemot [Êxodo]
75) “E um novo rei se levantou sobre o Egipto.” Todas as nações no mundo e todos os reis no mundo foram fortalecidos pelo seu governo somente devido a Israel. O Egipto não governou o mundo inteiro até que Israel tivessem chegado e lá entrado no exílio. Então eles superaram todos os povos no mundo. Babel era mais forte que todos os povos no mundo somente devido a Israel, quando eles estavam em exílio entre eles. Aqueles povos estavam em humildade entre o resto das nações, e eram mais baixos que todos eles mas se tornaram fortes devido a Israel.
76) O Egipto eram mais baixos que todos os povos; eles na realidade se chamavam, "escravos" porque eles, os Egípcios, eram os mais baixos de todos os povos. A Babilónia eram baixos, como está escrito, "Eis, a terra dos Caldeus, este é o povo que não foi." Edom eram baixos, como está escrito, "Eis, vos farei pequenos entre as nações, e grandemente desprezados."
77) Todos eles recebem força somente devido a Israel, dado que quando Israel estão no exílio com eles, imediatamente se tornam mais fortes que todas as outras nações no mundo, dado que somente Israel são iguais a todas as nações no mundo.
Quando Israel foram para o exílio no Egipto, o Egipto imediatamente se levantou e seu governo fortalecido acima de todas as nações, como está escrito, "E um novo rei se levantou sobre o Egipto." "Levantou" significa que eles tinham levante, ou seja que o anjo nomeado sobre o governo do Egipto foi fortalecido e se levantou e lhe foi dada força e governo sobre todos os nomeados de todas as outras nações.
No princípio, esse nomeado no alto lhe foi dado governo, e subsequentemente, seu povo abaixo. E devido a isso os escritos dizem, "E um novo rei se levantou sobre o Egipto." Este era seu nomeado, que era novo porque até este dia ele não tinha governo sobre todas as outras nações, e agora ele foi levantado para governar sobre todos os povos no mundo. E então as palavras, "Sob três coisas a terra treme ... Sob um escravo quando ele se torna rei" se tornam verdadeiras, dado que os Egípcios eram escravos.
A Razão Da Aflição De Israel
Pinehás
143) Um dia, um sábio das nações veio até Rabbi Eliezer. Ele lhe disse, “Velho homem, velho homem...
144) “Vós dizeis que sois mais próximos do Alto Rei que todas as outras nações. Aquele que é próximo ao Rei está sempre feliz, sem tristeza, medo, ou apuros. Mas vós estais sempre aflitos, em apuros, e em mais angústia que todos os povos no mundo. Nós, contudo, nenhuma aflição, apuro, ou angústia caem sobre nós de todo. Logo, nós somos próximos do Alto Rei e vós estais longínquos d'Ele, e é por isso que vós tendes tristeza, pesar, e angústia que nós não...”
152) A questão que esse gentio lhe fez foi esta: Nós somos certamente mais próximos do Alto Rei que todas as outras nações. Certamente, isto assim é, dado que Israel foram feitos pelo Criador, o coração do mundo inteiro. Assim, também são Israel entre as nações, como um coração entre os órgãos. E como os órgãos do corpo não conseguem existir sequer um minuto sem o coração, todas as outras nações não podem existir no mundo sem Israel. E assim é Jerusalém entre o resto dos países, como um coração entre os órgãos. Assim, ela está no meio do mundo inteiro, como um coração, que está no meio dos órgãos.
153) Também, Israel são conduzidos dentro do resto das nações como o coração é dentro dos órgãos. O coração é suave e fraco, e é o sustento de todos os órgãos, e todos os órgãos não sentem qualquer tristeza, apuros e angústia, mas somente o coração, no qual há sustento e inteligência. Tristeza e angústia não se aproximam do resto dos órgãos que se pareça porque não há sustento neles, e eles nada sabem. Todos os outros órgãos não são próximos do Rei, que é sabedoria e inteligência que estão no cérebro, excepto o coração, enquanto o resto dos órgãos estão longe dele e nada sabem dele de todo. Assim são Israel, próximos do Rei sagrado, enquanto o resto das nações estão longe d'Ele.
Aquele Que Poupa Sua Vara Odeia Seu Filho
Shemot [Êxodo]
304) Está escrito, “Aquele que poupa sua vara odeia seu filho.” Está também escrito, “Eu vos amei, diz o Senhor,” e está escrito, “Mas Esau Eu odiei.” “Eu odiei” é como está escrito, “Aquele que poupa sua vara odeia seu filho.” Eu odiei-o, logo eu poupei-o da vara.
151) Mas é respeitável para o Rei, ZA, que a rainha, Malchut, vá e trave a guerra e avance numa missão? Mas como um rei que acasalou com a rainha superior, o rei viu seu mérito, que ela está acima de todas as outras rainhas do mundo. Ele disse, "Todas elas são consideradas criadas em comparação com esta Minha rainha; ela está acima de todas elas. O que farei Eu por ela? Minha casa inteira estará nas suas mãos."
O Rei enviou uma declaração: Doravante, todas as palavras do Rei serão transmitidas através da rainha. E o Rei colocou todas Suas armas nas mãos dela, todos os guerreiros, todas as jóias do Rei e todos os tesouros do Rei. Disse Ele, "Doravante, qualquer um que deseje falar Comigo não será capaz de falar Comigo antes que ele o comunique à rainha."
152) Portanto, pela afeição do Criador e amor pela assembleia de Israel, Malchut, Ele colocou tudo na sua posse. Disse Ele, "Tudo o demais é considerado por ela como nada." Disse ele, "Sessenta é Malchut, uma é Minha pomba, Minha imaculada. Que farei Eu por ela?
Certamente, Minha casa inteira estará nas suas mãos." O rei enviou uma declaração: Doravante, todas as palavras do rei serão transmitidas através da rainha. Ele colocou todas suas armas nos braços dela, como está escrito, "Eis, é a cama de Salomão, sessenta poderosos homens à sua volta, todos são portadores de espadas, treinados na guerra."
250) O Criador colocou todas as nações idolatras no mundo sob ministros nomeados e todas elas seguem os seus deuses. Todas derramam sangue e travam a guerra, roubam, cometem adultério, se misturam entre todos aqueles que actuam para prejudicar e sempre aumentam sua força para prejudicar.
251) Israel não têm a força e poder para as derrotar, excepto com suas bocas, com oração, como um verme, cuja única força e poder está na sua boca. Mas com a boca, ele quebra tudo e é por isso que Israel são chamados "um verme."
252) "Nada temas tu, verme de Jacob." Nenhuma outra criatura no mundo é como o verme que tece a seda, da qual todas as vestes de honra vêm, o uniforme dos reis. E depois de tecer, ela semeia e morre. Posteriormente, dessa mesma semente, ela é reanimada como antes e vive de novo. Tais são Israel. Como esse verme, até quando morrem, eles regressam e vivem no mundo como antes.
253) Também se diz, "como barro nas mãos do oleiro, também tu, casa de Israel, estás nas Minhas mãos." O material é esse vidro, embora ele quebre, ele é corrigido e pode ser corrigido como antes. Tais são Israel: embora morram, eles vivem de novo.
254) Israel é a árvore da vida, ZA. E porque os filhos de Israel se apegam à árvore da vida, eles terão vida e se levantarão da poeira e viverão no mundo e se tornarão uma nação, servindo ao Criador.
A Alegoria Sobre a Rainha e as Criadas
BeShalach [Quando Faraó Enviou]
151) Mas é respeitável para o Rei, ZA, que a rainha, Malchut, vá e trave a guerra e avance numa missão? Mas como um rei que acasalou com a rainha superior, o rei viu seu mérito, que ela está acima de todas as outras rainhas do mundo. Ele disse, "Todas elas são consideradas criadas em comparação com esta Minha rainha; ela está acima de todas elas. O que farei Eu por ela? Minha casa inteira estará nas suas mãos."
O Rei enviou uma declaração: Doravante, todas as palavras do Rei serão transmitidas através da rainha. E o Rei colocou todas Suas armas nas mãos dela, todos os guerreiros, todas as jóias do Rei e todos os tesouros do Rei. Disse Ele, "Doravante, qualquer um que deseje falar Comigo não será capaz de falar Comigo antes que ele o comunique à rainha."
152) Portanto, pela afeição do Criador e amor pela assembleia de Israel, Malchut, Ele colocou tudo na sua posse. Disse Ele, "Tudo o demais é considerado por ela como nada." Disse ele, "Sessenta é Malchut, uma é Minha pomba, Minha imaculada. Que farei Eu por ela?
Certamente, Minha casa inteira estará nas suas mãos." O rei enviou uma declaração: Doravante, todas as palavras do rei serão transmitidas através da rainha. Ele colocou todas suas armas nos braços dela, como está escrito, "Eis, é a cama de Salomão, sessenta poderosos homens à sua volta, todos são portadores de espadas, treinados na guerra."
Nada Temas Tu, Verme de Jacob
VaYishlach [Jacob Foi]
250) O Criador colocou todas as nações idolatras no mundo sob ministros nomeados e todas elas seguem os seus deuses. Todas derramam sangue e travam a guerra, roubam, cometem adultério, se misturam entre todos aqueles que actuam para prejudicar e sempre aumentam sua força para prejudicar.
251) Israel não têm a força e poder para as derrotar, excepto com suas bocas, com oração, como um verme, cuja única força e poder está na sua boca. Mas com a boca, ele quebra tudo e é por isso que Israel são chamados "um verme."
252) "Nada temas tu, verme de Jacob." Nenhuma outra criatura no mundo é como o verme que tece a seda, da qual todas as vestes de honra vêm, o uniforme dos reis. E depois de tecer, ela semeia e morre. Posteriormente, dessa mesma semente, ela é reanimada como antes e vive de novo. Tais são Israel. Como esse verme, até quando morrem, eles regressam e vivem no mundo como antes.
253) Também se diz, "como barro nas mãos do oleiro, também tu, casa de Israel, estás nas Minhas mãos." O material é esse vidro, embora ele quebre, ele é corrigido e pode ser corrigido como antes. Tais são Israel: embora morram, eles vivem de novo.
254) Israel é a árvore da vida, ZA. E porque os filhos de Israel se apegam à árvore da vida, eles terão vida e se levantarão da poeira e viverão no mundo e se tornarão uma nação, servindo ao Criador.