A Conexão do Homem às Sefirot
Eu escutei em 12 de Adar, 17 de Fevereiro, 1943
Antes do pecado de Adam ha Rishon:
- Seu Guf (corpo) era de Bina de Malchut de Malchut de Assiyá;
- E ele tinha NRN de Beria e NRN de Atzilut.
Depois de ter pecado:
Seu Guf caiu no discernimento da pele de serpente, que é a Klipa (casca) de Behina Dalet, chamada “a poeira deste mundo.” Vestido no interior está o Guf interior da Casca Noga, que é metade boa e metade má. E todas as boas acções que ele faz são somente com este Guf de Noga. E ao se envolver em Torá e Mitzvot, ele trás este Guf de volta a ser inteiramente bom, e o Guf da pele de serpente abandona-o. E então lhe são concedidas NRN de Kedusha, de acordo com suas acções.
A Conexão das NRN do Homem às Sefirot:
A essência das NRN do homem é da Behinat Malchut das três Sefirot, Bina e ZON em cada um dos mundos de ABYA. Se lhe são concedidas as NRN de Nefesh, ele recebe das três Behinot Malchut de Bina e ZON de Assiya. Se lhe são concedidas NRN de Ruach, ele recebe das três Behinot Malchut de Bina e ZON de Yetzirá. E se lhes são concedidas NRN de Neshama, ele recebe das três Behinot Malchut de Bina e ZON de Beria. E se lhe são concedidas NRN de Chaya, ele recebe das três Behinot Malchut de Bina e ZON de Atzilut.
E foi isto o que nossos sábios disseram, que o homem só pensa de dentro dos pensamentos de seu coração, que o corpo inteiro é considerado "coração." E embora o homem consista de quatro discernimentos de inanimado, vegetativo, animado, e falante, todos eles estão registados no coração.
Depois do pecado, o Guf de Adam ha Rishon caiu na pele de serpente, que é a Klipa deBehina Dalet, chamada "a poeira deste mundo," assim, quando ele calcula, todos seus pensamentos são de seu coração, ou seja seu Guf da Behina da pele de serpente.
E quando ele prevalece através de seu envolvimento em Torá e Mitzvot — o único remédio — se ele aponta doar contentamento sobre seu Fazedor, a Torá e Mitzvot purificam seu corpo. Isto significa que a pele de serpente abandona-o. Então, o acto anterior da Torá e Mitzvot, chamado "a Casca Noga," considerada o "Guf interior" que era meio bom e meio mau, agora se tornou todo bom. Isto significa que agora ele alcançou equivalência de forma.
E então lhe são concedidas as NRN de Kedushá, de acordo com suas acções. Isto é, no princípio ele alcança NRN de Nefesh do mundo Assiya. Mais tarde, quando ele examina todos os discernimentos que pertencem ao mundo Assiya, lhe são concedidas NRN de Ruach do mundo Yetzirá, até que ele alcance NRN de Chaya de Atzilut.
Assim, uma estrutura diferente é feita dentro do seu coração cada vez: onde anteriormente o Guf interior da Casca Noga, que era meio bom e meio mau, este Guf agora se tornou todo bom, através da purificação que ele recebeu da Torá e Mitzvot.
Correspondentemente, quando ele teve um corpo da pele de serpente, ele teve de pensar e calcular seus pensamentos somente de dentro dos pensamentos no seu coração. Isto significa que todos os seus pensamentos eram somente sobre como preencher os desejos aos quais a Klipa o obriga. Ele não teve conselho para pensar pensamentos e apontar intenções, somente o que se sentou dentro de seu coração, que então estava na forma da pele de serpente, a pior Klipa.
Também, quando ele é recompensado através de seu envolvimento em Torá e Mitzvot, até em Lo Lishma (não em Seu Nome), quando ele pede e exige que o Criador o ajude ao se envolver em Torá e Mitzvotna forma de "o que quer que tua mão alcance fazer por tua mão, isso o faças," e ele aguarda misericórdia do Alto, que o Criador assim o ajude a alcançar Lishma, que a recompensa inteira que ele está a pedir por seu trabalho é que ele seja recompensado com trabalhar em prol de trazer contentamento ao seu Fazedor, como nossos sábios disseram, "a Luz nela a reforma.”
Nesse estado o corpo da pele de serpente é purificado, isto é que o corpo é separado dele, e ele é recompensado com uma estrutura inteiramente diferente — a estrutura de Nefesh de Assiya. Ele também acrescenta mais até que alcance uma estrutura de Nefesh e Ruach de Bina e ZA e Malchut de Atzilut.
Mas até então um não tem opção para pensar outros pensamentos, mas somente de acordo com o que a estrutura de Kedusha dita. Isto significa que ele não tem espaço para pensar pensamentos contra sua própria estrutura, mas ele deve pensar e agir somente com a intenção de trazer contentamento a seu Fazedor, como sua estrutura de Kedusha necessita.
Tudo o mencionado significa que um não consegue corrigir os seus próprios pensamentos, mas deve somente direccionar o coração — tornar seu coração direito ao Criador. Então todos os seus pensamentos e acções naturalmente serão para doar contentamento sobre seu Fazedor. E quando ele corrige seu coração para ter um coração e desejo deKedusha, o coração então será o Kli no qual colocar a Luz Superior. E quando a Luz Superior brilha no coração, o coração se fortalecerá e ele acrescentará e suplementará continuamente.
Agora podemos interpretar as palavras de nossos sábios, "Grande é o estudo que rende acção." Isto significa que através da Luz da Torá, ele é conduzido para a acção, pois a Luz nela a reforma. Isto é chamado "uma acção." Isto significa que a Luz da Torá constrói uma nova estrutura no seu coração.
Assim, o Guf anterior, que veio até ele da pele de serpente, foi separado dele e ele foi recompensado com um Guf sagrado. O Guf interior, chamado "a Casca Noga," que era meio boa, meio má, se tornou toda boa, e agora as NRN estão nela, que ele alcança através de suas acções, à medida que acrescenta e suplementa.
Antes de lhe ser concedida uma nova estrutura, embora ele tente purificar seu coração, o coração é ainda imutável. Nesse estado é considerado que ele está na forma de "que concretizam Sua palavra." Todavia, devemos saber que o princípio do trabalho é especificamente na forma de "que concretizam Sua palavra."
Mas isto não é completude, uma vez que ele não consegue purificar seus pensamentos nesse estado, dado que ele não consegue ser salvo de pensamentos de transgressão, pois seu coração é de um Guf de Klipa, e um pensa somente dos pensamentos no seu coração. Em vez disso, somente a Luz nela a reforma. Nessa altura o Gufde separação abandona-o, e o Guf interior, a Casca Noga, que era meio má, se torna toda boa. Nesse estado, a Torá trás um para a acção através da fabricação de uma nova estrutura. E isto é chamado "uma acção."Shamati 68, Rav Yehuda Leib HaLevi Ashlag