Morar Na Gruta
Introdução ao Livro do Zohar
187) Rabi Pinehas, filho de Yair, viu dois pássaros chegando e voando sobre o mar. Ele levantou sua voz e disse, “Pássaros, pássaros, desde vosso voo sobre o mar, haveis vós visto o lugar onde está ?” Ele esperou um pouco, então disse, “Pássaros, pássaros, ide e contai-me.” Eles voaram para o mar e partiram.
Rabi Shimon fugiu da realeza, que ordenou que ele devia ser morto. Ele e seu filho se esconderam numa gruta, e eles não sabiam de seu paradeiro. Foi por isso que Rabi Pinhas, filho de Yair, foi para o procurar nas ilhas do mar.
188) Antes dele ter saído para o navio, os pássaros vieram e um deles segurava uma carta nos eu bico. Ela dizia, “Rabi Shimon Bar Yochai saiu da gruta com seu filho, Rabi Elazar.” Rabi Pinhas foi até ele e descobriu que ele havia mudado. Seu corpo estava cheio de buracos e feridas de se sentar na gruta. Ele chorou com ele e disse, “Ai que eu assim vos vi.” Rabi Shimon lhe disse, “Feliz sou eu que vós me haveis visto assim, pois não me tivesses visto assim, eu não seria assim.”
...Durante todos os anos que ele havia morado numa gruta, ele teve de se sentar lá dentro da areia para cobrir sua nudez e se envolver na Torá, e sua carne se enferrujou devido a isso. Ele chorou sobre ele e disse, “Ai de mim que eu vos vi assim.” Rabi Shimon disse-lhe, “Feliz sou eu que vós me haveis visto assim, pois não me tivesses visto assim, eu não seria assim.,” ou seja que eu não teria sido recompensado com as revelações dos segredos da Torá, pois ele foi recompensado com toda a grande sublimidade de sua sabedoria durante esses 13 anos de se esconder na gruta.
Dono Das Velas
Yitró [Jetro]
411) “Pois esta é a vossa vida.” Aquele que é recompensado com a Torá e não parte dela é recompensado com duas vidas: uma neste mundo e uma no mundo vindouro. Está escrito, “Vossa vida” em forma plural [em Hebraico], que são duas. Qualquer um que parta dela, é como se ele tivesse partido da vida. E aquele que parte de Rabi Shimon, é como se ele tivesse partido de tudo.
412) ...Dai de uma geração da qual Rabi Shimon parte, dado que quando nos encontramos perante Rabi Shimon, as fontes do coração se abrem para todas as direcções e tudo se torna revelado. E quando partimos dele, não sabemos nada e todas as fontes se fecham.
413) Está escrito, “E Ele levou o Espírito que estava sobre ele e O colocou sobre os setenta anciãos.” É como essa vela da qual várias velas são acesas, embora ela permaneça inteira, com nada subtraído dela devido ao acender das velas dela. Assim é Rabi Shimon Bar Yochai, dono das velas: ele brilha para todos e a luz não parte dele, e ele permanece completo.
O Livro do Zohar — Arca de Noé
BeHaalotchá [Quando Vós Montais as Velas]
88) “E os sábios brilharão como o brilho do firmamento” são os autores da Cabala. São eles que se esforçam neste brilho, chamado O Livro do Zohar, que é como a arca de Noach, reunindo dois de uma cidade, e sete reinos, e por vezes um de uma cidade e dois de uma família, no qual as palavras, “Cada filho que nasce vós lançareis para o rio” se tornarão realidade. A Torá é chamada “um filho.” O recém nascido é o alcançado. “Para o rio” significa a luz da Torá. “Lançar” é como “Vós a estudareis” [é um anagrama em Hebraico], onde vós estudareis cada introspecção que nasce em vós pela luz da Torá e pela sua alma. Esta é a luz deste Livro do Zohar, e é tudo por causa a vós.
O Criador Sentencia E O Justo Revoga
VaYikrá [O Senhor Chamou]
240) Não há decreto que tenha sido sentenciado no mundo acima que Rabi Shimon não tenha revogado, como está escrito, “A Rocha de Israel falou para mim: ‘Governantes sobre os homens serão os justos; um justo governa o temor a Deus.’” O Criador governa sobre o homem. Quem governa sobre o Criador? O justo governa, pois o Criador sentencia e o justo revoga.
241) Assim foi Rabi Shimon Bar-Yochai. Um dia ele se sentava na porta do portão para a cidade de Lod. Ele levantou seus olhos e viu que o sol brilhava. Ele bloqueou sua luz três vezes. Assim, a luz foi escurecida e preto e verde foram vistos no sol. Ele disse para Rabi Elazar, seu filho, “Segue-me, meu filho, e nós veremos; um decreto deve ter sido declarado acima e o Criador me deseja informar.” Certamente, essa coisa que foi sentenciada pende no alto durante trinta dias e o Criador não age antes que Ele alerte os justos, como está escrito, “Pois o Senhor Deus não fará nada, mas Ele revela Seu conselho aos Seus servos e profetas.”
242) Enquanto eles caminhavam na vinha, eles viram uma serpente que veio com sua boca aberta, ardendo na poeira da terra. Rabi Shimon ficou incomodado e suas mãos golpearam a cabeça da serpente. A serpente ficou silenciosa e baixou sua boca e Rabi Shimon viu sua lingua pendendo. Ele disse-lhe, “Serpente, serpente, ide e contai a essa alta serpente, que incita e zomba, que Rabi Shimon Bar-Yochai está no mundo.” A serpente colocou sua cabeça num buraco no chão e Rabi Shimon disse, “Eu delcaro que como a inferior serpente regressou para o buraco no chão, a serpente superior regressará para o buraco do grande abismo.”
243) Rabi Shimon sussurrou uma oração. Enquanto eles oravam, eles escutaram uma voz dizendo, “As sentenças cessaram; retornai a vossos lugares. Os golpes dos sabotadores estão ausentes do mundo porque Rabi Shimon Bar-Yochai os cancelou. Feliz sois vós Rabi Shimon que vosso Mestre deseja para vós o melhor mais que para todas as pessoas no mundo.” Está escrito sobre Moisés, “E Moisés suplicou,” ou seja que ele estava enfermo [em Hebraico, “suplicou” também pode significar “estar doente”]. Mas vós, Rabi Shimon, sentencia, e o Criador mantém; Ele sentencia e vós revogais.
244) Entretanto, ele viu que o sol havia brilhado e o preto foi removido. Rabi Shimon disse, “Deve ser que o mundo foi perfumado.” Ele foi para sua casa e interpretou, “Pois o Senhor é justo, Ele ama rectidão; os rectos vislumbrarão Sua face.” O que é “Sua face”? “Pois o Senhor é justo, Ele ama rectidão” porque “Os rectos vislumbrarão Sua face,” ou seja as altas faces das pessoas do mundo, pois elas precisam de pedir do Criador misericórdia para tudo o que precisam.
245) O que é, “Os rectos vislumbrarão Sua face”? Estes são os dias antigos, os Sefirot de Atik, o escondido de todos os que estão escondidos, a Keter. E os dias do mundo são as Sefirot de ZA, que são chamadas “Sua face.” Eles vêem-se uns aos outros de uma maneira recta que eles devem ver, ou seja aPanim [face] de ZA vê a Panim de Atik, e a Panim de Atik vê a Panim de ZA de uma maneira recta, sem virar à direita ou esquerda.
246) Quando Criador zela pelo mundo e vê que as acções das pessoas abaixo são rectas,Atik, que é Keter, aparece em ZA, Tiferet, e todas essas Panim de ZA olham para as escondidas Panim deAtik. Então, todos são abençoados porque eles olham um para o outro de uma maneira recta, na linha média, que não se encosta nem para a direita nem para a esquerda. Está escrito sobre isso, “Os rectos vislumbrarão Sua face,” ou seja que as faces de Atik e ZA olham uma para a outra de uma maneira recta, na linha média. E então elas são todas abençoadas e regam-se uma à outra até que todos os mundos sejam abençoados e todos os mundos sejam um. Nessa altura, é considerado que “O Senhor é um e Seu nome Um.”
Começo da Idra Zuta
Haazinu [Dá Ouvidos]
26) Rabi Shimon disse, “É um bom tempo agora e gostaria de chegar ao mundo vindouro sem vergonha. Assim, desejo divulgar perante a Divindade coisas sagradas que não divulguei até então, caso contrário venha a ser dito que abandonei o mundo deficiente. Até então, elas estiveram escondidas no meu coração para entrar com elas no mundo vindouro.
27) “É assim que vos ordeno: Rabi Aba escreverá, Rabi Elazar aprenderá oralmente, e o resto dos amigos falarão nos seus corações.” Rabi Aba levantou-se por trás de seus ombros. Rabi Elazar, seu filho, se sentou perante ele e Rabi Shimon lhe disse, “Ergue-te, meu filho, pois outro se sentará neste lugar.” Rabi Elazar ergueu-se.
28) Rabi Shimon cobriu-se na sua vestimenta e se sentou. Ele começou e disse, “Os mortos não louvam o Senhor, nem qualquer um que desça até Dumá.” Certamente, “Os mortos não louvam o Senhor,” pois eles são chamados “mortos,” uma vez que o Criador é chamado “vivo,” e Ele está entre aqueles que são chamados “vivos,” os justos, e não entre aqueles que são chamados “mortos,” os ímpios. E o fim do versículo prova, como está escrito, “Nem qualquer um que desça até Dumá,” ou seja todos aqueles que descem até ao Anjo Dumá, que permanecerão no Inferno. Mas não assim são aqueles que são chamados de “vivos.” Eles são os justos e o Criador quer honrar...
31) Rabi Shimon começou e disse, “Eu sou do meu amado, e seu desejo é por mim.” todos os dias em que estive atado a este mundo, estive atado ao Criador com um nó. Por esta razão, agora, “E seu desejo é por mim,” pois Ele e Seu acampamento vieram para alegremente escutar palavras escondidas e o louvor do Sagrado Atik, o mais escondido de todos os que estão escondidos, o mais isolado e separado de todos. Mas ele não está separado, pois tudo se apega a ele e ele se apega a todas as coisas; ele é todas as coisas.
A Partida De Rabi Shimon Bar Yochai
Idra Zuta, Haazinu [Dai Ouvidos]
196) Rabi Aba disse, “A Luz Sagrada não completou dizer vida antes que suas palavras se abateram. E eu escrevi, e pensei que escreveria mais, mas não escutei. Eu não levantei minha cabeça, pois a luz era grande e não conseguia olhar. Entretanto, fui agitado; Eu escutei uma voz chamando e dizendo, ‘Duração dos dias e anos da vida.’ Então escutei outra voz, ‘Ele pediu vida de Vós.’”
197) O todo desse dia, o fogo não parou da casa, mas não havia nenhum que o alcançasse. Eles não conseguiam, dado que a luz e o fogo o rodeavam. Esse dia inteiro, eu fui caído na terra e chorei amargamente. Assim que o fogo se foi, eu vi a Luz Sagrada, o santo dos santos, abandonado do mundo, coberto e deitado no seu lado direito, e sua face sorria.
198) Rabi Elazar, seu filho, ergueu-se, pegou nas suas mãos, e as beijou. E eu lambi a poeira sob seus pés. Os amigos desejaram chorar mas não conseguiam falar. Os amigos começaram a chorar, e Rabi Elazar, seu filho, caiu três vezes e não conseguia abrir sua boca. Posteriormente, ele começou e disse, “Meu pai, meu pai, haviam três e eles se tornaram um novamente.” Isto é, haviam três grandes na terra — Rabi Elazar, seu pai, Rashbi, e seu avô, Rabi Pinhás, filho de Yair — e agora Rabi Elazar permaneceu órfão do seu avô e do seu pai, Rashbi. Ele permaneceu sozinho no mundo. Agora que esta grande árvore partiu. Sob ela, os animais do campo passeariam, nos seus ramos, os pássaros do céu habitariam, e nutrições para todos estavam nela. Agora os animais migraram e os pássaros das árvores que se sentaram nos seus ramos se estabelecem nos buracos do grande mar. E os amigos, em vez da nutrição que receberam dela, eles bebem sangue.
199) Rabi Chiya subiu a seus pés e disse, “Até então a Luz Sagrada zelava por nós. Agora é tempo de trabalhar somente por sua glória.”
Rabi Elazar e Rabi Aba subiu e levou-o do seu lugar para uma cama que foi feita uma escada, para o levantar para sua cama. Quem viu a confusão dos amigos? E a casa inteira cheirava a boas fragrâncias. Eles levantaram-o para sua cama e somente Rabi Elazar e Rabi Aba o serviram.
200) Golpeadores e homens com escudos vieram da aldeia Tzipori, e desejaram enterrá-lo no seu lugar. Eles vieram para o levar pela força e pela guerra. Os filhos de Meron os afastaram e gritaram para eles em hordas, pois eles não o queriam lá enterrado, mas que ele fosse enterrado no seu lugar. Quando a cama estava fora da casa, ela subiu no ar e fogo flamejava perante ela. Eles escutaram uma voz, “Entrai, vinde e reuni-vos para a celebração de Rabi Shimon, que paz venha e eles repousarão em paz.”
201) Quando ele entrou na gruta eles escutaram uma voz dentro da gruta. Esse homem tremia a terra, irritando de Malchut, vários zombadores no firmamento são silenciados neste dia por vós. Este é Rabi Shimon Bar Yochai, cujo Mestre louva cada dia. Feliz é ele acima e abaixo. Vários altos tesouros são guardados para ele. Foi dito sobre ele, “E vós, ide para o fim e repousai e vos levantai novamente por vosso destino no fim da direita.”
» Voltar ao Índice do Livro
» Voltar ao Índice do Livro