Dr. Anatoly Ulianov: A minha geração foi criada acreditando que que se você não gostar de algo ou não consegue fazer algo, tem de tentar com mais força e eventualmente o conseguirá. Mas o que você está a descrever soa bastante diferente. Então tenho eu de fazer esforços ou devo eu parar e olhar ao meu redor para ver onde estou e o que devo fazer a seguir?
Dr. Michael Laitman: Maioria das nossas acções conduzem a resultados opostos, então não devemos parar de tentar, assim causando mais dano. Primeiro, devemos discernir se estamos ou não em harmonia com a Natureza. Isto é, a que medida a Natureza apoia os nossos planos e acções? Então devemos questionar-nos: "O que nos é pedido?"
Nós desenvolvemo-nos soba influência de impulsos interiores que a Natureza instiga em nós, que simplesmente realizamos. Não seria melhor primeiro descobrir que planos são inerentes no nosso desenvolvimento natural e então nos construirmos a nós mesmos de acordo com eles?
A Natureza pode desenvolver-nos misericordiosa ou duramente, dependendo de como nos posicionamos a nós mesmos. Este posicionamento favorável é a nossa primeira tarefa.
Dr. Ulianov: Em muitos dos jogos que conhecemos, além dos jogadores há um personagem objectivo, um árbitro. Se estamos a falar de jogos integrais e globais, há lá um árbitro, alguém que age mais objectivamente que nós?
Dr. Laitman: Seria agradável que esta fosse uma assembleia de investigadores, cientistas sérios, sociólogos, cientistas políticos e economistas que trabalhassem juntos. Isso é porque constituímos um, único sistema no qual tudo está interligado. Compreendemos que decisões não podem ser tomadas à força. Penso que hoje isso é claro a todos. Noções de estruturas de poder que conseguem decidir, governar e executar com uma só mão, estão a desmoronar. Desta forma, tem de haver um árbitro, um grupo sério de investigação que após observar o que está a acontecer e que consegue verdadeiramente comparar a sociedade com a Natureza, discerne os erros e providencia avaliações, tornando as nossas acções subsequentes mais correctas.
Os pontos supramencionados foram retirados do livro A Psicologia da Sociedade Integral por Dr. Michael Laitman e Dr. Anatoly Ulianov.