Dr. Anatoly Ulianov: Há algumas décadas atrás Johan Huizinga, um historiador cultural e filósofo, publicou um livro intitulado, Homo Ludens (Homem o Jogador), que se veio a tornar uma espécie de livro de culto. Após a sua publicação, pessoas começaram a falar sobre o papel de jogos no desenvolvimento do homem e a vida no geral. Então o que é um "jogo"?
Dr. Michael Laitman: A influência alongada dos jogos no desenvolvimento humano é conhecida desde os tempos da antiguidade. Nós gostamos de jogar. E falando praticamente, passamos maioria das nossas vidas a jogar. Até o meu exame de pré-dissertação incluía uma pergunta sobre jogos.
Os jogos estão em todo o lado, incluindo na matemática e na Natureza. Jogos têm um papel muito importante no desenvolvimento dos animais e até das plantas. O elemento de jogar está presente em qualquer transformação, em qualquer movimentação em diante de um estado para o próximo.
Observamos os elementos de um jogo até no nível do desenvolvimento celular, o desenvolvimento do organismo e dentro dos organismos vivos.
Nenhum crescimento ou desenvolvimento é possível sem a presença de várias possibilidades. tem de haver sempre uma escolha específica que é jogada e tomada e esta escolha é sempre feita através de jogos. Isto pode ser explicado usando a teoria da probabilidade, teoria matemática e outras. Portanto, nós vemos que a Natureza está a jogar.
Dr. Ulianov: Independentemente, há uma noção de que os jogos estão relacionados apenas à infância e quando uma pessoa cresce é desadequado que ela jogue porque ela tem de ser mais séria.
Dr. Laitman: Infelizmente, há tal noção. Mas é claro, esta é uma percepção tediosa do mundo. Quando uma pessoa deixa de jogar, ela deixa de se desenvolver.
Os pontos supramencionados foram retirados do livro A Psicologia da Sociedade Integral por Dr. Michael Laitman e Dr. Anatoly Ulianov.