Dr. Anatoly Ulianov: Se nós olharmos para a sociedade global e integral no processo da evolução, então a zona de jogo também atravessa desenvolvimento gradual, da largura de uma sala do mundo inteiro.
Dr. Michael Laitman: Se ao menos conseguíssemos criar esse tipo de sistema de jogo na Internet e oferecê-lo a toda a humanidade! Neste tipo de jogo, a recompensa seriam bons prémios ou honras, coisas que nos atraem a todos, que somos pequenos egoístas. Criemos uma única sociedade humana e chamemos a este jogo “Babilónia.” Mas não Babilónia no sentido negativo da palavra, mas no positivo.
Este será um jogo de cooperação. E ele tem de envolver problemas egoístas que aparecem gradualmente em todos os níveis, emocional, pessoal, familiar, entre pessoas, entre civilizações. Ele deve incluir contendas por comida, matérias-primas, riqueza, conhecimento, fama e poder. E as pessoas a jogar este jogo também terão de encontrar as soluções para estes problemas. Especialistas, incluindo psicólogos, acrescentarão tantos elementos quanto possíveis ao jogo, portanto que eles o modelarão para evocar verdadeiras emoções humanas nas pessoas.
O jogo gradualmente se tornará num teatro onde o jogador começará a desempenhar o papel de uma parte integral da sociedade. Embora virtual por agora, ele já sente as mudanças involuntárias que lhe acontecem e vê os resultados positivos deste jogo no mundo real. Ele verá como ele e o espaço ao seu redor se torna mais amável, seguro e mais confortável. Na realidade, este jogo se tornará um sistema de ensino integral.
Espero que um jogo como esse apareça na Internet. É por isso que ela é chamada “Inter-net”, um sistema universal mundial que conecta todos.
Dr. Ulianov: Eu não gosto de jogos de computador, mas este deixou-me interessado.
Dr. Laitman: É uma oportunidade para nós criarmos uma pessoa, a moldar! E ela irá fazê-lo por si mesma! Ao participar neste jogo, ele começará a ver as oportunidades de se mudar a si mesmo pelo bem de alcançar uma meta especifica enquanto recebendo recompensas "pelo caminho," incluindo aprovação e respeito, ou seja tudo o que o pode ajudar a avançar.
Se um adulto joga este jogo, as crianças verão como ele tem sucesso e como ele o empurra em frente. Ou, vice versa, se os jogadores forem crianças que se tornam bem sucedidas no jogo, os pais ficarão felizes com isso e vão mostrar-lhes a sua aprovação. Nós temos de usar o egoísmo correctamente para avançar em direcção à integração.
Olha para todas as comunidades da Internet! É tudo um jogo! Então porque não fazemos este tipo de jogo? Mas temos de o fazer produtivo e apontá-lo numa direcção em que ele trás benefício. Este tipo de jogo criará um novo tipo de indivíduo que involuntariamente vê precisamente como ele tem de jogar na vida. Afinal, todos sabemos que as nossas acções nos mudam.
Dr. Ulianov: Então não teremos o problema de tirar as crianças do computador. Não precisaremos.
Dr. Laitman: Uma criança tomará parte nisto e este será o seu meio ambiente! Sob a influência deste meio, cada um de nós será capaz de se testar a si mesmo.
E porque a globalidade e integralidade se tornarão gradualmente expressas neste sistema, através dele seremos capazes de perceber os nossos modelos de comportamento subsequentes. Eu posso voltar-me a este jogo como a um perito nos próximos passos que tenho de tomar e como resultado, eu cometerei menos erros.
Pode parecer que estou a criar um jogo, mas na realidade eu estou a criar um modelo de uma sociedade correcta. Se eu me movimentar lá como um chip de jogo, colocando-me a mim mesmo em níveis específicos, acções, qualidades, mudanças e comunicação, então eu consigo ver onde terei sucesso e onde não terei em avançado. Afinal, as leis da sociedade integral, que gradualmente se manifestam neste sistema, irão dar-me a reacção certa, seja negativa ou positiva. É assim que escolherei o melhor movimento possível em direcção à minha meta de equilíbrio com o sistema inteiro, para o meu estado mais confortável.
Dr. Ulianov: E o que está no centro deste sistema equilibrado? Como posso eu dizer que estou a avançar precisamente para o centro?
Dr. Laitman: Isso é fácil: Eu sinto-me melhor lá que em qualquer outro lugar. Por um lado, eu sinto-me absolutamente livre e por outro lado, absolutamente conectado a todos, o que me dá uma liberdade ainda maior.
É surpreendente como ao experimentar situações e influências conflituosas, eu sinto que estou trancado num círculo com todas as outras rodas dentadas, rodando junto com elas, dado que estamos num jogo coerente. Se experimentamos prazer mútuo, expansão mútua, realização, compreensão e diversão. Eu recebo tudo e não oculto nada de ninguém. Eu gosto de estar em harmonia com os outros e doe sobre eles.
É tal como num jogo de bola onde os passos criam o estado de um jogo entre nós, onde nós interagimos uns com os outros da maneira certa. A mesma coisa acontece aqui, mas à medida completa e em todos os níveis, incluindo o animal e humano. Eu começo a experimentar-me a mim mesmo num estado de um maravilhoso jogo global e integral. Fluxos de comunicações fluem por mim como uma bola é passada num jogo. Nós experimentamos o prazer de jogar o jogo precisamente nesta harmonia.
Os pontos supramencionados foram retirados do livro A Psicologia da Sociedade Integral por Dr. Michael Laitman e Dr. Anatoly Ulianov.