Os Justos Têm De Comprar Os Ímpios
Terumá [Donativo]
38) “Levanta um donativo para Mim de cada homem,” daqueles que são chamados "homens," que superam sua inclinação. "Cujo coração o move," ou seja a quem o Criador deseja, como está escrito, "A Vós meu coração disse." "A rocha do meu coração." "E um bom coração." "E coração era alegre." Tudo foi dito sobre o Criador, ou seja o coração do Criador, Sua vontade. Aqui, também, "Cujo coração o move" se refere ao coração do Criador. "Dele vós levantais Meu donativo," pois o Criador está presente, pois Ele está nele, e em nenhum outro lugar.
39) Como sabemos que o Criador o deseja e coloca Sua abadia nele? Quando vemos que uma pessoa deseja procurar e se esforçar atrás do Criador com seu coração, sua alma, e sua vontade, pois saberemos de certeza que a Divindade ali está. Nessa altura, devemos comprar essa pessoa pelo preço completo, nos conectarmos com ele, e aprendermos dele. Os primeiros disseram sobre isso, "E compra para ti mesmo um amigo." Um o deve comprar pelo preço completo para ser recompensado com a Divindade que está nele. Ate então um deve procurar um homem justo e o comprar.
40) Tal e qual, o justo deve procurar o ímpio e o comprar pelo preço completo, para remover a imundice dele e subjugar o Sitra Achra, e o fazer, pois é considerado para ele como se ele o tivesse criado. Este é o louvor pelo qual a glória do Criador se eleva mais que com qualquer outro louvor. Também, essa elevação é vantajosa para todos os outros porque ela causa a subjugação do Sitra Achra e a elevação da glória do Criador. Está escrito sobre isso em Aarão, "e ele afastou muitos da iniquidade," como está escrito, "Minha aliança foi com ele."
41) Qualquer um que segure a mão do ímpio e o implore para abandonar o mau caminho sobe por três ascensões que nenhum outro homem subiu anteriormente: ele causa a subjugação do Sitra Achra, causa que o Próprio Criador suba, e causa que o mundo inteiro seja sustentado na sua existência acima e abaixo. Está escrito sobre essa pessoa, “Minha aliança com ele foi vida e paz.” Ele é recompensado com ver crianças a crianças, e é recompensado com este mundo e o mundo vindouro. Todos os litigantes não serão capazes de o sentenciar neste mundo e no mundo vindouro; ele entra nos doze portões no firmamento e não há ninguém que proteste contra ele.
Um Justo Que Sofre e um Ímpio Que Rejubila
Mishpatim [Ordenanças]
438) Um justo é julgado pela boa inclinação. Um mau é julgado pela inclinação do mal. Um intermédio, ambas o julgam. Aquele que é da árvore da vida, que deriva de ZA, não é julgado de todo, pois ele não tem inclinação do mal. Ele é um justo completo. Isto é, "Um justo que está feliz." E não há bem senão a Torá, como está escrito, "Pois Eu te dou boa doutrina; não esqueças Meu ensinamento." E um justo que sofre é da árvore do conhecimento do bem e do mal,Malchut. Ele é chamado "justo" porque ele sofre, que é a inclinação do mal. Mas porque a inclinação do bem o governa, ele é chamado "Um justo que sofre," pois ele sobre sob sua autoridade.
439) Um ímpio que está feliz. A Torá é chamada "boa." Ele é chamado "mau" porque ele subiu para ser uma Rosh na sua inclinação do mal e o bem está sob sua dominação, como um escravo abaixo de seu mestre. E embora um ímpio coroe o justo e um completo justo o possa castigar, não é bom castigar o justo, também. Isto assim é porque dado que esse bom está debaixo dos pés do ímpio, ele não deve ser castigado, pois talvez ele se arrependa e supere sua inclinação e a inclinação do mal será poeira debaixo dos seus pés.
Enfermidades Dos Justos
Pinehás
110) As pessoas do mundo são órgãos umas com as outras. Quando o Criador deseja dar curativo ao mundo, Ele golpeia um justo entre elas com doenças e aflições, e para ele, Ele dá curativo a todos. Como o sabemos? Está escrito, “E ele foi ferido devido a nossas transgressões, oprimido devido a nossas iniquidades ... e com seu ferimento nós somos curados.” “Seu ferimento” significa derramamento de sangue, como um deixa sair sangue de um braço, pois com essa ferida somos curados; ela é curativo para nós, para todos os órgãos do corpo.
111) Ele nunca golpeia os justos, excepto para curar uma geração e para expiar suas iniquidades, pois isso é o mais conveniente para o Sitra Achra quando o Din [juízo] governa sobre os justos, pois então ele não se importa com o mundo e não repara neles por todo seu deleite de governar sobre os justos. E o justo, que é atormentado pela geração, é recompensado com alta governação neste mundo e no mundo vindouro. E se há um justo que está feliz, isso é porque o Criador não está preocupado com expiar pelo mundo.
112) Se os dois justos — aquele que é justo e sofre, e o outro que é justo e feliz — não o fossem ao mesmo tempo, seria óptimo. Isto é porque um justo é feliz porque o Criador não está preocupado de expiar pelo mundo, e um justo sofre porque o Criador está preocupado de expiar pelo mundo. Contudo, há dois justos ao mesmo tempo, um com doenças e aflições e o outro com toda a abundância no mundo.
Contudo, quando um ou dois justos são suficientes para expiar pela geração, o Criador não precisa de golpear todos eles, tal como é suficiente deixar sair sangue de um braço para curar todos os órgãos do corpo. Aqui, também, um justo é suficiente.
113) E se a doença atacou todos os órgãos, sangue deve se deixar sair de ambos os braços. Assim, se duras iniquidades se multiplicaram no mundo, todos os justo são golpeados para dar curativo à geração inteira. Mas quando eles não são muitos, somente um justo é golpeado e o resto dos justos estão em paz, uma vez que o mundo não precisa de todos eles serem golpeados. E se o povo for curado, os justos são curados, também.
Por vezes os justos são afligidos todos os dias de suas vidas, para proteger a geração quando as iniquidades são muito duras. Quando os justos morrem, tudo é curado e expiado.
O Amado do Rei
Teruma [Donativo]
87) Nessa altura, a sagrada nação deve se reunir e ir para a casa da assembleia e todos aqueles que chegam primeiro se juntam à Divindade numa única conexão. O primeiro na casa da assembleia está feliz, pois ele se encontra no grau de justo para a Divindade, como está escrito, "E aqueles que Me procurarem Me acharão." Ele sobe a um alto grau. Aprendemos que quando o Criador vem à casa da assembleia e não encontra dez que estejam lá presentes, Ele imediatamente fica zangado. E dizeis que aquele que chegou primeiro se conecta com a Divindade e está no grau de justo?
88) Isso é como um rei que convidou todas as pessoas da cidade para estarem com ele em certo dia e em certa hora. Enquanto as pessoas da cidade se preparavam, houve um que chegou mais cedo a esse lugar. Entretanto, o rei lá chegou e achou esse homem que estava adiantado. O rei lhe disse, "Sr. assim-assado, onde estão as pessoas da cidade?" Ele lhe respondeu, "Meu senhor, cheguei adiantado; elas vêm depois de mim ao pedido do rei." Depois o rei ficou agradado e se sentou lá com ele e falou com ele e ele se tornou o amado do rei. Entretanto, o resto das pessoas chegaram e o rei ficou agradado com elas e as enviou em paz. Mas se as pessoas da cidade não tivessem vindo e se aquele não tivesse chegado cedo para falar ante o rei e para as representar e dizer que todas elas vinham, o rei teria ficado imediatamente zangado.
89) Também aqui, uma vez que um chegou cedo e estava presente na casa da assembleia e a Divindade chegou e o achou, pois ele lá os esperava. A Divindade prontamente se conecta com ele e eles se sentam em conexão e Ele vem para o conhecer e Ele coloca-o no grau de justo.
Mas se nenhuns tivessem chegado lá, está escrito, "Por que cheguei Eu e não havia ninguém?" Lá não diz, "E não haviam dez," mas "E não havia ninguém," ou seja uma pessoa para se conectar Comigo e para estar Comigo, como está escrito, "Um homem de Deus," que significa estar no grau de justo.
» Voltar ao Índice do Livro