A Multidão Misturada Detém Israel Em Exílio Mais Que Todas As Nações
Pinehas
377) A multidão misturada são como o fermento na massa, pois eles estão misturados em Israel como fermento na massa. As nações do mundo são semelhantes a palha. A multidão misturada detém Israel em exílio mais que as nações idolatras, como os sábios disseram, “Quem detém? O fermento na massa detém.” Isto assim é porque a multidão misturada se apegam a Israel como o fermento, mas as nações do mundo são só como a palha, que o vento carrega.
Se Desviar Da Interioridade Da Torá
Nasso [Tomai]
101) Elias disse ao pastor leal, "É tempo de levantar e trazer a redenção completa; falai de mim em voto," ou seja adjurai-me para apressar a redenção. "É por vós que eu desejo subir, dado que o Criador me deu permissão para aparecer a vós na vossa prisão, na vossa sepultura, e fazer o bem a vós, pois vós sois profanados pelos pecados das pessoas," uma vez que ele é como um prisioneiro entre elas, como está escrito, "E ele é profanado pelas nossas transgressões.”
102) O leal pastor respondeu, "Eu juro sobre vós no nome do Senhor que vós não atrasaras a redenção com toda a vossa capacidade, pois eu sou afligido. Está escrito sobre mim, E ele olhou para este caminho e para aquele caminho, e viu que não havia homem, para me ajudar desta aflição, deste enterro. Diz-se sobre mim, 'E eles fizeram sua sepultura com os ímpios' Mas eles não me conhecem; aos seus olhos eu sou considerado entre a multidão misturada e os ímpios, como um cão morto que tresandou entre eles em toda a cidade e em todo o lugar onde Israel estão espalhados entre eles, entre os reinos. E a multidão misturada se tornaram os pastores de Israel, que são o rebanho do Criador, de quem se diz, ‘E vós, Minhas ovelhas, as ovelhas de Meu pastoreio, vós sois homens.' E eles são incapazes de fazer o bem com os discípulos dos sábios.”
Moisés, chamado "o leal pastor," é a Torá e o Daat [a Sefirá mas também conhecimento] interior, que aparecerão somente na completa redenção. Até então, diz-se sobre ele, "E ele é profanado pelas nossas transgressões," uma vez que a Torá, que é o leal pastor, foi profanada e esvaziada da sua interioridade pois sua interioridade desapareceu e fomos deixados somente com a exterioridade. E eu sou considerado aos seus olhos como estando entre a ímpia multidão misturada, como um cão morto que tresandou. Eles afastam-se da interioridade da Torá como um se afasta do pivete, do qual se disse, "E a sabedoria dos sábios tresandará.”
103) Homens de valor e que temem o pecado vagueiam de cidade em cidade e não serão perdoados, a multidão misturadabane-os e em muitos lugares lhes são dadas somente rações, para que não haja ressurreição para sua queda, nem sequer temporária. E todos os homens sábios, os bravos, e aqueles que temem o pecado são afligidos, pobres, miseráveis, e são considerados como cães. Como são preciosos filhos que são comparáveis a fino ouro, valorizados como jarras de barro no público, e não encontram um lugar entre eles?
104) Ao mesmo tempo, a multidão misturada são prósperos, tranquilos, alegres, livres de pesar, e sem qualquer mágoa de todo. Ladrões e subornadores são juízes e os chefes (cabeças) do povo, pois a terra está cheia de violência devido a eles, e diz-se sobre eles, "Seus adversários se tornaram seus mestres." O Leal pastor disse para Elias, “Eu vos adjuro uma segunda vez, no nome do Senhor dos exércitos, o Deus de Israel, que habita com os querubins, que todas estas palavras não cairão de vossa boca, e vós direis perante o Criador com toda a vossa força, para mostrar sua urgência.”
Besta e Homem
Nasso [Tomai]
95) ...Uma vez que a multidão misturada é ignorante, que é escuridão. E eles não chamados, "Israel," mas escravos que são vendidos a Israel porque são como bestas.
96) E Israel são chamados, "homens." Mas como sabemos que há bestas e homens em Israel? Está escrito, "E vós, Minhas ovelhas, as ovelhas do Meu pastoreio, vós sois homens." E vós, Minhas ovelhas" são os ignorantes que são bons do lado do bem. "Vós sois homens" são os discípulos do sábio.
97) Este texto o insinua, também, pois está escrito, "Se Meu povo Me tivesse atendido, Israel." Por que diz, "Israel," depois de dizer, "Meu povo"? Isso é porque "Meu povo" são os ignorantes e Israel são os discípulos do sábio. E para eles, se diz, "E os filhos de Israel sairam corajosamente."
98) Tal como o Criador os dividiu no Monte Sinai, Ele os dividirá na última redenção. Isto assim é porque se diz sobre Israel, "E os filhos de Israel subiram armados saindo da terra do Egipto." "Armados," do lado da árvore da vida, ZA, que são cinquenta [soletra-se como "armas" em Hebraico] anos da Yovel [comemoração de cinquenta anos], Bina, que ZA recebe de Bina. Se diz sobre eles, "Eles subirão ao monte." E Entre eles estava "o anjo de Deus, que subiu ante o acampamento de Israel." Também, é como aqueles a quem foi dito, "E Como eu vos carreguei nas asas das águias," que são nuvens de glória, "E vos trouxe sobre Mim Mesmo," "E os filhos de Israel sairam corajosamente." Assim, Ele trará os discípulos do sábio com toda esta glória.
99) Como foi dito sobre os ignorantes do lado do bem, "E eles estiveram no pé da montanha," assim estarão eles na última redenção - debaixo dos discípulos do sábio, como um servo que caminha pelos pés do cavalo de seu mestre. No pé da montanha lhes foi dito, "Se aceitarem a lei, bom. Se não, lá será o vosso enterro." Similarmente, lhes será dito na última redenção, "Se assumirem sobre vós um discípulo do sábio no fim do exílio, como um homem que monta um cavalo e seu servo o serve, bom. Se não, lá - no exílio - será o vosso enterro."
Cinco Tipos de Multidão Misturada
Beresheet [Génesis]
224) Há cinco tipos de multidão misturada: Nefilim [caídos], Poderosos, Anakim [gigantes], Refaim[fantasmas], and Amalequitas. Por causa deles, a pequena Hey caiu do seu lugar, de Bina, uma vez que "Deus fez um correspondendo ao outro." Portanto, tal como há cinco Behinot [discernimentos] KCHB TM na santidade, eles têm seus homólogos nas Klipot. E há cinco supracitados na multidão misturada, cujo acrónimo é Nega Rá [Hebraico: aflição ou doença] ou Oneg Ra [Hebraico: mau prazer], uma vez que através do mal, o prazer é transformado em aflição e a aflição se torna prazer. E estes são os cinco tipos de multidão misturada. Eles estão misturados com Israel e os fazem pecar. E por esta razão, a pequena Hey cai do seu lugar, do seu lugar de mitigação em Bina.
Balaão e Balaque estavam na forma de Amaleque. Isso é porque se você pegar nas legras Ayin e Mem do nome, Balaão e as letras Lamed e Kof do nome, Balaque, as letras Bet, Bet,Lamed [que soletram Babel em Hebraico] vai sobrar, ou seja, Bet e Lamed de Balaão e Bet de Balaque. Sucede-se que as duas Klipot, Amaleque e Babel, estão insinuadas nos nomes Balaão e Balaque. Com isso, ele nos diz que Amaleque é considerado a Keter e Rosh [cabeça] das Klipot, como a Klipa de Babel, da qual foi dito, "Sua cabeça é feita de ouro fino," pois não tivessem eles vindo de discernimentos iguais, não seriam capazes de se apegar a Balaão e Balaque numa única união.
225) E são eles aqueles que restaram daqueles de quem foi dito sobre o dilúvio, "E Ele apagou todo o ser vivo." E aqueles que restaram da Klipa de Amaleque no quarto exílio, o exílio de Edom, são cabeças no mundo, com grande força, dado que esta Klipa é considerada Rosh e Keter das Klipot e eles se tornaram instrumentos de destruição para Israel. É dito sobre eles, em relação ao dilúvio, "Pois a terra está cheia de violência." Estes são os Amalequitas. E isto clarifica o primeiro dos cinco tipos de multidão misturada, os Amalequitas, que são a Keter de Klipot.
226) Se diz sobre os Nefilim [caídos]da multidão misturada, "E os filhos de Deus viram as filhas dos homens e elas eram belas." Estes são o segundo tipo da multidão misturada, ous eja o discernimento de Chochmá de Klipot. E eles vêm dos Nefilim no alto, ou seja aqueles que derivam de Uza e Aza’el, que foram anjos no alto e o Criador os deixou cair dos céus, daí seu nome, Nefilim. E os Nefilim da mistura derivam deles.
Quando o Criador desejou fazer o homem, disse Ele aos anjos, "Façamos o homem à nossa imagem." O Criador desejava fazê-lo cabeça de todos os anjos no alto, nomeado sobre todos os anjos e eles seriam subordinados ao governo dele, como foi dito sobre José, "Deixai-o nomear supervisores sobre a terra."
227) Por esta razão, os anjos desejaram se queixar dele e disseram, "O que é o homem, para que Tu te importes com ele?" Afinal, ele esta destinado a pecar ante Ti, assim, por que nos degradas Tu para estarmos debaixo dele? O Criador disse para eles, "Se vocês estivessem abaixo na terra, como o homem, vocês pecariam mais que ele." Prontamente, "E os filhos de Deus viram as filhas dos homens que elas eram belas", eles cobiçaram-as e o Criador os deixou cair com correntes.
228) E estes filhos de Deus são Uza e Aza’el, dos quais as almas do segundo tipo de multidão misturada derivam. Estes são os Nefilim, uma vez que eles se fizeram cair da santidade para cobiçar mulheres bonitas. E foi também por isso que o Criador deixou cair a multidão misturada do mundo vindouro, para que eles não tivessem parte lá e lhes deu sua recompensa neste mundo, como está escrito, "E lhes retribui aqueles que O odeiam na sua face." Isto explica o segundo tipo de multidão misturada, chamados Nefilim, que são considerados Chochmá de Klipot.
229) Os Poderosos são o terceiro tipo de multidão misturada que se misturou com Israel. Foi dito sobre eles, "Aqueles foram os homens poderosos antigos, homens reconhecidos" e eles são atraídos para o lado de quem foi dito, "Vinde, construamos uma cidade... e façamos um nome," ou seja do lado da geração de Babel.
Este tipo de multidão misturada constrói sinagogas e seminários e coloca dentro deles um livro de Torá com uma coroa na sua cabeça, correspondendo ao versículo, "Uma cidade e uma torre, com seu topo nos céus." Eles constróem sinagogas e seminários correspondedo a, "Uma cidade" e um lugar um livro da Torá lá correspondendo a, "Seu topo nos céus." E eles não o tencionam para o Criador, mas para fazerem um nome para si mesmos, como está escrito, "E façamos um nome."
E os filhos do Sitra Achra superam Israel, que foram abençoados com serem como a poeira da terra e os roubam e o trabalho é arruinado e destruido, ou seja as sinagogas e seminários que eles fizeram. Se diz sobre eles, "E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra." Por outras palavras, as Klipot e o Sitra Achra, chamados "água," destruiram a terra quando se intensificaram. Isto explica o terceiro tipo de multidão misturada, os poderosos, que correspondem a Bina de Klipá.
230) Refaim [fantasmas] são o quarto tipo multidão misturada que foi misturada com Israel. Se eles virem um tempo problemático em Israel, eles os abandonam e os deixam. E até se tiverem a força para os salvarem, eles não os desejam salvar, eles negligenciam a Torá e a abandonam e de todos aqueles que se engajam na Torá. Isto significa que eles abandonam a Torá e Israel para praticarem o bem aos idolatras. E eles não se levantam na ressurreição dos mortos. Quando o chamamento vier a Israel e eles forem salvos da sua aflição, se diz sobre eles, "E Tu apagaste toda a memória deles," uma vez que sendo descendentes das trevas, eles serão perdidos necessariamente na chegada da luz a Israel, Isto explica o quarto tipo de multidão misturada, os Refaim, que correspondem a ZA de Klipá.
231) Anakim [gigantes] são o quinto tipo de multidão misturada. Eles rebaixam todos aqueles de quem foi dito, "E Anakim [Hebraico: colares, bem como gigantes] no teu pescoço," ou seja Israel que guardam a Torá. Se diz sobre eles, "Refaim são considerados Anakim, também," dado que Refaim e Anakim são iguais um ao outro. São eles aqueles que revertem o mundo a ser disforme e vazio.
E este é o sentido da ruína do Templo. Se diz sobre isso, "E a terra era disforme e vazia," uma vez que o Templo é a essência do mundo e o estabelecimento do mundo. Por isso é considerado que a terra inteira era disforme e vazia. E os dois tipos de multidões misturadas que foram misturadas com Israel causaram a ruína do Templo. E assim que a luz - o Criador - chegar a Israel, elas serão obliteradas e perdidas do mundo. Mas a redenção de Israel não depende da sua obliteração, mas somente da obliteração de Amaleque, até que eles os apaguem, pois nisso está o juramento, ou seja as palavras, "A mão sobre o trono do Senhor."
Idolatria
Ki Tetzé [Se Vós Saíres]
39) Estas criadas estrangeiras são do lado da poção da morte, pois elas são opostas à Divindade, a Nukva de Sam' el, quando a criada se tornou a rainha, herdando sua senhora. Sam’el — que é outro deus — e sua Nukva, foram servos do Criador, e então fizeram para si mesmos divindade. O Criador os removerá do mundo e os obliterará
40) Se as pessoas fizeram divindade, e não de sua própria vontade, porque foram elas punidas com a remoção do mundo? Mas quando a geração do dilúvio e a geração de Babel fizeram encantamentos neles, lhes ofereceram incenso e se dobraram a eles, por esse poder, que eles lhes ofereciam incenso e se dobravam a eles, eles desceriam até eles e a seu desejo. E eles falariam nessas formas que eles haviam feito, e assim se tornaram divindade e idolatria. E foi por isso que o Criador estava prestes a os remover e os obliterar do mundo, ou seja suas estátuas, que eles adoravam, e das quais eles absorviam espíritos e imagens.
41) E quando há a multidão misturada no mundo, Sam’el e Nukva descem através destas imagens para serem materializados nelas. Assim, o Criador os removerá do mundo, como está escrito, “E Eu removerei o espírito da impureza da terra.” E caso vós digais que não há idolatria no tempo do último exílio porque as pessoas não fazem encantamentos neles, aqueles que lá fazem encantamentos, na multidão misturada, enfurecem o o Criador e Sua Divindade, e os Israel entre eles. E a multidão misturada têm sucesso neles em manter o que está escrito, “Mas reembolsai aqueles que O odeiam para suas faces, para os destruir.”
» Voltar ao Índice do Livro
» Voltar ao Índice do Livro