Despertar e Desejar
Lech Lechá [Ide Em Diante]
28) Uma vez que o Criador viu seu despertar e seu desejo, Ele imediatamente se revelou a Si Mesmo a ele e lhe disse, “Ide em diante,” para te conheceres a ti mesmo e te corrigires a ti mesmo.
223) “Aquele que provocou um do este” é Abraham, que levou o despertar ao Criador somente do este porque quando ele viu o sol nascente na manhã do este, ele levou um despertar para si mesmo, que é o Criador. Ele disse sobre o sol, “Este é o Rei que me criou,” e ele adorou o sol o dia inteiro. No entardecer, ele viu que o sol se punha e a lua se levantava. Ele disse sobre a lua, “Esta deve governar a adoração que ele adorava o dia inteiro, o sol, uma vez que o sol havia escurecido perante a lua e não brilha.” Logo, ele adorou a lua o todo dessa noite.
224) De manhã, ele viu que a lua escurecia e o este iluminava. Ele disse, “Deve haver um rei e um governante sobre todos esses, que os conduz.” Quando o Criador viu o desejo de Abraão, Ele apareceu perante ele e falou para ele, como está escrito, “Ele clama em rectidão aos Seus pés.” Rectidão é o Criador, que o chamou e falou para ele e apareceu perante ele.
E Abraão Levou Sarai
Lech Lechá [Ide Em Diante]
58) “E Abrão levou Sarai sua esposa.” Esta é medida de coisas boas porque o homem está proibido de levar sua esposa para outra terra contra sua vontade. Está também escrito, “Levai Aarão,” ou seja levai os Levitas. Foi por isso que “E Abrão levou” é medida em coisas, e ele alertou-a quão maus foram os caminhos das pessoas da geração. É por isso que lá escreve, “E Abraão levou Sarai sua esposa.”
59) “E Lot seu sobrinho.” Porque achou Abraão adequado anexar Lot a si mesmo? Isso foi porque ele viu no espírito da santidade que David estava destinado a sair dele.
“E as almas que eles haviam feito em Harã” são os homens e mulheres convertidos que corrigiram suas almas. Abraão converteria os homens, e Sara converteria as mulheres, e é por isso que a escritura fala sobre eles como se eles os tivessem feito.
Abraão e Sara Purificando As Pessoas Do Mundo
VaYaerá [E o Senhor Apareceu]
106) Abraão e Sara dispunham Tevilá para cada pessoa — ele para os homens e ela para as mulheres. A razão porque Abraão se envolveu em purificar as pessoas é que ele era puro e ele era chamado “puro,” como está escrito, “Quem consegue trazer uma coisa limpa de uma coisa imunda? ninguém,” e Abraão é puro que veio de Térach, que era imundo.
107) Foi por isso que Abraão se envolvia em Tevilá, para corrigir o grau de Abraão. E seu grau é água, Chasadim, pela qual ele foi feito purificar todas as pessoas no mundo com água.
Beer Sheva
Novo Zohar, Toldot [Gerações]
28) Abraão nomeou esse poço de água, Malchut, Beer Sheva...
31) Abraão cavou esse poço. Ele o estabeleceu porque ele ensinou a todas as pessoas do mundo a servirem o Criador. E uma vez que ele o cavou, ele trouxe em diante águas vivas que nunca acabam.
Uma Encarnação De Adam HaRishon
BaHar [No Monte Sinai]
69) O pecado de Adam foi que ele quebrou o mandamento do Criador. Mas não há mandamentos senão idolatria. Ele transgrediu com idolatria, e Ele o colocou, ou seja, o encarnou na semente de Térach, na qual ele fumegou, ou seja irou o Criador e quebrou o mandamento da idolatria, pois Térach foi um idolatra. E ele saiu da semente de Abraão, que foi uma encarnação de Adam HaRishon. Abraão se arrependeu e quebrou as estátuas de idolatria e todas as comidas que foram colocadas perante elas. Ele corrigiu o que Adam e Térach pecaram, e quebrou o pecado e a estrutura do mal que ele construiu, a estrutura das Klipot que causaram Adam pecar, e empossou o Criador com Sua Divindade sobre o mundo inteiro.
Presentes Aos Filhos Das Concubinas
Chayei Sarah [A Vida de Sara]
262) “Mas aos filhos das concubinas… presentes.” O que são presentes? São esses graus inferiores de santidade, que estão por corrigir. Eles são nomes de tipos de espíritos de impureza. Ele o deu a eles para completarem os graus, para que eles os purificassem e complementassem os graus de santidade. E Isaac subiu acima de todos eles na fé alta, que é Biná.
263) “Os filhos das concubinas” são os filhos de Quetura. Ela é chamada “concubinas” uma vez que ela era uma concubina antes de ele a ter enviado para longe. E ela é uma concubina agora dado que ele não a levou novamente. “E ele os enviou para longe de Isaac e seu filho,” para que eles não governassem sobre Isaac. “Enquanto ele ainda era vivo,” enquanto Abraão ainda vivia e excitado no mundo, para que eles não disputassem com ele mais tarde, e para que Isaac fosse corrigido no lado dos duros, e altos Din, para prevalecer sobre todos eles. E eles se renderam perante ele. “Este” significa para a terra do este dado que há vários tipos de bruxaria e impureza lá.
264) Está escrito, “E a sabedoria de Salomão excedia a sabedoria de todos os filhos do oriente,” ou seja todos aqueles que eram dos filhos das concubinas de Abraão. E nessas montanhas do este estão aqueles que ensinam feitiçaria às pessoas. E Labão, Beor, Balaão, seu filho, e todos os feiticeiros vieram dessa terra no este.
Livro de Sabedoria dos Predecessores
VaYaerá [E o Senhor Apareceu]
80) Rabi Aba disse, “Um dia, cruzei-me com uma cidade que era uma dessas que haviam no este, e me foi contado dessa sabedoria que eles sabiam desde os dias antigos. Eles encontraram seus livros de sabedoria e me apresentaram tal um livro.”
88) Eu lhes disse, “Meus filhos, as palavras no livro são próximas das palavras da Torá. Mas vós vos deveis desviar destes livros caso contrário eles desviarão vossos corações para estas obras e para todos estes lados que ele aqui menciona. Vós vos podeis desviar do trabalho do Criador.”
89) Isto assim é porque todos estes livros enganam as pessoas, uma vez que os filhos do este foram sábios e herdaram esta sabedoria de Abraão, que deu aos filhos das criadas, como está escrito, ‘Mas aos filhos das concubinas que Abraão tinha, Abraão deu presentes,’ e posteriormente eles foram atraídos nesta sabedoria para várias direcções.
90) Mas a semente de Isaac, a parte de Jacob, assim não é, como está escrito, “E Abraão deu tudo o que ele tinha a Issac.” Isto é somente a parte sagrada da fé a qual Abraão aderiu, e esta é de seu lote e deste lado Jacob veio. Está escrito sobre isso, “E eis, o Senhor se encontrou sobre ele,” e está escrito, “Senão vós… Meu servo, Jacob.”
Estas São As Gerações Dos Céus e da Terra Quando Eles Foram Criados
Lech Lechá [Vai em Diante]
225) “Falai rectidão e declarai coisas que estão certas/direitas.” Todas as palavras do Criador são verdadeiras. “E declarai coisas que estão certas/direitas” porque quando o Criador criou o mundo, o mundo não se apoiou, mas se desmoronou para este lado e para aquele lado. O Criador disse para o mundo, “Porque estais vós a falhar?” Ele Lhe disse, “Caro Senhor, eu não me apoio pois não tenho fundação [ Yesod] sobre a qual me apoiar.”
226) O Criador lhe disse, “Assim, Eu colocarei um justo dentro de vós, Abraão, que Me amará.” E o mundo imediatamente se apoiou e existiu. Está escrito, “Estas são as gerações dos céus e da terra quando eles foram criados.” Não o leia, BeHibar’am [quando eles foram criados], mas BeAvraham [em Abraão, as mesmas letras em Hebraico], uma vez que o mundo existiu em Abraão.
227) O mundo respondeu para o Criador, “Abraão está destinado a gerar filhos que destruirão o Templo e queimarão a Torá.” O Criador lhe disse, “Um homem sairá dele, e doze tribos sairão dele, todas as quais são justos.” Prontamente, o mundo existia para ele.
Livro da Criação
Novo Zohar, Yitró [Jetro]
309) Certamente, Jacob tinha o livro de Adam HaRishon, bem como o livro Enosh, e O Livro da Criação por Abraão o patriarca. Eles comentaram que Masechet Avodá Zarah [o tratadoIdolatria] por Abraão o patriarca constituía 400 capítulos.
De todos esses livros, Jacob o patriarca, o homem inteiro, vivendo em tendas, aprendeu muita sabedoria. E a beleza e linhas de Jacob foram como as linhas de Adam HaRishon.
Abraão, Sara, Isaac e Rebeca
Lech Lecha [Vai em Diante]
76) O Criador implica Chochma superior, em Abraão e Isaac. Abraão é Neshama para Neshama, luz de Chaya. Neshama é Sara. Lot é a serpente, parceira de SAM. O espírito da santidade é Isaac. A sagrada Nefesh é Rebeca e a inclinação do mal é o espírito da besta. Na sua sabedoria, diz Salomão sobre ele, “Quem conhece o espírito do homem, se ele sobe ou o espírito da besta, se ele desce para a terra?” O espírito da besta é uma Nefesh do lado da inclinação do mal.
77) Neshama para Neshama chega ao homem da Sefira de Chochma, com temor e com sabedoria. ANeshama chega ao homem em Bina, como está escrito, “Eis, o temor do Senhor é sabedoria.” Assim, Neshama para Neshama chega somente através do temor e sabedoria. Mas a Neshama chega a uma pessoa através do arrependimento, que é chamado Bina e é chamado “Sara.” Ruach [espírito/vento] é chamado “voz” ele é chamado Daat e ele se propaga até ao homem que levanta a sua voz na Torá. O Ruach é também chamado “Torá Escrita.” As boas acções derivam da Nefesh da mente.
Neshama para Neshama e NRN derivam de CHBD:
- A Neshama para Neshama, Abraão, deriva da Sefira de Chochma.
- A Neshama, Sara, deriva da Sefira de Bina.
- O Ruach, Isaac, deriva da Sefira de Daat; ele é a direita de Daat.
- A Nefesh, Rebeca, deriva da Sefira de Daat, que é a esquerda de Daat.
78) Similarmente, o Criador criou o corpo a partir de quatro elementos básicos: Fogo, vento, poeira e água, semelhantes a Neshama para Neshama, Neshama, Ruach, e Nefesh. Neshama para Neshama é Água;Neshama é fogo; Ruach é vento; e Nefesh é poeira.
Água é macho, como Neshama para Neshama, que vem de Chochma. Esta é doce água deKedusha e oposta a essa está a água que causa uma maldição, que são a inclinação do mal, SAM.
Há um fogo sagrado, fêmea, como a Neshama que vem de Bina. Oposto a ele está o estranho fogo, do qual está escrito, “Para que ele não entre a qualquer hora no sagrado lugar,” que é a Nukva do lado da inclinação do mal, a serpente, a Nukva de SAM.
O Ruach santo é macho, como o vento que vem da Sefira de Daat. Oposto a ele stá um Ruach impuro, a inclinação do mal. Foi dito sobre ele, “A partir da raiz da serpente virá um basilisco,” ou seja o espírito da besta, que é chamado “um basilisco,” que é um descendente da serpente da impureza, da Bina impura.
E há poeira santa, como a Nefesh que vem da esquerda de Daat. Oposta a ela está a poeira impura, a Nefesh animalesca do lado da inclinação do mal.
79) Assim, a Neshama, que é arrependimento, Bina, assalta essa serpente para quebrá-la pelo poder da escravidão da penitência, a atraindo para as casas de assembleia e seminários.