Esmolas Aos Pobres
BeHukotai [Nos Meus Estatutos]
20) …Ai das pessoas que não conhecem e não consideram a glória de seu Mestre, pois quem faz o Nome Sagrado todos os dias? Aquele que dá rectidão aos pobres.
21) O pobre está agarrado em Din e toda a sua alimentação é em Din, num lugar chamado "justiças," que éMalchut, como está escrito, "Uma oração para o pobre quando ele é enfraquecido." Esta oração é os Tefillin da mão, Malchut. Quando ela não está num Zivug com ZA, ela é pobre e ela é chamada "justiça," e aquele que dá Tzedaká [esmolas, mas também rectidão em Hebraico] aos pobres faz o Nome Sagrado no alto adequadamente inteiro, conectando-a a ZA, que lhe dá tudo. Porque Tzedaká é a árvore da vida, ZA, e Tzedaká dá e doa sobre justiça, Malchut, quando ela dá à justiça,ZA e Malchut se conectam um com o outro e o Nome Sagrado é completado.
Aquele que evoca esse despertar abaixo, que dá Tzedaká, é certamente como se ele executasse a obra do Criador em completude. Como um faz abaixo, assim desperta no alto. É por isso que está escrito, "Felizes são aqueles que mantêm justiça, que fazem rectidão em todos os tempos." Aquele que faz rectidão é o Criador, como se ele O fizesse.
22) O lugar dos pobres é Malchut quando ela não está em Zivug com ZA. Isto é porque o pobre não tem nada que lhe pertença, excepto o que lhe é dado. A lua, Malchut, não tem sua luz própria mas a que o sol, ZA, lhe dá.
23) O pobre é tão bom como morto porque esse lugar o causou, uma vez que ele está num lugar de morte.Malchut é a árvore do conhecimento do bem e do mal. Se um é recompensado, ela é boa e vida. E se ele não é recompensado, ela é mal e morte. É por isso que ele é chamado "morto." E aquele que tem pena dele lhe dá esmolas e faz a árvore da vida, chamada "rectidão," estar sobre a árvore do conhecimento, que é a árvore da morte, como está escrito, "Mas rectidão liberta da morte."
Acontece que como um faz abaixo, reanimando o pobre, que é chamado "morto," precisamente assim ele afecta acima, colocando a árvore da vida sobre a árvore da morte. Feliz é ele pois ele é recompensado com fazer o Nome Sagrado no alto, a unindo com ZA. Por esta razão, rectidão excede tudo.
Dar Doação, Maaser [Dízimo] e Chalá
VaYikrá [O Senhor Chamou]
119) Fome vem ao mundo de três pecados de não dar "doação," "dízimo," e Chalá[pão torcido]. Todos estes pecados estão somente nos ricos porque seus corações são orgulhosos. Eles estão ausentes nos pobres. Mas qual é a sentença? O Criador mata os pobres e deixa os ricos, pois somente os pobres morrem de fome, não os ricos. Assim, os ricos continuarão a pecar perante Ele pois eles não são magoados. Ele dá-lhes paz neste mundo e concretiza tudo por eles.
120) Todas as pessoas no mundo não são tá próximas ao alto Rei como aqueles Kelim que Ele usa, que são, "Um coração quebrado e cheio de remorsos," e "Os contritos e humildes de espírito." Esses são os vasos do Rei, e quando há seca e fome no mundo, e o Din sobre os pobres se intensifica, eles choram e gritam perante o Rei e o Criador os aproxima mais que a qualquer homem, como está escrito, “Pois Ele não desprezou ou abominou a humildade dos pobres." Então o Criador se recorda de porque a fome veio ao mundo. Ai dos ímpios, que a causaram.
121) Quando Rei desperta para zela pelo mundo devido ao som do choro dos pobres, o Misericordioso nos salvará deles e da sua afronta. Então está escrito, "Eu seguramente escutarei seu choro." Ele escreve escuta duas vezes [em Hebraico], uma vez para zelar com sua voz e uma vez para os vingar a aqueles que o causaram a eles, como está escrito, “Isso Eu escutarei; pois Eu sou gracioso, e Minha cólera será acesa.” Assim, quando há fome no mundo, ai dos prósperos ímpios pelo som do choro dos pobres perante o Criador.