Todo O Bem
Chayei Sarah [A Vida de Sara]
219) “Abre meus olhos, para que eu veja maravilhas de Vossa lei.” Quão tolas são as pessoas, pois elas não sabem e não consideram se envolver na Torá. Mas a Torá é o todo da vida, e toda a liberdade e toda a bondade neste mundo e no mundo vindouro. Vida neste mundo é ser recompensado com todos os seus dias neste mundo, como está escrito, “O número de vossos dias, Eu preencherei.” E ele será recompensado com longos dias no mundo vindouro, pois ele é a vida perfeita, uma vida de alegria, vida sem tristeza, vida que é vida — liberdade neste mundo e libertação de tudo.
Liberdade Do Anjo Da Morte
Chayei Sarah [A Vida de Sara]
220) …a Torá é liberdade do anjo da morte, para que ele não o consiga controlar.
Certamente, se Adão se apegasse à árvore da vida, que é a Torá, ele não causaria a morte a si mesmo ou ao mundo inteiro. Mas porque ele deixou a árvore da vida, que é a Torá, e comeu da árvore do conhecimento, ele causou morte a si mesmo e ao mundo. Por esta razão, o Criador deu a Torá a Israel.
Está escrito, “Charut [cravado] nas mesas; não o pronunciais Charut, mas em vez disso Cherut [liberdade],” pois então eles foram liberados do anjo da morte. Não tivesse Israel pecado com o bezerro e não abandonado a árvore da vida, que é a Torá, eles não causariam a morte regressar ao mundo para começar.
E o Criador disse, “Eu disse, ‘Vós sois deuses, e todos vós sois os filhos do Altíssimo,’” ou seja que sobre a recepção da Torá. E uma vez que vos haveis danificado a vós mesmos, ou seja pecado, certamente morrereis como humanos. Assim, essa serpente má que escureceu o mundo não consegue governar qualquer um que se envolva na Torá.
Vida Superior
VaYishlach [E Jacob Enviou]
46) "Feliz é o homem que sempre teme; mas aquele que endurece seu coração cairá no mal." Felizes são Israel, pois o Criador os deseja e lhes deu a verdadeira lei, para serem recompensados com isso com a vida eterna. O Criador atrai a vida eterna sobre qualquer um que se engaje na Torá e o trás para a vida do mundo vindouro, como está escrito, "Pois Ele é tua vida e a duração dos teus dias." E está escrito, "E através desta coisa prolongarás teus dias," porque ela é vida neste mundo e vida no mundo vindouro.
O Mundo Foi Criado Com a Torá
Terumá [Donativo]
635) Quando o Criador criou o mundo, Ele olhou na Torá e criou o mundo. O mundo foi criado com a Torá, como está escrito, "E eu fui ao lado Dele um Amon [aprendiz].” Não o pronuncie, Amon, mas Oman [artesão], pois a Torá é o artesanato do mundo...
639) Está escrito na Torá, "No princípio Deus criou os céus e a terra." Ele olhou para esta palavra e criou os céus. Está escrito na Torá, "E disse Deus, 'Haja luz.'" Ele olhou para esta palavra e criou a luz. E assim foi com toda e cada palavra que está escrita na Torá: o Criador olhou e fez essa coisa. É por isso que está escrito, "E eu fui ao lado Dele um Oman [artesão],” enquanto o mundo fora criado.
640) Quando o mundo foi criado, não existia uma única coisa antes do desejo de criar o homem, para que ele se engajasse na Torá e para isso, o mundo existiu. Agora, qualquer um que olhe na Torá e se engajar nela, aparentemente sustenta o mundo. O Criador olhou na Torá e criou o mundo; o homem olha na Torá e sustenta o mundo. Sucede-se que a acção de preservar o mundo inteiro é a Torá. Por esta razão, feliz é aquele que se engaja na Torá, pois ele sustenta o mundo.
Aquele Que Se Envolve Na Torá Sustenta O Mundo
Toldot [Gerações]
3) Qualquer um que se envolva na Torá sustenta o mundo e sustenta toda e cada operação no mundo na sua maneira adequada. Também, não há um órgão no corpo do homem que não tenha uma criação correspondente no mundo.
Isto assim é porque o corpo do homem se divide em órgãos e todos eles se encontram grau sobre grau, estabelecidos um sobre o outro e todos são um corpo, similarmente, o mundo, ou seja todas as criações no mundo são muitos órgãos se encontrando um sobre o outro, e todos eles são um corpo. E quando todos eles forem corrigidos eles serão na realidade um corpo. E tudo, homem e o mundo, serão como a Torá porque o todo da Torá são órgãos e junções se encontrando um sobre o outro. E quando o mundo for corrigido eles se tornarão um corpo.
Estudar Pelo Criador
Lech Lechá [Vai Em Diante]
282) Quando Rabi Abba veio de Babel, ele declarou, “Quem quer que deseje por riqueza e quem quer que deseje longos dias no mundo vindouro se envolverá na Torá!” O mundo inteiro se reuniu nele para se envolver na Torá.
Um solteiro, um homem vago de uma mulher, estava no seu bairro. Um dia, ele veio até ele e lhe disse, “Eu quero aprender Torá de modo a ter riqueza.” Rabi Abba lhe disse, “Vós certamente sereis recompensados com riqueza através da Torá.” Ele se sentou, e se envolveu na Torá.
283) Com o tempo, ele disse, “Rabi, onde está a riqueza?” Rabi Abba respondeu, “isso significa que vós não estais a estudar pelo Criador,” e ele caminhou para seu quarto para considerar o que fazer com ele. Ele escutou uma voz dizendo, “Não o punas, pois ele será um grande homem.” Ele regressou para ele e lhe disse, “Sentai-te, meu filho, sentai-te, e eu te darei riqueza.”
284) Entretanto, um homem caminho segurando um vaso dourado. Ele o tomou para que ele fosse visto, e seu brilho irradiou na casa. Ele disse, “Rabi, eu quero ser recompensado com a Torá. Eu mesmo não fui privilegiado com compreender a Torá, e eu peço que alguém se envolva por mim. Eu tenho grande riqueza, que meu pai me havia deixado.” Enquanto ele estava sentado na sua secretária, ele colocou treze taças de ouro sobre ela. “Eu quero ser recompensado com o Mitzvá [boa acção] de estudar a Torá, e em retorno, eu darei riqueza.”
285) Ele disse para esse homem, que não tinha uma esposa, “Vós vos envolveis na Torá, e este homem vos dará riqueza.” O homem trouxe-lhe essa taça de ouro. Rabi Abba disse sobre ele, “Ouro ou vidro não se equiparam a ela,nem pode ela ser trocada por artigos de fino ouro.” Ele se sentou e se envolveu na Torá, e esse homem lhe dava riqueza.
286) Como tempo, a beleza da Torá veio dentro dele. Um dia, ele se sentava e chorava. Seu rabi o encontrou chorando e lhe perguntou, “Porque vós chorais?” Ele respondeu, “E que estou eu a negligenciar com esta riqueza — a vida do mundo vindouro! Eu não quero mais estudar pelo homem; Eu quero ser recompensado com a Torá por mim mesmo.” Rabi Abba disse, “Agora parece que ele já estuda pelo Criador.”
287) Ele evocou esse homem e lhe disse, “Levai vossa riqueza e a dai aos órfãos e pobres, e eu vos darei uma parte maior na Torá, em tudo o que aprendemos.” Ele devolveu-lhe a taça de ouro. Não há melhor recompensa no mundo que aquele que se envolve na Torá. E não há necessidade de coisa alguma em troca por isso, como está escrito, “Ouro ou vidro não se conseguem equiparar a ela,nem pode ela ser trocada por artigos de fino ouro.”
Torá Que Não Sobe
VaYechi [Jacob Viveu]
293) “Que vantagem tem o homem em todo o seu trabalho, que ele faz debaixo do sol?” O trabalho da Torá, também significa trabalhar debaixo do sol. O trabalho da Torá é diferente; ele é acima do sol, dos superiores. Logo, assim e o trabalho da Torá. Diz-se sobre isso, “Que vantagem tem o homem em todo o seu trabalho, que ele faz debaixo do sol?” se ele trabalha na Torá para as pessoas ou para sua própria honra. É sobre isso que o versículo diz, “Debaixo do sol,” uma vez que esta Torá não sobe, e até se um vivesse um milhar de anos, no dia em que ele abandona o mundo, lhe parecerá como se ele tivesse vivido somente um dia.
Palavras de Torá Requerem Intenção
Noach
275) Está escrito, "Prepara-te para conhecer o teu Deus, Ó Israel" e está escrito, "Fica em silêncio e escuta, Ó Israel," pois palavras de Torá requerem intenção e devem ser corrigidas no corpo e vontade como um só.
276) ...Palavras de Torá requerem correcção do corpo e correcção do coração.
Sublimes Segredos Que Aparecem por um Momento e Desaparecem Novamente
Toldot [Gerações]
4) A Torá contém todos os ocultos, sublimes e inatingíveis segredos. A Torá contém todas as sublimes, reveladas e não reveladas matérias, ou seja, que quanto a sua profundidade, elas aparecem ao olho daquele que as observa e pouco depois desaparecem. Depois brevemente reaparecem e desaparecem e assim por diante ante aqueles que as examinam. A Torá contém todas as coisas que estão acima no Mundo Superior e que estão abaixo. E todas as coisas neste mundo e todas as coisas no mundo vindouro está na Torá e não há ninguém que as observe e que as conheça.
Despertar O Amor
Mishpatim [Ordenanças]
99) Uma amada, graciosa e bela, se esconde no seu lugar. Ela tem um amante, do qual as pessoas não devem saber, mas ele se esconde. Esse amante, pelo amor que ele a ama, sempre passa pelo portão para a sua casa e levanta seus olhos em toda a direcção. Ela sabe que seu amante sempre rodeia o portão para sua casa. Ela abre uma pequena porta no seu lugar e mostra sua face ao seu amante, e imediatamente se cobre a si mesma novamente. Todos aqueles que estiveram com o amante não viram e não olharam, somente e só o amante, cujo coração e alma se seguram por ela. E ele sabe que pelo amor que ele a ama, ela lhe aparece nesse momento, para evocar o amor por ele.
Assim é uma palavra de Torá: ela aparece somente para seu amado. A Torá sabe que sábio-de-coração rodeia o portão para sua casa cada dia. O que fez ela? Ela mostrou sua face para ele dentro do palácio e insinuou-lhe uma pista, então prontamente retornou para seu lugar e se escondeu. Todos aqueles de lá não sabiam nem olharam, mas somente ele, e seu coração e alma seguem-a. Assim, a Torá aparece e desaparece, e caminha com amor para aquele que a ama, para despertar o amor com ele.
A Torá Não Conta Histórias Literais
BeHaalotchá [Quando Vós Montais]
58) Ai daquele que diz que a Torá vem para contar contos literais e as palavras incultas de tais como Esau e Labão. Se isto assim é, até hoje conseguimos tornar as palavras de uma pessoa inculta numa lei, e até mais gentis que as suas. E se a Torá indica para matérias mundanas, até os governantes do mundo têm entre eles coisas melhores, então que os sigamos e as tornemos numa lei da mesma maneira. Contudo, todas as palavras da Torá têm o sentido mais superior.
59) O mundo superior e o mundo inferior são julgados do mesmo. Israel correspondem aos altos anjos no alto. Está escrito dos altos anjos, “Que faz ventos Seus mensageiros,” e quando eles descem, eles se vestem nos vestidos deste mundo. Não se tivessem eles se vestido em vestidos tais como neste mundo, eles não seriam capazes de permanecer neste mundo, e o mundo não os toleraria. E se assim é com anjos, isto é tanto o mais com a lei que criou os anjos e todos os mundos, e eles existem por ela. Além do mais, quando ela desceu para este mundo, o mundo não a toleraria não tivesse ela se vestido nestas roupas mundanas, que são os contos e palavras dos incultos.
60) Assim, esta história da Torá é uma vestimenta da Torá. E aquele que considera esta vestimenta como a própria Torá e nada mais, maldito seja seu espírito,e ele não terá parte no mundo vindouro. Esta é a razão porque David disse, “Abre meus olhos, para que eu possa vislumbrar coisas maravilhosas na Vossa lei,” ou seja, vislumbrar sobre o que reside por baixo da vestimenta da Torá.
61) Há uma vestimenta abertamente visível, e quando tolos vêem uma pessoa vestida generosamente, cujo vestido parece elegante, eles não olham além e o julgam por suas roupas elegantes. Eles consideram as roupas o corpo do homem e consideram o corpo do homem sua alma.
62) Tal é a Torá. Ela tem um corpo, que são os Mitzvot da Torá, que são chamados “os corpos da Torá.” Este corpo se veste em vestidos, que são histórias mundanas, e os tolos no mundo consideram somente essa vestimenta, que é a história da Torá. Eles não sabem mais e não consideram o que existe por baixo dessa vestimenta.
Aqueles que sabem mais não consideram a vestimenta, mas o corpo sob essa vestimenta. Mas os sábios, os servos do Alto Rei, aqueles que se encontraram no Monte Sinai, consideram somente a alma na Torá, que é a essência de tudo isso, a própria lei. No futuro, eles vislumbrarão a alma dentro da alma da Torá.
63) Isto é também como é no alto. Há Levush [vestimenta], Guf [corpo], Neshamá [alma], eNeshamá para Neshamá. Os céus e seus exércitos são os Levush, e a assembleia de Israel éMalchut — o Guf que recebe a Neshamá, que é a Tiferet [glória] de Israel, ZA. Assim,Malchut é o Guf para a Neshamá, pois ZA se veste nela como uma alma no corpo. A Neshamá éTiferet,Israel, a própria lei, a alma da Torá, sobre a qual os sábios vislumbram.
E Neshamá para Neshamá é Atika Kadisha [a Sagrada, Anciã], sobre a qual eles vislumbram no futuro. Todos estão entrelaçados: Atika Kadisha se veste em ZA, ZA veste-se em Malchut, e Malchut nos mundos BYA e todos os seus exércitos.
64) Ai dos ímpios que dizem que a Torá é nada mais que fábulas e consideram somente a vestimenta. Felizes são os justos que consideram a Torá como devem. Como vinho se senta somente num jarro, a Torá habita somente nessa vestimenta. Assim, um precisa de considerar o que se encontra sob a vestimenta, que é porque todos estes contos são vestidos.
341) Ai dos ímpios do mundo que não sabem e não olham para as palavras da Torá. E quando eles olham para ela, por não haver sabedoria neles, as palavras da Torá parecem como se fossem vazias e inúteis. Tudo é porque eles são desprovidos de conhecimento e sabedoria, dado que todas as palavras da Torá são sublimes e preciosas palavras e toda e cada palavra que está escrita lá é mais preciosa que pérolas e nenhum objecto se pode comparar a ela.
342) Quando todos os tolos cujo coração está bloqueado vêem as palavras da Torá, não só eles não sabem, mas até dizem que as palavras são palavras mimadas e inúteis, ai deles. Quando o Criador os procurar por desgraçarem a Torá, eles serão punidos com um castigo digno daquele que se revolta contra o seu Mestre.
343) Está escrito na Torá, "Pois ela não é coisa vã." E se ela é vã, ela é somente vã para ti, uma vez que a Torá está cheia de toda a boa jóia e pedra preciosa, com toda a abundância do mundo.
344) Disse o Rei Salomão, "Se fores sábio, és sábio para ti mesmo." Isso assim é porque aquando a pessoa se torna sábia na Torá, isso é para seu benefício, não da Torá, dado que ele não consegue acrescentar sequer uma única letra à Torá. "E se desprezares, tu sozinho o suportarás," pois nada será subtraido do louvor da Torá por causa disso. Seu desprezo é somente seu e ele permanecerá nele, para o aniquilar deste mundo e do mundo vindouro.
Para Quem a Torá Parece Vazia
VaYetze [Jacob Saiu]
341) Ai dos ímpios do mundo que não sabem e não olham para as palavras da Torá. E quando eles olham para ela, por não haver sabedoria neles, as palavras da Torá parecem como se fossem vazias e inúteis. Tudo é porque eles são desprovidos de conhecimento e sabedoria, dado que todas as palavras da Torá são sublimes e preciosas palavras e toda e cada palavra que está escrita lá é mais preciosa que pérolas e nenhum objecto se pode comparar a ela.
342) Quando todos os tolos cujo coração está bloqueado vêem as palavras da Torá, não só eles não sabem, mas até dizem que as palavras são palavras mimadas e inúteis, ai deles. Quando o Criador os procurar por desgraçarem a Torá, eles serão punidos com um castigo digno daquele que se revolta contra o seu Mestre.
343) Está escrito na Torá, "Pois ela não é coisa vã." E se ela é vã, ela é somente vã para ti, uma vez que a Torá está cheia de toda a boa jóia e pedra preciosa, com toda a abundância do mundo.
344) Disse o Rei Salomão, "Se fores sábio, és sábio para ti mesmo." Isso assim é porque aquando a pessoa se torna sábia na Torá, isso é para seu benefício, não da Torá, dado que ele não consegue acrescentar sequer uma única letra à Torá. "E se desprezares, tu sozinho o suportarás," pois nada será subtraido do louvor da Torá por causa disso. Seu desprezo é somente seu e ele permanecerá nele, para o aniquilar deste mundo e do mundo vindouro.
Um Curativo Para Todos Os Problemas Do Mundo
VaYechi [Jacob Viveu]
317) As pessoas do mundo gritarão mas ninguém zelará por elas. Suas cabeças procurarão em cada direcção por alguma salvação mas elas não regressarão com qualquer cura para seus apuros. Mas eu encontrei para eles um remédio no mundo: Quando eles se envolvem em Torá, e um livro de Torá sem defeito está entre eles, quando eles o tiram, os superiores e inferiores despertarão. E é tanto quanto o mais se o Nome Sagrado está escrito nele adequadamente.
13) Todos os pais superiores que estão agarrados no alto - Abraão, Isaac, Jacob, Moisés, Aarão e José - todos estão implicados na Torá escrita, a Torá de HaVaYaH. Isso assim é porque há seis extremidades de Zeir Anpin, que é chamado HaVaYaH e sobre o qual está escrito, "A lei do Senhor [HaVaYaH]." Assim, todos eles são Torá escrita.
David, que está agarrado fora deles, é a Torá oral, Malchut e é implicado nas palavras da recepção, ou seja nos escritos. Essa é a razão pela qual Malchut é chamada "recepção," dado que ela recebe luz da Torá escrita, que é chamada Tzadik [justo], Yesod e é chamada José e ela é chamada "tudo."
Torá Escrita e Torá Oral
Novo Zohar, Toldot [Gerações]
13) Todos os pais superiores que estão agarrados no alto - Abraão, Isaac, Jacob, Moisés, Aarão e José - todos estão implicados na Torá escrita, a Torá de HaVaYaH. Isso assim é porque há seis extremidades de Zeir Anpin, que é chamado HaVaYaH e sobre o qual está escrito, "A lei do Senhor [HaVaYaH]." Assim, todos eles são Torá escrita.
David, que está agarrado fora deles, é a Torá oral, Malchut e é implicado nas palavras da recepção, ou seja nos escritos. Essa é a razão pela qual Malchut é chamada "recepção," dado que ela recebe luz da Torá escrita, que é chamada Tzadik [justo], Yesod e é chamada José e ela é chamada "tudo."