Como A Luz Sobressai Às Trevas
Ki Tazria [Quando uma Mulher é Inseminada]
105) “Como a luz sobressai às trevas.” O benefício da luz vem somente a partir das trevas. A correcção do branco é o preto, pois sem o preto, o branco não teria sentido. E porque há preto, o branco é elevado e respeitado. É como o doce e amargo. Uma pessoa não consegue saber o sabor da doçura antes de ela ter provado amargura. Assim, o que o torna doce é o amargo.
Nas coisas onde há opostos, um revela o outro, tal como no branco e preto, luz e trevas, doente e saudável. Se não houvesse doença no mundo, o termo saudável seria inatingível, como está escrito, “Deus fez um oposto ao outro.” E por isso está também escrito, “É bom que vós segurais uma, e também não deixais a outra.”
Shimon do Mercado
Beresheet [Génesis], 159
159) “E Deus disse, ‘Façamos o homem,’” “O segredo do Senhor é para aqueles que O temem.” No versículo, “E Deus disse,” há um segredo que é revelado somente a aqueles que O temem. O mais velho entre os anciães começou e disse, “Shimon, Shimon, quem foi que disse, ‘Façamos o homem,’ de quem está escrito, ‘E Deus disse’? Quem é este nome Elokim [Deus]?”
Entretanto, esse mais velho entre os anciães fugiu e nenhum o viu. E como Rabi Shimon escutou, ele lhe chamou Shimon, e não Rabi Shimon. Ele dizia para seus amigos, “Este deve ser o Criador, de quem foi dito, ‘E Atik Yomin [Antigo dos Dias] se senta.’ Logo, agora é a hora de divulgar esse segredo, pois há um segredo aqui que não foi permitido divulgar, e agora isso significa que permissão para divulgar foi dada.”
É sabido que os segredos que foram revelados aos autores de O Zohar foi através de alcançamento das luzes dos altos graus, por inspiração. Também, há Panim [anterior] e Achoraim[posterior] neles, que significa ocultação e divulgação. E pela medida da Panim no grau, assim é a medida de sua Achoraim. O instar da Achoraim é um chamamento e convite para instar a Panim. Por esta razão, eles sabiam a medida de sua destinada divulgação de acordo com a medida da ocultação da Achoraim que eles haviam alcançado.
Este é o significado do que está escrito, que Rabi Shimon escutou que ele lhe chamou Shimon e não Rabi Shimon, que significa que o instar da Achoraim, o chamamento, foi tão forte que todos os seus graus se perderam e ele se tornou uma pessoa vulgar, Shimon do mercado. Com isso, ele reconheceu-o como um chamamento e um convite para obter um alcance muito alto de Panim. Por esta razão, ele prontamente disse aos seus amigos, “Este deve ser o Criador, de quem se diz, ‘E Atik Yomin[Antigo dos Dias] se senta,’” uma vez que não há grau mais alto que Ele.
Dia-a-Dia Derrama Discurso, E Noite-a-Noite Revela Conhecimento
Introdução do Livro do Zohar
140) “Dia a dia em diante discurso derrama, e dia a noite revela conhecimento.” Isto significa um dia santo, de entre esses dias superiores do Rei, das Sefirot de ZA, que são chamadas "dias," louvando os amigos que se envolveram na Torá na noite de Shavuot… E “Noite a noite” significa que cada grau que governa a noite, as Sefirot de Malchut louvam o outro, e esse conhecimento é que cada um recebe do seu amigo. E por toda a completude, eles se tornaram amigos e amantes…
Isto assim é porque antes do fim da correcção, antes de termos qualificado nossos vasos de recepção para receber somente em prol de doar contentamento a nosso Fazedor e não para nosso próprio benefício, Malchut é chamada "a árvore do conhecimento do bem e do mal." Isto assim é porque Malchut é a orientação do mundo pelas acções das pessoas. E uma vez que somos desajustados para receber todo o deleite e prazer que o Criador havia contemplado a nosso favor no pensamento da criação, temos de receber a orientação do bem e mal da Malchut. Esta orientação nos qualifica a derradeiramente corrigirmos nossos vasos de recepção em prol de doar e a sermos recompensados com o deleite e prazer que Ele havia contemplado a nosso favor…
Frequentemente, a orientação do bem e mal causa-nos ascensões e descidas, a cada um de acordo com o que ele é. Vós deveis saber que por esta razão, cada ascensão é considerada como um dia separado porque devido à grande descida que ele teve, duvidando do princípio, durante a ascensão ele é como uma criança recém nascida. Assim, em cada ascensão, é como se ele começasse a servir o Criador de novo. É por isso que cada ascensão é considerada um dia específico, e similarmente, cada descida é considerada uma noite específica.
Está escrito, “Dia a dia em diante discurso derrama”… Isto assim é porque através do grande Zivug no fim da correcção eles serão recompensados com arrependimento por amor, pois eles completarão a correcção de todos os vasos de recepção, para que eles sejam somente em prol de doar contentamento sobre o Criador. Nesse Zivug, todo o grande deleite e prazer do pensamento da criação aparecerão para nós.
Nessa altura, evidentemente veremos que todas essas punições do tempo das descidas, que nos trouxeram a duvidar o princípio, foram as coisas que nos purificaram e foram as causas directas de toda a felicidade e bondade que vieram até nós no tempo do fim da correcção. Isto assim é porque não fossem essas terríveis punições, nunca teríamos chegado a este deleite e prazer. Então esses pecados serão invertidos em méritos reais…
Isto assim é porque todas essas noites são as descidas, e as punições que impediram a Dvekut [adesão] com o Criador até que elas se tornem muitos dias um a seguir ao outro. Agora, uma vez que a noite e as trevas se tornaram méritos e boas acções, também, a noite brilha como o dia e as trevas como a luz, não há mais impedimentos, e todos os 6000 anos se unem num único grande dia.
Assim, todos os Zivugim que saíram um de cada vez e divulgaram ascensões e descidas que eram separadas umas das outras agora se reuniram num nível de um, sublime e transcendente nível de Zivug, que brilha do fim do mundo até ao seu fim…. Assim, todas elas se tornaram um dia para o Senhor.
Quando se diz, “E noite a noite”… Isto é porque todas essas palavras e sofrimentos que são chamados “noites,” pelos quais os graus se tornam discretos, um de cada vez, agora eles, também, brilham como o dia, uma vez que todos eles se reuniram e se tornaram um único receptáculo para o grande conhecimento que preenche a terra inteira com o conhecimento do Senhor.
Segue-se que cada noite em si mesma permaneceria no escuro, não tivesse ela chegado a uma reunião com todas as noites. Isto assim é porque cada noite recebe sua quota no conhecimento somente a partir da conexão com o resto das noites… uma vez que todas elas juntas, se reuniram, se tornaram dignas de receber esse grande conhecimento. Foi por isso que se disse, “E por toda a completude, elas se tornaram amigas e amantes,” pois na grande completude que elas receberam juntos, todas as noites se tornaram amadas amigas umas para as outras.
E Houve Tarde, E Houve Manhã, Um Dia
Toldot [Gerações]
119) “E Deus chamou à luz Dia” é Abraão, que é a luz do dia, a linha direita. Sua luz torna-se mais forte pela correcção do dia, que é a luz de Chasadim. É por isso que está escrito, “Agora Abraão era velho, avançado em idade” [o texto Hebraico usa a palavra “dias”], ou seja com as luzes brilhantes de Chasadim. E ele é velho, como está escrito, “Que brilha mais e mais até ao dia perfeito.” É por isso que está escrito sobre isso, “E Deus chamou à luz Dia.”
120) “E às trevas Ele chamou Noite.” Isto é Isaac, que é escuro, escurecedor de modo a receber a noite dentro dele. Assim, quando ele envelheceu, está escrito, “E veio a passar-se que quando Isaac era velho, e seus olhos eram escuros, tais que ele não conseguia ver,” uma vez que ele foi escurecido completamente. Certamente, ele devia ser completamente escurecido e adequadamente se segurar ao seu grau.
O dia é ZA e a noite é a Nukva. Na sua raiz, ZA é considerado como ser inteiramente da linha direita e a Nukva é considerada ser inteiramente da linha esquerda. É sabido que a linha esquerda é Chochmá sem Chasadim, que não consegue brilhar sem se misturar com Chasadim. Assim, nessa altura, ela é considerada trevas.
Também, a linha esquerda está em disputa com a linha direita e não deseja ser misturada com Chasadimque se pareça até à chegada da linha média, que é o nível de Chasadim que emerge sobre oMasach de Hirik que diminui a linha esquerda. E então ele decide entre elas e a Chochmáse veste em Chasadim. Nessa altura, ela brilha em completo e ZA é considerado incluir a linha direita que está misturada com a esquerda, e a Nukva como sendo a linha esquerda que está misturada com a direita, e elas se unem uma na outra, como está escrito, “E houve tarde e houve manhã, um dia.”