O tema do dinheiro hoje vem à nossa consciência de uma maneira muito vivida em tempos de crise como hoje. A vida torna-se muito custosa, ou você tem dinheiro ou não tem. O assunto do dinheiro é um dos assuntos mais interessantes que afecta todos.
Os especialistas acabam constantemente por estar errados sobre o dinheiro e de onde ele vem, etc. Dinheiro é uma matéria humana. Porque realmente, temos o lar, sexo, família, amigos, tudo isto os animais também têm. O que os animais não têm é dinheiro.
Quando as pessoas começaram a prosperar às custas das outras através da compra e venda, entrando num relacionamento com as outras, isto tornou-as num ser humano. Antes disso as pessoas só trabalhavam umas com as outras forçosamente, por exemplo, eu levo o que preciso ou mato-te. Tal como os animais.
O dinheiro não é poder, ele é uma força humana. Pode haver um velho homem fraco com imenso dinheiro e isso significa que ele tem imenso poder. Como uma pessoa com uma arma na sua mão contra certo fanfarrão, uma pessoa pequena com uma arma consegue lidar com ele.
Então aqui temos a questão do desenvolvimento do cérebro que está em contraste à nossa força animalesca e isto já depende de como uma pessoa obtém o dinheiro, sua força. É interessante que ela se consiga preencher a si mesma com esta força com diferentes prazeres, comida, sexo, família, dinheiro gera mais dinheiro, honra, conhecimento, etc. Ela pode comprar tudo isto com dinheiro.
E vemos que no mundo moderno tudo isto é mais conspícuo. É um meio de alcançar qualquer coisa no mundo e é um meio muito prático. É fluído. Eu levo um cartão de plástico no meu bolso e é suficiente para estar coberto por todo o mundo.