Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 57
Todos os grandes Cabalistas unanimemente clamam como garças que enquanto negarmos a Torá de seus segredos e não nos envolvermos nos seus segredos, estamos a destruir o mundo.
O Rav Raiah Kook, Igrot (Cartas), Vol. 2, pág 231
Vejo que a principal razão para a falta de sucesso em tudo sendo feito para fortalecer o Judaísmo e o estatuto de Israel em todo o lado, é a Luz Divina que foi negligenciada, completamente abandonada pelo coração e mente. Cada um agora se está a voltar para corrigir somente a simples ultra-ortodoxia, como se o mundo fosse reanimado num corpo sem uma alma.
Rav Raiah Kook, Cartas 1, 160-161
Muitos tolos escapam a estudar os segredos do Ari e O Livro do Zohar, que são nossas vidas. Me tivesse escutado meu povo no tempo do Messias, em que o mal e heresia aumentam, eles mergulhariam no estudo de O Livro do Zohar e as Tikkunim [correcções] e os escritos do Ari, e eles revogariam todas as duras sentenças e estenderiam abundância e Luz.
Rav Yitzhak Yehuda Yehiel de Komarno,
Notzer Hesed (Mantendo Misericórdia), Capítulo 4, Ensinamento 20
Ai daqueles que fazem o espírito do Messias partir e abandonar o mundo, e não retornar ao mundo. Eles são aqueles que tornam a Torá seca, sem qualquer humidade de compreensão e razão. Eles se confinam a si mesmos à parte prática da Torá, e não desejam tentar compreender a sabedoria da Cabala, de saber e compreender os segredos da Torá e os sabores do Mitzvá. Ai deles, pois com estas acções eles trazem consigo a existência da pobreza, ruína, e roubo, saque, matança e destruições no mundo.
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 70
Esta foi a razão porque Rabi Shimon Bar-Yochai tanto chorou sobre isso, e evocou sobre aqueles que se envolvem na Torá literal que eles estão adormecidos, pois eles não abrem seus olhos para ver o amor que o Criador os ama, como se fossem, Deus nos livre, ingratos para Ele. Além do mais, eles não vêem e não conhecem o caminho de santidade e a Dvekut (adesão) com Ele de todo.
Rav Moshe Chaim Luzzato (Ramchal),
Shaarey Ramchal [Portões do Ramchal], “O Debate,” pág. 97
Enquanto a ortodoxia insistir em dizer, “Não! Somente Gemará e Mishná, nenhumas lendas, nem ética, nem Cabala, e nem investigação," ela se diminui a si mesma. Todos os meios ela usa para se proteger a si mesma, sem tomar a verdadeira poção da vida, a Luz da Torá nos seus interiores, além do tangível e óbvio — o revelado na Torá e Mitzvot — são absolutamente incapazes de conduzir a sua meta em todas as gerações, e especialmente na nossa geração, senão acompanhados pela expansão de muitas raízes espirituais.
O Rav Raiah Kook, Igrot (Cartas), Vol. 2, 232-233
Ai do povo da afronta da Torá. Pois indubitavelmente, quando eles se envolvem somente na literal e suas histórias, ela usa suas vestes de viúva, e coberta com um saco. E todas as nações dirão para Israel: "Porque é vosso Amado mais que outro amado? Porque é vossa lei mais que nossa lei? Afinal, vossa lei, também, são histórias do mundano." Não há maior afronta à Torá que essa.
Assim, ai do povo da afronta da Tora. Eles não se envolvem na sabedoria da Cabala, que honra a Torá, pois eles prolongam o exílio e todas as aflições que estão prestes a vir ao mundo.
Rav Chaim Vital, Os Escritos do Ari, A Árvore da Vida,
Parte Um, “Introdução de Rav Chaim Vital,” 11-12
É bem sabido como é uma imensa obrigação para um estudar a sabedoria da verdade, que é a sabedoria da Cabala e os segredos da Torá, como explicado em livros antigos. ...E questiono-me sobre as pessoas de nossa geração, pois os humildes entre eles se desviam de estudar a sabedoria da verdade.
Rabi Baruch Ben Avraham do Kosovo,
Amud Ha’Avoda [Pilar da Obra], p1
Eles são aqueles que tornam a Torá seca, pois eles não desejam mergulhar na sabedoria da Cabala. Ai deles, pois eles causam a miséria, ruína, saque, matança e destruição do mundo.
O Livro do Zohar,
Tikkuney Zohar [As Correcções do Zohar], Tikkun nº 30
Muitos pensaram que demasiado envolvimento na secreta não é bom, uma vez que a Torá prática seria esquecida de Israel, a proibida, a permitida, a não-kosher, e a kosher. E o que será desta Torá nos tivéssemos envolvido nos segredos da Torá? …Todavia, todos aqueles que a desprezam não são servos do Criador que se pareça.
Rav Moshé Cordovero (Ramak),
Conhecei o Deus de Vosso Pai, 132
Sem conhecer a sabedoria da Cabala, um é como uma besta, levando a cabo o preceito sem propósito, somente aprendendo os preceitos do homem. Isto é semelhante às bestas comedoras de feno, sem o sabor da comida humana. E até se um e uma pessoa de negócios importante, ocupado com muitas negociações, ele não é isento de se envolver nesta sabedoria.
Rabi Tzvi Hirsh Eichenstein de Ziditshov,
Sur Me’ra Ve’aseh Tov [Abandonai o Mal e Fazei o Bem]
Todos aqueles que se refreiam de estudar a Cabala são rejeitados de entre os justos, e perdem seu mundo, e não são recompensados com ver a Luz da da Vida do semblante do Rei.
Rav Yosef Eliezer Rosenfeld, Havvot Yair [Aldeias de Yair], p 210
Mas se, Deus nos livre, é ao contrário e uma pessoa de Israel degrada a virtude da interioridade da Torá e seus segredos, que lidam com a conduta de nossas almas e seus graus, e a percepção e os sabores dos Mitzvot em respeito à vantagem da interioridade da Torá, que lida somente com a parte prática? Também, até se um se envolver ocasionalmente na interioridade da Torá e dedicar um pouco do seu tempo a ela, quando não é de noite nem de dia, como se ela fosse redundante, com isso um desonra e degrada a interioridade do mundo, que são os Filhos de Israel, e aumenta a exterioridade do mundo — ou seja as Nações do Mundo — sobre eles. Eles humilham e desgraçam os Filhos de Israel, e consideram Israel como supérflua, como se o mundo não tivesse necessidade deles, Deus nos livre.
Baal HaSulam, “Introdução a O Livro do Zohar,” Item 69
Esta é a resposta dos tolos pedantes, com sabedoria vã, que falam contra aqueles que se envolvem na sabedoria da Cabala e dizem sobre eles que escutam a voz de palavras, todavia não vêem imagem. Ai deles e a seu infortúnio pois sua tolice e devassidão, pois eles não lucrarão dela; eles só movimentam o povo de Deus de se elevar à Sua Sagrada Montanha.
Rav Shimon Ben Lavi, Ketem Paz [Fino Ouro],
Bem e Mal Estão Contidos no Homem
Se envolver na sabedoria do Mishná e o Talmude Babilónio sem permitir uma porção aos segredos e sabedoria oculta da Torá é semelhante a um corpo se sentando no escuro, desprovido da alma de um homem, a vela do Criador que brilha no interior. Assim, o corpo é seco, não inalando da fonte da vida. Este é o sentido do que ele acima disse, “Pois eles são aqueles que estão a tornar a Torá seca e não desejam se envolver na sabedoria da Cabala.”
Rav Chaim Vital, “Introdução de Rav Chaim Vital
a O Portão das Introduções”
A coroa da Torá é a sabedoria da Cabala, da qual a maioria do mundo se retira, dizendo que vós deveis observar o que é permitido e que não tenhais haveres na oculta. Vós, se sois dignos deste ensinamento, alcançai com vossa mão, a segurai, e não a movei dela. Isto é porque aquele que não provou o sabor desta sabedoria, nunca viu Luzes na sua vida, e ele caminha no escuro. E ai do povo da afronta desta Torá.
Rabi Pinchas Eliahu Ben-Meir, Sefer HaBrit [O Livro da
Aliança], Parte 2, Artigo 12, Capítulo 5
Aliança], Parte 2, Artigo 12, Capítulo 5
Eu vi muitos livros de Cabalistas, a magnitude dos tremendos e amarga punição sobre quem quer que evitasse o estudo da Cabala, juntamente com o aumento da recompensa e prazer no mundo vindouro para quem quer que a estude.
Rabi Baruch Ben Avraham do Kosovo,
Amud Ha’Avoda [Pilar da Obra]
Aquele que não se envolveu na sabedoria da verdade, que não quis aprendê-la quando sua alma quis subir ao Jardim do Éden, é rejeitado de lá com desgraça.
Rabbi Pinchas Eliahu Ben-Meir, Sefer HaBrit