Fio de Chésed [Misericórdia/Graciosidade]
Miketz [No Fim]
33) ...Quando uma pessoa se engaja na Torá à noite, um fio de misericórdia se propaga sobre ele durante o dia, como está escrito, "De dia o Senhor comandará Sua misericórdia e de noite Seu canto estará comigo."
Grande Amor À Noite
Aharei Mot [Depois da Morte]
217) “Meu espírito dentro de mim Vos procura,” para se apegar a vós à noite com grande amor. O homem precisa de subir cada noite devido ao amor ao Criador para se envolver na Sua obra até que a manhã se levante, e atrair sobre ele um cordel de Chesed [misericórdia/graciosidade]. Feliz é o homem que ama o Criador com este amor. E aqueles verdadeiros justos, que amam o Criador desta maneira, o mundo existe para eles, e eles governam todos os duros decretos acima e abaixo.
Aqueles Que Se Levantam De Sua Cama Para Se Envolver Na Torá
VaYikrá [O Senhor Chamou]
379) “Quando as estrelas da manhã cantaram juntas, e todos os filhos de Deus gritaram de alegria.” Quando o Criador vem para se entreter com os justos no Jardim do Éden, todas as coisas, ou seja graus no mundo inferior, Malchut, e todos os superiores e inferiores despertam para Ele. E todas as árvores, ou seja graus, no Jardim do Éden começam a louvar perante Ele, como está escrito, “Então todas as árvores do bosque cantarão por alegriaperante o Senhor, pois Ele veio.” E até os pássaros na terra todos proferem louvor perante ele.
Nessa altura, uma chama sai e golpeia as asas do galo, que chama e louva o Rei sagrado. Ele evoca as pessoa a se esforçarem na Torá, em louvor a seu Mestre, e na Sua obra. Felizes são aqueles que se levantam de sua cama para se envolver em Torá.
380) Quando a manhã chega, as portas do sul, ou seja Chesed, se abrem e os portões de cura saem para o mundo, E vento do Leste, ZA, desperta e Rachamim estão presentes. E todas essas estrelas e signos, ou seja graus, que são nomeados sob a governação dessa manhã, que é Yesod que brilha Chasadim, todos eles começam a louvar e a cantar pelo Alto Rei. Está escrito sobre isso, “Quando as estrelas da manhã cantaram juntas, e todos os filhos de Deus gritaram por alegria.”
Mas o que os filhos de Deus, que são Din, querem aqui, convocando um grito nesta manhã, que é o tempo de Chesed? Afinal, todos os Dinim são removidos quando a Chesed desperta no mundo. Contudo, “E todos os filhos de Deus gritaram por alegria” significa que a autoridade dos duros Dinim foi quebrada, sua força foi estilhaçada, uma vez que “Grito” significa que eles quebraram, como está escrito, “A terra está quebrada, demolida.”
Presentes Para os Membros do Palácio
Beshalach [Quando Faraó Enviou]
46) O Criador e todos os justos no Jardim do Éden, todos escutam a Sua voz. Está escrito, "Tu que te sentas nos jardins, amigos escutam a tua voz; deixa-me ouvi-la." "Tu que te sentas nos jardins" é a assembleia de Israel, Malchut. À noite, ela louva o Criador com o louvor da Torá. Feliz é aquele que participa com ela em louvar o Criador no louvor da Torá.
47) Quando chega a manhã, a assembleia de Israel, Malchut, vem e brinca com o Criador e Ele lhe dá o seu ceptro de Chésed [graciosidade/misericórdia]. Mas não só para ela, mas para ela e para todos aqueles que participam com ela. Aquele que se engaja na Torá à noite, o Criador atrai para ele um fio de Chésed durante o dia. É por isso que Malchut é chamada "A estrela da manhã," pois ela louva o Criador à noite com o louvor da Torá.
48) Quando a manhã se deve levantar, a luz escurece e fica negra e a negritude está presente. Depois a mulher se apega ao seu Marido, que é a terceira correspondência, quando a mulher diz com seu marido, ou seja com ZON, para dizer com Ele e ela vem para o Seu palácio.
49) Posteriormente, quando o sol se deve pôr, a noite brilha e vem e toma o sol. Depois, todos os portões se fecham, burros zurram e cães ladram. Quando metade da noite passou, o Rei começa a se levantar e a rainha, Malchut, começa a cantar. O Rei, ZA, vem e bate no portão do palácio e diz, "Abre para mim, minha irmã, minha esposa." E depois Ele brinca com as almas dos justos.
50) Feliz é aquele que despertou nessa hora com palavras da Torá. Por esta razão, todos os filhos do palácio do rei se deve levantar nessa altura e louvar o Rei. Todos louvam ante Ele e o louvor sobe deste mundo, que está longe Dele e é mais favorável ao Criador que qualquer coisa.
51) Quando a noite parte e a manhã vem e amanhece, o Rei e a rainha estão em alegria, em Zivug e Ele lhe dá presentes, bem como a todos os habitantes do palácio. Feliz é aquele que é numerado entre os moradores do palácio.
Sessenta Sopros
VaYigash [Então Judá Se Aproximou]
34) Rei David dormiria como um cavalo; ele dormia pouco. Logo, como se levantou ele à meia-noite? Afinal de contas, esta medida de sessenta sopros do sono de cavalo é pequena e ele não se levantaria sequer a um terço da noite.
35) Contudo, quando a noite chegou, ele se sentaria com todos os grandes da sua casa e ele sentenciaria juízos e se envolveria em palavras de Torá. Isto significa que ele não foi dormir no princípio da noite, mas perto da meia-noite. Posteriormente, ele dormiria seu sono até à meia-noite, se levantava à meia-noite, despertava, e se envolvia na obra do seu Mestre, em cântico e em louvor.
36) Rei David vive e existe para todo o sempre. O próprio Rei David se impediu toda a sua vida de provar o sabor da morte, uma vez que sono é uma parte de sessenta de morte. E David, devido a seu lugar, que é “vivo,” dormia somente sessenta sopros, dado que ele vivia somente através de sessenta sopros, menos um, e daí em diante, o homem prova o sabor da morte e o lado do espírito da impureza o governa.
37) Foi por isso que Rei David se impediu a si mesmo de provar o sabor da morte e de ser governado pelo lado do outro espírito. Isto é porque sessenta sopros menos um significa que a vida no alto — até sessenta sopros — são os sessenta altos sopros, e vida depende deles. e daí para baixo é a morte.
38) Foi por isso que Rei David media a noite até à meia-noite, para que ele permanecesse vivo e o sabor da morte não o governasse. E quando metade da noite passava, David existiria no seu lugar, no seu grau, vivendo e existindo, uma vez que ele havia despertado do seu sono e cantou e louvou. Isto assim é porque quando ele despertou à meia-noite e a sagrada Keter — a Nukva, despertou — ela não deve encontrar David conectado a outro lugar, ao lugar da morte.
39) Quando metade da noite passou e a santidade superior despertou, se uma pessoa que dorme na sua cama não se levanta do seu sono para observar a glória de seu Mestre, com isso ela conecta-se à morte e apega-se a outro lugar, ao Sitra Achra. Foi por isso que David se levantaria à meia-noite para observar a glória de seu Mestre, vivendo num vivo, ele não dormiria em torpor ao ponto de provar o sabor da morte. Esta é a razão porque ele dormiria como um cavalo, sessenta sopros, mas não em completude, pois lhes faltava um.
Dormir significa fechar dos olhos, ou seja os Mochin. Isto é como aquele que mente negligentemente com seus olhos fechados. Sua raiz se estende da dominação da iluminação da linha esquerda, Chochmá, quando ela está em disputa com a linha direita, Chasadim, onde porque a Chochmá não consegue brilhar semChasadim, os Mochin são bloqueados.
Despertar do sono se estende da linha média, uma vez que o estado de sono continua até à ascensão da linha média com o Masach deHirik nela. Este é o ponto de Man’ula [fechadura], que diminui a linha esquerda e a inclui na direita. Nessa altura, os Mochin se abrem e a Chochmá consegue brilhar.
Torá Que É Estudada Em Conjunto É Mais Pura
VaYikrá [O Senhor Chamou]
394) Torá que é estudada à noite é mais pura que Torá que é estudada durante o dia, uma vez que a pureza da Torá escrita está na Torá oral, em Malchut, que é chamada “noite.” A Torá oral,Malchut, governa à noite e desperta mais que de dia, e quando Malchut governa, ela é a pureza na Torá.
Filhos da Fé — Aqueles Que Sabem Como Unir O Nome Sagrado
VaYikrá [O Senhor Chamou]
200) “Abençoai o Senhor, todos vós servos do Senhor.” Este é um louvor para todos aqueles com fé. Quem são aqueles com fé? Eles são aqueles que se envolvem na Torá e sabem como unir o Nome Sagrado adequadamente. E o louvor daqueles com fé é que eles se levantam à meia-noite para se envolver na Torá e aderir à assembleia de Israel, Malchut, para louvar o Criador com palavras de Torá.
201) Quando um se encontram à meia-noite para se envolver na Torá, um vento Nortenho — ou seja iluminação da esquerda — desperta à meia-noite, que é o veado e Malchut, e se levanta e louva o Criador, ZA. E quando ela se levanta, vários milhares e várias dezenas de milhares se levantam com ela na sua existência, e todos eles começam a louvar o Rei sagrado.
202) O Criador escuta aquele que foi recompensado e se levantou à meia-noite para se envolver na Torá…E toda essa multidão no alto e todos aqueles que louvam seu Mestre em cântico se mantêm silenciosos pelos louvores daqueles que se envolvem na Torá. Eles declaram e dizem, “Abençoai o Senhor, todos os servos do Senhor.” Por outras palavras, vós que vos envolvei na Torá, abençoai o Senhor. Vós — louvai o Rei sagrado; vós — coroai o Rei.
203) E o veado, Malchut, é coroada nesse homem. Ela levanta-se perante o Rei e diz, “Vede em que filho eu vim até Vós, em que filho eu despertei para Vós.” E quem são aqueles que todo o seu mérito está perante o Rei? São aqueles que se encontram na casa do senhor nas noites. São eles aqueles que são chamados “servos do Criador”; eles são aqueles que são dignos de abençoar o Rei e cuja bênção é uma bênção, como está escrito, “Levantai vossas mãos para o santuário, e abençoai o Senhor.” Vós, que mereceis o Rei sagrado ser abençoado por vós, a bênção através de vós é uma bênção.