Seus Caminhos São Agradáveis e Todos Seus Caminhos São Paz
VaErá [E Eu Apareci]
183) “Seus caminhos são caminhos de agradabilidade, e todos os seus caminhos são paz.” “Seus caminhos são caminhos de agradabilidade” são os caminhos da Torá. Qualquer um que caminhe nos caminhos da Torá, o Criador trás sobre ele a agradabilidade da Divindade, para que ela nunca o deixe. “E todos os seus caminhos são paz” são os caminhos da Torá, uma vez que todos os caminhos da Torá são paz — paz para ele no alto, paz para ele abaixo, paz para ele neste mundo, e paz para ele no mundo vindouro.
Aquele Que Disputa a Paz
Coré
6) O mundo se apoia somente em paz. Quando o Criador criou o mundo, ele não podia existir até que Ele veio e estabeleceu paz sobre eles, o Shabat, que é a paz do superior e inferior. Então o mundo persistiu. Assim, aquele que discorda com paz será perdido do mundo.
Se Eles Estão Em Paz, Julgamento Não Governa Sobre Eles
Miketz [No Fim]
168) “Assim diz o Senhor, embora eles estejam em completa força e em semelhança muitos, Ainda assim, eles serão impedidos e falecem.” Quando o povo inteiro tem paz nele, e nenhuma disputa está entre eles, o Criador tem pena deles e juízo não os governa. E embora eles sejam idolatras, se eles estão em paz, juízo não governa sobre eles, como está escrito, “Ídolos conjuntos,” adoração de ídolos, “Efraim deixa-o sozinho.” Isto significa que até se um estiver a servir ídolos, ou seja em adoração a ídolos, se eles independentemente estiverem unidos, “Deixai-o sozinho.”
Proximidade dos Justos Aumenta a Paz no Mundo
VaYigásh [Então Judá se Aproximou]
61) Felizes são os justos, cuja proximidade uns aos outros traz paz ao mundo porque eles sabem como unir a unificação e fazer proximidade, para aumentar paz no mundo. Enquanto José e Judá não eram próximos um do outro, não havia paz. Quando José e Judá se aproximaram, paz aumentou no mundo e alegria foi acrescentada acima e abaixo enquanto José e Judá se aproximaram. Todas as tribos estavam juntas com José, e essa proximidade aumentou paz no mundo, como está escrito, “Então Judá o aproximou.”
Aquele Que Percorre o Caminho da Verdade
Miketz [No Fim]
186) Rabi Abba estava sentado no portão da cidade de Lod. Ele viu que um homem chegava e se sentava numa protrusão que inchava do lado da montanha. Ele estava fatigado da estrada e se sentou e dormiu lá. Nessa altura, ele viu uma serpente o aproximando, e um verme saiu e matou a serpente.
Quando o homem acordou, ele viu a serpente morta à frente dele. O homem se levantou e a saliência onde ele havia estado sentado foi separada da montanha e caiu para o vale abaixo dela. Mas o homem foi salvo. Tivesse ele se atrasado a se levantar até um minuto, ele havia caiu para o vale juntamente com a saliência e teria sido morto.
188) Ele lhe disse. “Durante minha vida inteira, nunca alguém me fez mal que eu não fizesse paz com ele e o perdoasse. Além do mais, se eu não pudesse fazer paz com ele, eu não iria para minha cama antes de o perdoar e a todos os que me afligiram, e eu não guardei qualquer rancor o dia inteiro por esse mal que ele me havia feito. E eu não me bastei com isso, mas ainda mais, desse dia em diante, eu lhes tentei fazer bem.”
189) As acções deste são maiores que as de José, pois com José, os malfeitores foram seus irmãos, e ele certamente deveria ter tido piedade deles devido à fraternidade. Mas o que este fez, quando ele fez isto com todas as pessoas, é maior que José. Ele é digno que o Criador lhe traga milagre a seguir a milagre.
190) “Aquele que caminha com integridade caminha seguramente” é um homem que caminha nos caminhos da Torá. “Caminha seguramente” significa que os prejudicadores do mundo nãos serão capazes de o prejudicar. “Mas aquele que perverte seus caminhos será descoberto.” Quem será descoberto? Aquele que se desviou do caminho da verdade, e procura colectar do seu amigo, que lhe deseja pagar mal por mal, e viola “Vós não tomareis vingança, nem guardareis qualquer rancor.” “Será descoberto” significa que será aparente aos olhos de todos os litigantes, que eles não perderão a imagem dessa pessoa, de modo a trazê-la ao lugar onde eles a vingarão, um olho por olho. Isto é o que está escrito, “Será descoberto.”
» Voltar ao Índice do Livro
» Voltar ao Índice do Livro