Uma pergunta que recebi: Porque é que tantos Cabalistas queimaram os seus manuscritos?
A Minha Resposta: Para os Cabalistas, é por vezes suficiente para a revelação do oculto ser escrito ou o dizer alto. Pode até ser suficiente para um Cabalista simplesmente pensar algo, uma vez que ele corrige a criação com os seus pensamentos e desejos.
É por isso que eles não se sentem mal ao queimarem os seus textos após os terem escrito. Os Cabalistas só mantêm os seus manuscritos se a geração é capaz de os usar correctamente. Esta é a razão pela qual muitos Cabalistas incluindo Baal HaSulam, queimaram os seus livros e manuscritos. E houveram outros grandes Cabalistas, como Baal Shem Tov, que não escreveram sequer uma única palavra as suas vidas inteiras.
Em acréscimo, um Cabalista vê imediatamente a consequência da sua correcção nas almas. Isto é muito diferente de como as pessoas no nosso mundo material fariam algo de "bom" pelo seu próximo e mais tarde se transforma em mal. Se uma pessoa não corrige o que ela é suposta corrigir sozinha e nós o fazemos por ela, é como se a roubássemos. E também vamos contra o Criador.
Se a vida de uma pessoa não está a correr bem, então isto é propositadamente feito pelo Criador em prol de a forçar a corrigir a sua atitude para as pessoas que a rodeiam. Mas em vez de corrigir os problemas ao concertar a conexão entre nós, tentamos compensá-lo através de caridade no mundo material. Como resultado, o mundo simplesmente rebola ribanceira abaixo e alcança estados ainda mais graves que anteriormente.
Desta forma, os Cabalistas realizam verdadeiramente grandes correcções através do seu trabalho espiritual, enquanto que outras acções só causam o efeito oposto. Estamos ainda por revelar isto.
(Da Parte 3 da Aula Diária de Cabala)
IN LAITMAN.COM