Dr. Anatoly Ulianov: De acordo com a teoria do jogo, o mais importante componente de um jogo são as regras. Devem estas regras ser fixas ou devem elas ser sujeitas à mudança?
Dr. Michael Laitman: Elas mudam constantemente porque nós mergulhamos constantemente mais fundo em nós mesmos e no mundo circundante, constantemente descobrindo-nos a nós mesmos como globalmente conectados em camadas mais profundas. A Natureza é integral e global em todo o seu nível, não há um único átomo no universo que não evoque mudanças no inteiro universo quando quer que mude. Esta globalidade é total. O problema é que nós ainda não sentimos este sistema e desta forma não conseguimos governar a sociedade humana.
Consegues tu imaginar que o estado ideal que a Natureza definiu para nós é um em que qualquer movimento que façamos, físico, integral, no nível dos desejos ou nas nossas mentes, tem de estar em total harmonia com o inteiro universo?! É simplesmente inconcebível o que temos de alcançar, como temos de experimentar a Natureza no fim do nosso desenvolvimento. Mas a Natureza nos trará a isso.
Comparando-nos a nós mesmos a esta natureza global e integral e continuamente avançando para ela contém um elemento de jogo porque há muito que não sabemos. Nós não sabemos o nosso próximo passo. Nós temos de algum modo o antecipar e o realizar. Talvez possamos realizá-lo e de algum modo o implementar na nossa sociedade, possivelmente em partes da sociedade onde estamos a estudar este fenómeno que queiramos introduzi-lo para o nosso meio imediato ou para a sociedade humana geral.
Há muitos elementos de jogo como esse, que dizem respeito mais à investigação que a um jogo. Mas investigação é também uma espécie de jogo. E dado que estamos a estudar a Natureza e a nós mesmos em níveis cada vez mais profundos, dado que a Natureza integral se está a tornar cada vez mais clara, o jogo é constante todo o percurso até total equivalência com a Natureza, um estado que não conseguimos imaginar hoje.
Contudo, podemos supor que isto é o que a Natureza decretou e instigou e é para isto que a Natureza nos está a conduzir. Aparentemente, egoísmo foi deliberadamente criado no homem, para fazer possível para ele jogar, portanto se desenvolver, todo o caminho até ao ponto de entendimento, consciência, adaptação e até participação no governo desta inteira Natureza integral.
Os pontos supramencionados foram retirados do livro A Psicologia da Sociedade Integral por Dr. Michael Laitman e Dr. Anatoly Ulianov.