Criação Do Mundo Com Letras
VaYigash [Então Judá se Aproximou]
2) Tudo foi criado na Torá, e tudo foi aperfeiçoado na Torá. E como a Torá começa com Bet, o mundo foi criado em Bet. Isto assim é porque antes de o Criador ter criado o mundo, a Nukva, todas as letras vieram perante Ele e entraram uma de cada vez em ordem inversa, na ordem de Tav-Shin-Reish-Kof e não na ordem de Alef-Bet-Gimel-Dalet.
3) A letra Tav chegou perante Ele e disse, “Vós desejais criar o mundo comigo.” O Criador respondeu, “Eu não, uma vez que muitos justos estão destinados a morrer em vós. Está escrito sobre isso, ‘E dispõe uma marca [Hebraico: Tav] sobre as testas dos homens,’ e está escrito, ‘E começai no Meu santuário’; não pronunciais, ‘No Meu Santuário,’ mas em vez disso, ‘Nos Meus Santificados,’ que são os justos. É por isso que o mundo não será criado em vós.”
4) As três letras, Shin-Kof-Reish, se aproximaram cada uma sozinha. O Criador lhes disse, “Vós sois desadequadas que o mundo seja criada em vós pois vós sois as letras usadas para ler Sheker[engano/falsidade], e uma mentira é indigna de se levantar perante Mim.”
5) As letras Peh e Tzadik se aproximaram, e assim fizeram todas elas até que alcançaram a letra Chaf. Quando a Chaf desceu da Keter [Keter escrita com Chaf em Hebraico], os superiores e os inferiores foram agitados, até que tudo veio a existir na letra Bet, que é o sinal deBerachá [bênção], e nela, o mundo foi aperfeiçoado e criado.
6) Mas a Alef é a cabeça de todas as letras, então não devia o mundo ter sido criado com ela? Sim, certamente, mas uma vez que Arur [amaldiçoado] é lido com ela, o mundo não foi criado nela de modo a não dar força e fortificação ao Sitra Achra, que é chamado "amaldiçoado," assim o mundo não foi criado nela. Em vez disso, o mundo foi aperfeiçoado e criado em Bet.
A Letra Bet
Shmini [No Oitavo Dia]
4) Porque é a letra Bet [ב] aberta de um lado e fechada do outro lado? Quando uma pessoa vem para se juntar com a Torá, ela está aberta para o receber e participar com ele. E quando uma pessoa fecha seus olhos para ela e vai por outro caminho, ela está bloqueada do outro lado, como a Bet, como está escrito, "Se vós me esqueceis por um dia, Eu vos esquecerei por dois dias,” e ele não encontrará a abertura até que ele se reconecte com a Torá face-a-face e não a abandone. Assim, a Torá se abre, clamando às pessoas e declarando e as evocando, “A vós, Ó homens, Eu chamo.”
5) Bet tem a forma de dois telhados e uma linha que os conecta. Um telhado aponta para cima, para os céus, e isto é ZA, e um telhado aponta para baixo para a terra, e isto é Malchut. E o Criador, Yesod, os agarra e recebe.
6) As três luzes superiores, três linhas, que estão seguras juntas são o todo da Torá, e elas abrem portas para tudo. Elas abrem portas e concedem fé, ou seja Malchut, e elas são lar para todos. É por isso que elas são chamadas, "casa," uma vez que elas são as três linhas na Bet, implicando as três linhas de ZA, que são uma casa. E é por isso que a Torá começa com Bet, uma vez que ela é a Torá, e a cura para o mundo.
Cinco Saídas da Boca
Lech Lecha [Vai em Diante]
79) …E aqueles quatro elementos, que são quatro Behinot [discernimentos], Chóchma, Bina, Tiferet, eMalchut, se espalham em vinte e duas letras que saem das cinco saídas da boca: Alef-Het-Hey-Ayin da garganta; Bet-Vav-Mem-Peh dos lábios; Gimel-Yod-Chaf-Kof do palato;Dalet-Tet-Lamed-Nun-Tav da língua; e Zayin-Samech-Shin-Reish-Tzadik dos dentes.
Essas cinco saídas que correspondem a Keter. CHB e TM são os quatro elementos – água, fogo, vento e poeira. Os quatro elementos são as cinco saídas da boca, nas quais as vinte e duas letras se espalham.
Letras — Machos e Fêmeas
VaYetzé [Jacob Saiu]
261) Todas as vinte e sete letras no alfabeto [Hebraico] são macho e fêmea, incluídos um no outro como um. As letras que pertencem à direita e à esquerda são machos e aquelas que pertencem à linha média são fêmeas. As letras masculinas concedem água superior, e as letras femininas elevam MAN, e tudo se conecta e se torna um. Esta é a unificação completa. Assim, aquele que sabe como fazer essas unificações e é cauteloso ao direccioná-las, feliz é ele neste mundo e no mundo vindouro porque esta é a essência da unificação completa como deve ser.
» Voltar ao Índice do Livro
» Voltar ao Índice do Livro