Das palavras da Gemará: "Um discípulo que não tenha visto um bom sinal no seu estudo após cinco anos, também não o verá." Por que não viu ele um bom sinal no seu estudo? Certamente, é apenas devido à ausência da intenção do coração, e não devido a qualquer falta de aptidão, dado que a sabedoria da Torá não exige aptidão. Em vez disso, como está escrito no estudo referido: "Observai, toda a sabedoria e toda a Torá é fácil: qualquer um que Me tema e observe as palavras da Torá, toda a sabedoria e toda a Torá estão no seu coração".
Baal HaSulam, “Introdução a O Estudo das Dez Sefirot,” 23
Se um é feito pouco dotado, como pode ele ser um sábio discípulo? Seu cérebro é demasiado pequeno para compreender as palavras de Torá. O Midrash Raba diz sobre isso (porção, “E Esta É a Bênção), “O Criador disse para Israel, ‘O todo da sabedoria e o todo da Torá são fáceis. Qualquer um que Me tema e pratique as palavras de Torá, toda a sabedoria e toda a Torá estão no seu coração.’”
Ele explicou sobre isso na “Introdução a O Estudo das Dez Sefirot”: “Assim, nenhuma prévia aptidão é necessária aqui. Em vez disso, somente através do temor ao Criador é um recompensado com o todo da sabedoria da Torá. Este é o sentido de , ‘Tudo está nas mãos do Criador excepto o temor ao Criador.’ Isto significa que somente o temor ao Criador exige escolha, e o resto é dado pelo Criador.”
Rabash, Degraus da Escada, “O Pouco Dotado”
Durante a prática da Torá, cada pessoa deve trabalhar sobre ela, e direccionar a sua mente e o seu coração para encontrar "a luz do semblante do rei" nela, ou seja, a realização da Providência aberta, chamada de "luz do semblante". E qualquer pessoa está apta para isso, como está escrito: "aqueles que Me procuram achar-Me-ão", e como está escrito: "Eu trabalhei e não achei, não acreditai". Assim, nada é necessário nesta matéria excepto o próprio trabalho.
Baal HaSulam, “Introdução a O Estudo das Dez Sefirot,” Item 97
O propósito da criação não é necessariamente para um grupo selecto, pelo contrário a finalidade da criação pertence a todas as criações sem excepção. Não diz necessariamente respeito apenas o forte e hábil, as pessoas corajosas o superam, mas sim todas as pessoas. (Analise a Introdução ao Talmud Eser Sefirot, item 21, onde se cita Midrash Raba, Parashá “Esta é a Bênção”: Disse o Criador aos de Israel: “Respeitar, toda a sabedoria a toda a Luz, são coisas fáceis. Aquele que Me teme e pratica acções da Torá, a total sabedoria e Luz estão no seu coração.”)
Rabash, Rabash—os Escritos Sociais, “Amor de Amigos – 2”
Uma vez que os segredos da Torá vêm de uma fonte superior — da grande ocultação da interioridade da alma, uma parte do Criador no Alto — eles podem entrar em todos os corações, até aqueles corações que não alcançaram a medida do conhecimento expandido por adquirir uma ampla e profunda ciência. E quando eles usam esse dom seu — a inclinação para os segredos do Superior, juntamente com a aceitação da sua fraqueza cientifica, que os preenche com humildade, eles trazem uma bênção ao mundo e revelam, com seu desejo puro, uma grande Luz do conhecimento dos sábios.
Rav Raiah Kook, Orot HaTorá [Luzes da Torá] 10, 5