Contemplar no Seu Coração
Novo Zohar, Beresheet [Génesis]
741) “Eu desci ao jardim das nozes para ver os botões do vale.” Vede quanto há para o homem contemplar e tomar precisões em cada dia, procurar as suas acções, e examinar todas as suas questões. Um deve trazer no seu coração que o Criador o criou e colocou uma alma elevada dentro delas, acima do resto das Suas criações, somente para contemplar Sua obra e aderir a Ele, e não seguir a vaidade.
Rigidez do Coração
BeHaalotcha [Quando Montas]
140) Quão duras de coração são as pessoas, pois elas não zelam pelas palavras desse mundo de todo. O mal no coração, que se agarra a todos os órgãos do corpo, faz isso a elas. “Há um mal que eu vi por baixo do sol, e que é pesado sobre os homens.” Este mal é a força do mal no coração que deseja dominar as questões mundanas e não zela pelas questões desse mundo de todo.
Olhos Para Ver e Um Coração Pelo Qual Zelar
Aharei Mot [Após a Morte]
30) Rabbi Shimon disse, “Questiono-me sobre as pessoas no mundo: elas não têm olhos para ver nem corações para observar, e elas não sabem e não são atenciosas a respeito da vontade do seu Mestre. Elas dormem e não estão a despertar do seu sono antes que esse dia venha quando trevas e obscuridade as cobrirão e o emprestador exige Sua factura delas.
31) “E o mensageiro as evoca todos os dias, sua alma as testemunha cada dia e noite, e a Torá grita alto em todas as direcções dizendo, ‘Até quando, seus tolos, serão folia amável? Quem quer que seja ingénuo, deixa-o se entregar aqui. A aquele que carece de entendimento ela diz, ‘Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que misturei.’ Mas ninguém empresta um ouvido e não há nenhum que desperte seu coração.”
32) Nas últimas gerações que virão, a lei será esquecida de entre eles. Então sábios do coração se reunirão nos seus lugares, e nenhum será encontrado que feche e abra a Torá. Ai dessa geração. Doravante não haverá como esta geração até à chegada da geração do Messias, o conhecimento desperta no mundo, como está escrito, “Pois todos eles Me conhecerão, do menor entre eles ao maior entre eles.”
189) Tudo aquilo que o Criador faz na terra é com sabedoria e tudo é em prol de ensinar ao povo a sabedoria superior, para que eles aprendam os segredos da sabedoria de essas acções. E tudo é como deve ser e todas Suas acções são os caminhos da Torá, uma vez que os caminhos da Torá são os caminhos do Criador e não há coisa pequena que não tenha vários caminhos, rotas e segredos da sabedoria superior.
Sabedoria Superior [Chochmá]
Toldot [Gerações]
189) Tudo aquilo que o Criador faz na terra é com sabedoria e tudo é em prol de ensinar ao povo a sabedoria superior, para que eles aprendam os segredos da sabedoria de essas acções. E tudo é como deve ser e todas Suas acções são os caminhos da Torá, uma vez que os caminhos da Torá são os caminhos do Criador e não há coisa pequena que não tenha vários caminhos, rotas e segredos da sabedoria superior.
A Abertura dos Olhos
VaEtchanan [Eu Roguei]
35) O Criador está destinado a abrir os olhos, pois nunca houveram sabedorias que vislumbrassem a sabedoria superior e alcançassem o que elas não alcançaram neste mundo, para que conhecessem seu Mestre. Felizes são os justos que são recompensados com essa sabedoria, pois não há sabedoria como essa sabedoria, nem conhecer como esse conhecer, e nem adesão como essa adesão.
A Sabedoria Que Uma Pessoa Deve Saber
Novo Zohar, Cântico dos Cânticos
482) A sabedoria que um deve saber: saber e observar o segredo de seu Mestre, conhecer-se a si mesmo, saber quem ele é, como ele foi criado, de onde ele vem e para onde ele vai, como o corpo é corrigido, e como ele será julgado pelo Rei de Todos.
483) Saber e observar os segredos da alma. O que é a alma dentro dele? De onde vem ela e porque vem ela para este corpo, que é uma gota imunda que aqui está hoje e na sepultura amanhã? Conhecer o mundo em que um se encontra, e para que será o mundo corrigido, vislumbrar os segredos sublimes do Mundo Superior, e conhecer o seu Mestre. E um observa tudo isso de dentro dos segredos da Torá.
484) Qualquer um que caminhe para esse mundo sem conhecer os segredos da Torá será expulso de todos os portões desse mundo, até se ele tiver adquirido muitas boas acções.
485) A alma diz ao Criador, “Conta-me os segredos da sabedoria sublime, como Vós conduzis e governais o Mundo Superior; ensina-me os segredos da sabedoria que eu não conheci e que não aprendi até então, para que eu não fique envergonhada entre esses Altos Graus, entre os quais entro.”
486) O Criador responde à alma, “Se não souberes, Ó mais bela entre as mulheres,” se vieste e não vislumbraste a sabedoria antes que aqui tivesses vindo, e não conheceres os segredos do Mundo Superior, “vai ao teu caminho,” pois não és digna de entrar aqui sem conhecimento.
“Vai ao teu caminho pelas pegadas do rebanho,” reencarna no mundo e torna-te conhecedora através destas “pegadas do rebanho.” Essas são seres humanos que as pessoas atropelam com seus calcanhares, pois as consideram inferiores; mas são elas que conhecerão os segredos sublimes do seu Mestre. A partir delas saberás como observar e saber, e delas aprenderás.
487) Pequenas crianças no Templo, estudando Torá pelas tendas dos pastores, mais que nessas sinagogas e seminários onde eles estudam a Sabedoria Superior. E embora elas não o saibam, pois elas são crianças, tu saberás e compreenderás as palavras de sabedoria que elas dizem.
Jonas, Que Desceu Para O Barco
VaYikahel [E Moisés Reuniu]
81) Jonas, que desceu para o barco, é a alma do homem que desce a este mundo para estar no corpo de um homem. Ela é chamada Jonas [Yoná, Heb: pomba] porque quando ela abandona o nosso corpo, ela é uma pomba neste mundo, ou seja que ela é enganada do corpo, que a Me’ané [engana], como está escrito, “Vós não vos enganarás uns aos outros.” Então, uma pessoa caminha neste mundo como um navio prestes a quebrar no mar, como está escrito, “E o navio estava prestes a quebrar.”
82) Quando uma pessoa neste mundo peca e pensa que ela escapou a seu Mestre porque seu Mestre não vigia neste mundo, o Criador joga um forte vento tempestuoso, que é a sentença do Din que sempre se encontra perante o Criador, Lhe pedindo para sentenciar o homem. O vento tempestuoso alcança o barco e recorda um das iniquidades, para o capturar.
83) Quando um é apanhado pela tempestade na casa onde ele está doente, está escrito, “E Jonas desceu para o convés do navio, se deitou e adormeceu.” Até quando um está na sua casa da enfermidade, a alma não desperta para se arrepender perante seu Mestre para redimir suas iniquidades.
Está escrito, “Então o capitão se aproximou dele.” o capitão é a boa inclinação que conduz tudo. “E ele disse, ‘Como é que vós estais a dormir? Levantai-vos, evocai vosso Deus,’” não é tempo de dormir pois vós estais a ser sentenciado por tudo o que fizeste neste mundo. arrependei-vos de vossas iniquidades.
84) Observai estas matérias e regressai a vosso Mestre. “Qual é vossa ocupação,” que vós fizestes neste mundo? Confessai-a perante vosso Mestre, observai de onde viestes, de uma gota imunda, e não para ser orgulhoso perante Ele. “Qual é vosso país,” ou seja que vós sois uma criatura da terra e regressareis para a terra. Vede se vós tendes mérito ancestral para vos proteger.
Se Um Homem Se Esconde A Si Mesmo Em Lugares de Esconderijo
Noach
194) “‘Se um homem se esconde a si mesmo em lugares de esconderijo, não o vejo Eu?’ Diz o Senhor...”
195) Isso é semelhante a um rei que construiu um palácio, e por baixo do palácio construiu esconderijos fortificados. A seu tempo, os súbditos rebelaram contra o rei e o rei os rodeou com seus exércitos. O que fizeram eles? Eles se esconderam a si mesmos nos túneis fortificados. O rei disse, “Eu fiz esses esconderijos, e eles os querem usar para se esconder de mim, como está escrito, ‘Se um homem se esconde a si mesmo em lugares de esconderijo, não o vejo Eu?’ Diz o Senhor.’ Eu fui aquele que fez esses túneis fortificados, e Eu fiz a luz e as trevas. Então como vos podeis esconder de Mim?”
21) Os tolos, que não sabem e não observam com sabedoria, dizem que este mundo opera por acaso e que o Criador não zela por eles. E que em vez disso, destino do homem e o destino da besta são o mesmo.
22) Quando Salomão olhou para esses tolos que o diziam, ele lhes chamou "bestas," pois eles na realidade fazem de si bestas, ao proferirem essas palavras ... maldito seja o espírito dessas bestas, desses tolos, desses sem fé. Ai deles e ai das suas almas; seria melhor para eles que não tivessem nascido.
42) "Toda a coisa que abra o útero, de toda a carne que eles ofertarem ao Senhor, tanto homem como besta, será tua ... e o primogénito das bestas impuras redimirás tu." Este Mitsvá[mandamento] é para redimir o primogénito de uma besta, para se redimir a si mesmo para o mundo vindouro. E se ele não redimir seus Néfesh, Ruach e Neshamá na Torá antes de ele ir para esse mundo, ele vai reencarnar neste mundo como antes, como está escrito, "Ele retorna aos dias da sua juventude," recebendo Néfesh e Ruach e Neshamá.
» Voltar ao Índice do Livro
Homem e Besta
Shlach Lecha [Enviai Adiante]
21) Os tolos, que não sabem e não observam com sabedoria, dizem que este mundo opera por acaso e que o Criador não zela por eles. E que em vez disso, destino do homem e o destino da besta são o mesmo.
22) Quando Salomão olhou para esses tolos que o diziam, ele lhes chamou "bestas," pois eles na realidade fazem de si bestas, ao proferirem essas palavras ... maldito seja o espírito dessas bestas, desses tolos, desses sem fé. Ai deles e ai das suas almas; seria melhor para eles que não tivessem nascido.
Redimir Toda a Cria de um Burro para Redimir a Alma da Pessoa
Coré
42) "Toda a coisa que abra o útero, de toda a carne que eles ofertarem ao Senhor, tanto homem como besta, será tua ... e o primogénito das bestas impuras redimirás tu." Este Mitsvá[mandamento] é para redimir o primogénito de uma besta, para se redimir a si mesmo para o mundo vindouro. E se ele não redimir seus Néfesh, Ruach e Neshamá na Torá antes de ele ir para esse mundo, ele vai reencarnar neste mundo como antes, como está escrito, "Ele retorna aos dias da sua juventude," recebendo Néfesh e Ruach e Neshamá.
» Voltar ao Índice do Livro