Quando começarmos a funcionar de acordo com a Natureza, começaremos a ter os pensamentos certos e desejos. Começaremos a compreender-nos uns aos outros melhor e regras completamente diferentes se formarão. Até os nossos sentimentos e pensamentos mudarão de egoístas para integrais. Começaremos a solucionar tarefas diferentemente e veremos camadas completamente diferentes da Natureza, que são mais internas. Veremos de onde a Natureza nos governa.
Hoje percebemos toda a Natureza através das lentes do nosso egoísmo, prestando atenção apenas ao que nos é lucrativo ou nos ameaça. Eu não vejo o resto da Natureza.
Todos os tipos de coisas podem estar a acontecer ao meu redor, mas eu observo a realidade circundante apenas à medida do desenvolvimento do meu ego, o que é bom para ele e o que é mau. Eu projecto toda a informação e todas as influências que me afectam através deste filtro.
Como se tudo o resto não existisse! Eu não reparo em mais nada. Suponhamos que amanhã o meu egoísmo se torna maior (na realidade, ele está sempre a crescer). Nesse caso, eu descobrirei subitamente novos fenómenos e leis na Natureza. Tudo é determinado pelo crescimento do meu egoísmo.
Mas se em acréscimo ao nosso egoísmo crescente, começarmos a criar um sistema integral entre nós, então deixaremos informação completamente diferente da Natureza passar por nós, para esta conexão integral. E esta informação será altruísta em vez de egoísta.
Quando isso acontece, começaremos a compreender a segunda força da Natureza, não a egoísta, que sentimos hoje e que vemos apenas como uma luta de opostos. Por trás desta segunda força, não vemos tremenda bondade, amor e reciprocidade, que é exactamente o que faz com que a nossa vida continue. A vida nunca teria surgido na Natureza sem a existência da força boa que empurra tudo para a união e crescimento. Hoje parecemos observar apenas a força má na Natureza, mas podemos descobrir a boa força bondosa também.
É claro, "boa força" e "força má" são apenas palavras. Tudo é percebido em relação ao observador, mas descobriremos uma miríade de novas coisas. Na justaposição destes dois sistemas, ao perceber a Natureza egoísta ou altruisticamente, realmente compreenderíamos o tipo de mundo em que vivemos. Então começaríamos a compreender o nosso estado antes do nascimento e após a morte.
Há imensas conjecturas aqui, mas em geral tudo isto nos está a ser revelado hoje como um campo possível de investigação.
Os pontos supramencionados foram retirados do livro A Psicologia da Sociedade Integral por Dr. Michael Laitman e Dr. Anatoly Ulianov.