Sem Torá, Não Há Jerusalém
VaYetze [Jacob Saiu]
85) Rabbi Chiya e Rabbi Chizkiyá estavam sentados debaixo das árvores do campo da sua força. Rabbi Chiya adormeceu e viu Elias. Rabbi Chiya disse para Elias, "Da prova do meu senhor do caminho, o campo - que é a Nukva - brilha." Elias disse, "Eu vim até ti agora, para te alertar que Jerusalém se aproxima da destruição e todas as cidades dos sábios junto com ela," uma vez que Jerusalém, a Nukva, é Din[julgamento]. Ela se apoia sobre Din e é arruinada pelo Din nela. E já foi dada permissão a Sam’el sobre ela e sobre os heróis do mundo.
Enquanto a Torá despertar de baixo, quando as pessoas se engajam nela, a árvore da vida não vai abandonar Jerusalém no alto. A Torá abaixo parou, uma vez que as pessoas deixaram de se engajar nela, na árvore da vida, ZA, a árvore da vida do mundo, a Nukva, que é chamada "mundo," bem como "Jerusalém." E nós não devemos dizer que isto se refere à Jerusalém abaixo, pois os sábios foram muitos anos após a ruína de Jerusalém.
86) Assim, enquanto os sábios rejubilarem na prática da Torá, Sam’el não pode prevalecer sobre eles, pois está escrito, "A voz é a voz de Jacob, mas as mãos são as mãos de Esau." Esta é a Torá superior, ZA, chamada, "a voz de Jacob" e enquanto a voz não parar, o discurso governa e triunfa. Assim, a Torá não deve ser parada.
87) Aquele que pende para a esquerda destrói a Nukva, dado que está escrito, "A menos que o Senhor guarde a cidade, o guarda fica acordado em vão." Aqueles que se engajam na Torá, que se apegam à linha média, chamada "Torá," a sagrada cidade, Nukva, se encontra sobre eles. Nessa altura, HaVaYaH, que é o pilar médio, guarda a cidade e não as pessoas fortes do mundo, ou seja aquelas que se apegam à esquerda. Por isso está escrito, "A menos que o Senhor," a linha média, "guarde a cidade, o guarda fica acordado em vão," pois ela será finalmente arruinada.
Ficar Alegre com Jerusalém
Bamidbar [No Deserto]
21) "Fiquem alegres com Jerusalém e rejubilem por ela, todos aqueles que a amam." Quão favorecida é a Torá pelo Criador porque onde quer que as palavras de Torá sejam escutadas, o Criador e todos seus exércitos escutam as Suas palavras. E o Criador vem para habitar com ele, como está escrito, "Em todo o lugar onde Eu faça com que seja mencionado Meu nome." Além do mais, aqueles que O odeiam falham na sua frente.
23) "Fiquem alegres com Jerusalém," dado que há alegria somente quando Israel estão na terra santa, onde uma mulher se conecta ao seu marido, ZA e Malchut. Depois é a alegria de todos, uma alegria no alto e abaixo. E quando Israel não estão na terra santa, a pessoa é proibida de rejubilar e mostrar alegria, como está escrito, "Fiquem alegres com Jerusalém e rejubilem por ela." Rejubilem por ela, quando Israel estão nela.
26) "Pois vós saireis com alegria." Isto é a assembleia de Israel. Enquanto ela estiver no exílio e se deitar na poeira, ela não é chamada "alegria," até que o Criador vá até ela e a levante da poeira e disser, "Sacode-te da poeira, levanta-te," brilha e eles se conectarão juntos. Depois ela é chamada "alegria," a alegria de todos. E depois, "Pois tu sairás com alegria." Depois vários exércitos sairão para acolher a senhoria para a alegria da refeição do rei.
Muros e Portões
Bo [Vem ao Faraó]
126) O Criador fez Jerusalém abaixo, Malchut, tal como Jerusalém acima, Bina. E Ele fez os muros da cidade santa e seus portões. Aquele que não entra até que os portões estejam abertos para ele e aquele que trepa não sobem até os degraus dos muros estejam concertados.
Quem pode abrir os portões da sagrada cidade e quem concerta os altos degraus? É Rabi Shimon Bar-Yochai. Ele abre os portões para os segredos da sabedoria e ele concerta os altos degraus. Está escrito, "Todos vossos machos aparecerão ante a face do Senhor Deus." Quem é, "a face do Senhor Deus"? É Rashbi.
Sião
Aharei Mot [Depois da Morte]
175) Quando o Criador desejou criar o mundo inferior, Ele o fez inteiramente como no alto. Ele colocou Jerusalém no meio da terra inteira e por cima dela um lugar, chamado Sião, Yesod e desse lugar, ela é abençoada. Deste lugar, Sião, o mundo começou a ser construído e dele, foi ele edificado, como está escrito, "Deus, o Senhor, falou e convocou a terra do nascer do sol até que ele se ponha." Deus apareceu de Sião, da beleza inclusiva. Deus apareceu de Sião, que é a perfeição da beleza do mundo. Jerusalém, Malchut, foi abençoada somente desde Sião, que é Yesod e Sião foi abençoado do alto, que é Zeir Anpin. Tudo está atado um ao outro, Zeir Anpin e Malchut um ao outro, unidos por Sião.
Jerusalém Do Alto e De Baixo
Chayei Sarah [A Vida de Sara]
113) O todo da terra de Israel está dobrado debaixo de Jerusalém, que é a Malchut. E ela esta acima e abaixo. Assim, há Jerusalém acima, que é Biná, e há Jerusalém abaixo, que é Malchut, pois ela está agarrada acima e ela está agarrada abaixo. Jerusalém está agarrada por dois lados — acima e abaixo. E Jerusalém abaixo está agarrada por dois lados — acima e abaixo. É por isso que ela é a dobrar.
Jerusalém acima é Biná e Jerusalém abaixo é Malchut. É sabido que a associação da qualidade de Rachamim em Din significa que elas foram misturadas uma na outra. E quatro discernimentos emergiram a partir desta mistura — Biná, Malchut em Biná, Biná, e Malchut em Malchut. Acontece que a qualidade de Malchut é a dobrar, dado que há Malchut em Biná e há Malchut em Malchut.
» Voltar ao Índice do Livro
» Voltar ao Índice do Livro