Todas as palavras da Torá são sublimes segredos.
O Livro do Zohar com o Comentário Sulam [Escada], BeHaalotechá, Item 58
A Torá é espiritualidade.
Rabi Nachman de Breslev, Colecções dos Moharan, 1
A sabedoria da Cabala não menciona nada do nosso mundo corpóreo.
Baal HaSulam, “A Liberdade”
O Zohar não fala nada de incidentes corpóreos, mas dos mundos superiores, onde não há sequência de tempos como na corporalidade. Tempo espiritual é suscitado pela mudança de formas e graus que estão acima do tempo e lugar.
O Livro do Zohar com o Comentário Sulam [Escada], VaYetzé, Item 139
A sabedoria da Cabala fala somente da raiz de Assiyá na espiritualidade e acima.
Rabi Nachman de Breslev, Colecções dos Moharan, 225
Os segredos da Torá estão vestidos em alegorias e adivinhas na Torá devido ao espalhar da Torá e sua descida do sublime grau até este mundo corpóreo.
Ramak, Conhecei o Deus de Teu Pai, 14
A respeito da entrada, Adam Kadmon, fiquei estarrecido ao ver que uma forma corpórea foi retratada para o conceito de Adam Kadmon da Cabala, que é um conceito metafísico somente, um conceito Divino. Deus nos livre de que nos permitamos a nós mesmos materializar estes conceitos sagrados, até como modo de estudo.
Rav Raiah Kook,Cartas, Vol. 1, 162
Ai dessa pessoa que diz que a Torá se destina a contar histórias literais, e nas palavras incultas de Esau, Lavan, etc., pois se fosse esse o caso, até hoje podíamos tornar palavras de um inculto numa Torá, e até melhores que as dele. Se a Torá se destina a mostrar assuntos mundanos, até os governantes do mundo têm coisas melhores entre eles. Sigamos, sigamos-as e faremos delas também uma Torá. Em vez disso todas as palavras da Torá são sublimes segredos.
O Livro do Zohar com o Comentário Sulam [Escada], BeHaalotechá, Item 58
Tal é a Torá. Ela tem um corpo, que são os Mitzvot da Torá, chamados “corpos da Torá.” Este corpo veste-se em vestidos, que são as histórias deste mundo. Os tolos no mundo só vêem a roupagem, que é o estudo da Torá, e não sabem mais. Eles não observam o que existe por baixo da vestimenta da Torá.
O Livro do Zohar com o Comentário Sulam [Escada], BeHaalotechá, Item 62
Esta história na Torá é a roupagem da Torá. Quem quer que pense que essa roupagem é a verdadeira Torá, e que não há nada dentro dela, será amaldiçoado e ele não terá quota no mundo vindouro. Foi por isso que David disse, “Abre meus olhos, para que eu vislumbre coisas maravilhosas da Tua lei [Torá],” observando o que está por baixo da roupagem da Torá.
O Livro do Zohar com o Comentário Sulam [Escada], BeHaalotechá, Item 60
Ai desses ímpios que dizem que a Torá não é mais que uma história, e consideram somente a roupagem. Felizes são os justos que vêem a Torá apropriadamente. Vinho reside somente no jarro, similarmente, a Torá reside somente nessa roupagem. Assim, devemos considerar o que existe por baixo da roupagem. Logo, todas essas histórias são a roupagem.
O Livro do Zohar com o Comentário Sulam [Escada], BeHaalotechá, Item 64
Há uma rigida condição durante o envolvimento nesta sabedoria – de não materializar as questões com assuntos imaginários e corpóreos. Isto é porque assim eles violam, “Vós não fareis para vós uma imagem gravada, nem qualquer maneira de semelhança.” Nesse evento, um é ao invés prejudicado em vez de receber benefício.
Baal HaSulam, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot,” Item 156